Bolsa de Valores

TESTE: que título do Tesouro Direto é pra você?

Postado por Alessandro Martins em - Outros investimentos

Em uma época de queda na bolsa de valores, como a que estamos vivendo, talvez você prefira investir em algo com um perfil de maior segurança.

Uma boa escolha é o Tesouro Direto. Ele tem diversas opções de títulos para investir, mas é fácil escolher: o próprio site do governo onde os títulos são vendidos tem um teste pra você:

Claro que mesmo para fazer esse teste você precisa saber em mais detalhes o que são os títulos do Tesouro Direto.

Eles são a forma que o governo encontrou de financiar a dívida pública e outros investimentos. Ao comprar um título, o governo usa esse dinheiro para alguma coisa com o compromisso de devolvê-lo depois acrescido de uma quantia pós ou pré-determinada depois de um certo tempo.

Atualmente são o que de mais seguro há em termos de investimento. Pode ter certeza de que – se eles afundarem – todo o resto já se foi há muito tempo. Digamos que, quando o governo decide não pagar o que deve, a coisa ficou séria mesmo.

Veja algumas das vantagens dos títulos públicos:

  • Taxas de administração baixas;
  • possibilidade de diversificar investimentos, com rentabilidades pós-fixadas (pela taxa básica da economia), prefixadas e indexadas a índices de preços;
  • possibilidade de rentabilidade real significativa
  • gerenciamento dos investimentos com comodidade, segurança e tranqüilidade;
  • investimento com objetivos definidos
  • liquidez é garantida pelo Tesouro Nacional;
  • baixíssimo risco pelo mercado financeiro.

A compra de títulos é bem simples, no próprio site do Tesouro Nacional. Eles ficam vinculados tão somente ao seu CFP. Mas para isso, você tem que estar cadastrado por um agente de custódia, seja sua corretora ou seja o seu banco: você precisa conversar com seu gerente ou com seu corretor antes de tudo sobre suas intenções e a seu cadastramento para investir será providenciado.

Outra coisa importante: seu agente de custódia cobrará uma taxa de administração anual. Até 0,5% ao ano é considerado bom. Mais que isso, talvez seja uma boa idéia procurar um outro agente.

  • Veja o ranking de agentes de custódia por taxa de administração (em PDF): alguns não cobram nada de acordo com a tabela mas lembre-se de que não existe almoço grátis

O mínimo para começar no Tesouro Direto também é baixo. Com R$ 300 – menos em alguns casos – já é possível começar.

Artigos Relacionados

Gostou? Comente, compartilhe e participe.