Bolsa de Valores

Títulos da Dívida Pública

Postado por Alessandro Martins em - Outros investimentos

Os Títulos da Dívida Pública ou Títulos Públicos são uma opção interessante quando se fala em investimentos de renda fixa ou investimentos com um maior nível de segurança, em contraposição às incertezas e a necessidade constante de gerenciamento de risco que há na bolsa de valores.

Mas o que são os Títulos da Dívida Pública?

Os títulos públicos são emitidos pelo governo para captar recursos para seus projetos. Ao comprar um título público você está fazendo um empréstimo ao país. O título público representa o compromisso de que o governo pagará o valor emprestado em uma determinada data acrescido de um valor atrelado a algum índice (inflação, juros e taxa Selic, etc).

Atualmente, é possível comprar títulos públicos diretamente através do site Tesouro Direto. Para fazer isso é preciso ter uma conta corrente em um banco e estar cadastrado.

Tipos de Títulos da Dívida Pública

Os títulos podem ser divididos principalmente em pós-fixados (bons para quem quer, por exemplo, ficar acima da inflação ou acima da taxa de juros) e pré-fixados (bons para quem quer saber exatamente quanto vai lucrar ao final do investimento).

Os principais tipos de Títulos da Dívida Pública:

  • LFT (Letras Financeiras do Tesouro): pós-fixados que são remunerados pela taxa Selic. Possui alta liquidez
  • LTN (Letras do Tesouro Nacional): pré-fixados, ou seja, tem um valor fixo pelo qual serão resgatados na data do vencimento. Costumam render mais que as LFT, mas não necessariamente
  • NTN-F (Notas do Tesouro Nacional, Série F): pré-fixados como as LTN, porém com pagamentos de juros semestrais (cupons)
  • NTN-B (Notas do Tesouro Nacional, Série B): títulos atrelados à inflação, corrigidos pelo IPCA e acrescidos de uma remuneração pré-fixada. É uma opção para quem quer proteção contra a inflação
  • NTN-B Principal: não tem pagamentos semestrais de juros (cupons) e paga toda a remuneração acumulada no vencimento. Ideal para objetivos de longo prazo

Gostaria de saber como investir em commodities? Como investir em ouro

Artigos Relacionados

Gostou? Comente, compartilhe e participe.