Por que Ibovespa tem mais pontos que Dow Jones

Por que Ibovespa tem mais pontos que Dow Jones?

Basicamente porque a composição desses índices é diferente, a moeda em que eles são formados é diferente, a metodologia de cálculo é outra e até a classe de entidades que escolhem as ações que fazem parte de cada um deles é distinta.

Mas vamos por parte para entender a diferença entre o Dow Jones e o Ibovespa.

Ibovespa (Índice Bovespa): por que tem mais pontos

O Ibovespa (Índice Bovespa), é uma carteira teórica formada por ações de companhias que representam cerca de 80% da movimentação em negócios da B3. A metodologia de seu cálculo está no site da bolsa de valores brasileira, que é a entidade que periodicamente atualiza o Ibovespa.

Trata-se de uma carteira teórica. Algumas empresas têm mais peso, outras menos. Se comprássemos ações na mesma proporção sugerida pela composição do Ibovespa teríamos, em reais, o mesmo número de pontos. Cada ponto equivaleria a R$ 1.

Hoje são 67 ações de diferentes companhias representadas: a que tem mais peso, no momento, é a Vale. Em segundo lugar vem os papéis do Itaú.

E de 4 em 4 meses esse número muda e as proporções também mudam, de acordo com a metodologia de cálculo e composição. Ações que passam a ter menos negócios saem e ações que passam a ter mais negócios entram para o Índice Bovespa (Ibovespa).

Dow Jones: por que tem menos pontos

O Dow Jones é também uma carteira teórica.

Mas é formada sempre por 30 ações das maiores empresas dos Estados Unidos, de um universo de 2400 empresas listadas. Esse número não varia nunca.

Para você ter uma ideia, a bolsa brasileira mal tem 400 empresas listadas na bolsa de valores.

Além disso, os pontos do Dow Jones equivalem a dólares.

E, finalmente, quem determina as ações que compõem o índice não é a bolsa de valores dos Estados Unidos, mas o jornal financeiro The Wall Street Journal, o mesmo fundado pelo criador do índice Dow Jones: Charles Dow, que também é “pai” da análise técnica, pela criação da Teoria de Dow.

Por que o Ibovespa tem mais pontos que o Dow Jones (Resumo)

  1. Mais empresas fazem parte da composição (entre 60 e 70, normalmente) de um universo de 400: o Dow Jones Industrial Average, é composto por ações de 30 companhias de um universo de 2400 listadas na Bolsa de Nova York
  2. Os pontos do Dow Jones equivalem a dólares a partir da cotação das 30 ações das empresas que o compõem e os pontos do Ibovespa equivalem a reais das hoje 67 empresas que o compõem
  3. As metodologias são diferentes: o Ibovespa é controlado pela B3 e o Dow Jones pelo Wall Street Journal

Atualmente, o Ibovespa está em 83 mil pontos e o Dow Jones em 12 mil.

Avaliação média: 4.55
Total de Votos: 29

Por que Ibovespa tem mais pontos que Dow Jones

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *