Bolsa de Valores

Small caps

Postado por Alessandro Martins em - Dicas da bolsa de valores Tudo sobre Bolsa de Valores

As ações conhecidas como small caps são aquelas de empresas pequenas. Relativamente pequenas, porque muitas das empresas a que estão ligadas valem entre R$ 300 milhões e R$ 2 bilhões.

O que o iniciante na bolsa de valores precisa saber sobre as small caps é que elas costumam ter baixa liquidez, baixo número de negócios realizados por dia. Assim, se acontecer uma queda ou uma alta ou qualquer evento que motive você a vender essas ações talvez não seja fácil encontrar um comprador.

Porém, para os desavisados e para aqueles que não fizeram um curso de bolsa de valores antes de investir, o baixo preço dessas ações pode parecer por demais atraente. Acontece que não importa o preço da ação: importa quanto você investe nelas e o risco que elas oferecem. E, se você não é familiarizado com essa seara, elas oferecem muitos riscos. Inclusive de serem manipuladas mais facilmente através de volumes relativamente grandes de compra e venda, para cima e para baixo.

Ações de primeira, segunda e terceira linha

As small caps costumam ser ações de segunda ou terceira linha. Isso não quer dizer que as empresas dessas ações sejam de qualidade inferior, mas apenas que o volume de negociações desses papeis não é tão grande como as ações de primeira linha, as blue chips como a Vale e a Petrobras e outros ativos que provavelmente pertencem à composição do Ibovespa.

As ações de terceira linha, no entanto, são caracterizadas inclusive pela descontinuidade, isto é: dias em que não são sequer negociadas. É muito difícil usar a Análise Técnica com uma ação assim, por exemplo, porque seus gráficos não são consistentes e não dão suficiente segurança para qualquer análise.

A dica para o iniciante é, a não ser que você saiba muito bem o que está fazendo, evite por enquanto esse tipo de ação. Lembre-se: por mais que uma ação esteja barata, nada impede que ela fique ainda mais barata. Nada.

Artigos Relacionados

Gostou? Comente, compartilhe e participe.