Como funciona o Ibovespa, índice da Bolsa de Valores de São Paulo

O leitor Thiago Hashimoto pergunta como funciona o sistema de pontos do Ibovespa, o índice da Bolsa de Valores de São Paulo.

Mas não vou responder diretamente. Vou primeiro explicar o que é o Ibovespa.

Na área de perguntas freqüentes da Bovespa, temos que:

O Ibovespa (…) é formado a partir de uma aplicação imaginária, em Reais, em uma quantidade teórica de ações (carteira). Sua finalidade básica é servir como indicador médio do comportamento do mercado. Para tanto, as ações que fazem parte do índice representam mais de 80% do número de negócios e do volume financeiro negociados no mercado à vista. Como as ações que fazem parte dessa carteira têm grande representatividade, podemos dizer que se a maioria delas estiver subindo, o mercado, medido pelo Índice Bovespa, está em alta, e se estiver caindo, está em baixa.

Então, vale a pena repetir, as ações que fazem parte do Ibovespa representam mais de 80% do volume de negócios. Por isso é que em algumas fontes eu descobri que ele é formado por 54 ações, em outras por 56 e, ainda, por 58. O número de ações que forma o índice varia ao longo do tempo. Ele é reavaliado de quatro em quatro meses.

Uma ação deixar de ser componente do Ibovespa, no entanto, não quer dizer que a empresa emissora é feia boba e cara de mamão. É uma questão meramente estística. Não é pessoal.

Esta reavaliação é feita com base nos últimos 12 meses , quando são verificadas alterações na participação de cada ação, além de outros fatores como liquidez.

Mas o que são os pontos? O que significa dizer que o Ibovespa chegará a 50 mil ou 60 mil pontos?

O Ibovespa é uma carteira teórica. É como se um investidor tivesse adquirido um número arbitrário de ações das empresas que formam o índice. Os pontos equivalem ao valor da cotação de cada uma delas, multiplicado pela quantidade de ações.

Então, meu caro Thiago, é mais simples do que parece: se o Ibovespa está em 53 mil pontos significa que, se você possuísse a mesma carteira hipotética que o forma, teria exatamente R$ 53 mil em ações.

Se quiser entender ainda melhor você podese aprofundar na metodologia completa do Ibovespa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

  1. Olá Alessandro,

    Marco que me falou de você e indicou seu blog. É que criei um blog como se fosse um feed dos principais blogs do mercado financeiro.

    Cada blog que for atualizado eu posto o título e trechos do artigo com o link no final para o blog principal.

    Visite o blog http://centromfinanceiro.blogspot.com

    Gostaria de saber se tem interesse em trocar links? Assim cada vez que seu blog for atualizado, terá uma chamada no meu blog com o link para o blog original.

    Saudações, Lucas

  2. Desculpe, acabei enviando o e-mail errado no post anterior.

    Se quiser, podemos conversar por e-mail sobre Mercado de Ações, bolsa de valores, análise técnica e fazer uma boa comunidade no blogsfera como sugeriu o Marco.

    Saudações

  3. Comprar Tesouro Direto

    Se for brasileiro (o que parece ser) é bem simples, basta ter uma conta em algum banco que possa operar no Tesouro Direto e você poderá comprar pelo próprio site do Tesouro e o dinheiro será debitado da sua conta no banco. Precisará talvez fazer uma remessa de dinheiro para o brasil para fazer isso.

    Se você for extrangeiro, ou naturalizado no japão, ae o procedimento é outro. Pois considera-se capital extrangeiro, mas o governo tem algumas facilidades para entrada de dinheiro. Entào talvez você seja beneficiado por essas medidas que eu nào sei a fundo.

    Abraços!

  4. Eu acho extremamente positivo, Lucas. E considero justo que você rentabilize sua idéia com os anúncios AdSense, como está fazendo. Nesse caso, considere seriamente a possibilidade de um domínio próprio a fim de dar ainda mais credibilidade à sua iniciativa. Sugiro que se informe em: QueroTerUmBlog.com!. Vou instalar aqui o plugin “incoming links”. Assim, sempre que entrar um link lá, entra um link aqui via technorati, automaticamente. Abraços!

  5. Então Lucas… dei uma olhada no link “continua” e não achei tão interessante o endereço com http:// usercash.com /go.

    Enquanto o mantiver prefiro que não me inclua em seu novo blog.

    Mas obrigado pelo convite de qualquer forma.

    Abraços!

  6. Olá Alessandro. Antes de tudo, parabéns pelo blog. É com grande prazer e espírito de cooperação e amizade que venho indicando seu blog para diversos de meus leitores. Agradeço pela atenção e por recebê-los com tanto apreço. Conte sempre comigo e com o Dinheirama. Nos falamos mais por e-mail. Forte abraço.

    Conrado Navarro
    http://www.dinheirama.com/blog

  7. Valeu, Navarro! Já mandei-lhe o o meu artigo e as perguntas. Espero que tenha recebido…

    Abraços!

  8. Boa tarde
    Gostaria de saber o que significa companhisas listadas e volume financeiro negociado .

  9. Oi, Josciene… volume negociado o nome já diz: é o volume em dinheiro negociado na bolsa em determinado período, quanto dinheiro correu durante esse tempo. Empresas listadas, aí depende… listadas em que? Abraços do Ale.

  10. Boa tarde………

    quero entender porque e como que a bolsa sobe e desce…..
    ações caem e aumentam…….
    se puder auxiliar fico grato…..

    abraço

  11. Bem basicamente, Guilherme:

    – Se os vendedores estão mais numerosos e mais fortes, os preços caem.

    – Se os compradores são mais numerosos e mais fortes, os preços sobem.

    Abraços do Alessandro.

  12. alguem tem algum material que fale sobre o funcionamento da bolsa de valores, sua historia, mercado de açoes, como funciona…
    abrigado

  13. Fábio,
    já tentou no próprio site da Bovespa? É completíssimo.

    Abraços!

  14. Corrija-me se necessário por favor.
    O nº de pontos de uma bolsa indica seu volume negociado, isto significa que quanto mais pontos mais próspero está este mercado?

    Pois estou comparando alguns índices e observo que o GENERAL (arg) flutua em torno de 117 mil pontos, este é um indcativo que a economia Argentina está evoluindo melhor que a brasileira? ou apenas que existem mais papéis a serem negociados?

  15. Cesar,

    os pontos da bolsa são relativos. Índices como Ibovespa e o General são arbitrários e variam de bolsa para bolsa. Portanto, não é por aí.

    Abraços do Alessandro.

  16. Gostei muito da explicação, principalmente para quem não conhece de bolsa de valores, mas tem interesse nesse tipo de negócio… se possivel indique mais matérias deste tipo… valeu.

  17. Henrique… sugiro que dê uma olhada em todo o blog. Ele está repleto de dicas desse tipo.

    Abraços do Alessandro.

  18. OLÁ COM ESSA CRISE NA ECONOMIA EU ME INTEREssei em saber como funciona a bolsa GOSTARIA DE SABER AONDE ENCONTRO RESPOSTA PARA MINHAS PERGUNTAS…

    O QUE SÃO AÇÕES?
    COMO POSSO INVESTIR E QUEM PODE INVESTIR ?

  19. Olá Alessandro,
    Gostaria de parabenizá-lo por suas publicações, são realmente de grande valia e que ajudam e muito aos leitores sobre os variados assuntos sobre os quais você posta.
    Agradeço pela dica sobre a criação do blog.

    Abraço!
    Sucesso sempre !

  20. Srs, Qual a utilidade prática dos “pontos”? Para que servem? Além de mostrar que a ações estão sendo valorizadas, para que mais ele serve?
    obrigado.
    Flavio

  21. Boa tarde, gostaria de saber o que significam os pontos da bolsa de valores dos EUA, a Dow Jones?

    Fico grato pela atenção.

  22. olá bom dia!

    os dividendos de uma companhia influenciam muito
    na tomada de decisão de compra e venda de ações?

  23. sou iniciante e gostaria que pudesse me indicar um site onde poço saber mais o conceito deste mercado!