Invista em livros que ensinam a ganhar dinheiro na Bolsa de Valores
Powered by MaxBlogPress  

RSS Feed for This PostAprenda sobre investimentos

Série Primeiros Passos 2: principais erros do investidor amador em ações

A Série Primeiros Passos foi escrita com exclusividade por Leandro Martins, autor do livro Aprenda a Investir – Saiba Onde e Como Aplicar seu Dinheiro (compre o livro) e responsável pelo site Seu Consultor Financeiro. Na série, Leandro Martins aborda diversos assuntos sobre os quais eu já falei no Iniciante na Bolsa, mas considero importante que um profissional de maior experiência aborde os temas, reforçando e dando ainda mais autoridade ao conteúdo ensinado, sem falar que uma abordagem diferente pode dar um novo ângulo a velhos assuntos.

Leia também

Principais erros do investidor amador em ações

Quem inicia a operar no mercado de ações costuma a cometer certos erros constantemente verificados. Explicado principalmente pela psicologia, esses erros necessitam ser identificados e controlados, para que, após evitá-los, se consiga resultados positivos e constantes.

Os principais erros são:

  1. falta de humildade – o operador lê dois livros de análise gráfica e acha que já sabe tudo;
  2. excesso de otimismo e falta de disciplina – considera que, com toda a certeza, a operação será lucrativa e não utiliza o stop;
  3. sem metodologia - mudanças constantes na forma de operar e dos indicadores utilizados;
  4. informações em excesso e o viés de confirmação – o investidor procura ter conhecimento de todos os dados disponíveis, onde os mesmos geram muita confusão. Há também o viés de apenas reconhecer as informações que estariam de acordo com seu entendimento
  5. compra na alta e venda na baixa – atraído pela euforia do mercado a compra é efetuada, e apenas após consecutivas quedas, e contagiado pelo pânico, a venda com grande prejuízo é realizada.

O investidor que queira obter lucros significativos e constantes e apenas pequenos prejuízos esporádicos, necessita de certo período de aprendizado, definir sua metodologia, operar de acordo com apenas o que vê no gráfico, e aplicar a máxima da análise técnica que é, maximizar o lucro e minimizar o prejuízo, localizando sempre, de acordo com a análise gráfica, os melhores pontos de entrada e saída.

Quer investir?

  • Os livros mais vendidos sobre finanças pessoais
  • URL para trackback

    1. 4 Comentário(s)

    2. Por Francisco on 13.1.2009 | Reply

      concordo em absoluto com essa tua análise!

    3. Por Alessandro Martins on 17.1.2009 | Reply

      Valeu, Francisco. Abraços!

    4. Por Leonardo on 6.9.2009 | Reply

      este site esta sendo muito util para meu aprendizado no mercado de açoes, nota 10 parabens!

    5. Por Daniela on 8.12.2009 | Reply

      Muito bacana os comentários ! Vou começar a investir na bolsa (ainda estou estudando pra isso) e estas informações são extremamente importantes. Abços.

    1. 5 Trackback(s)

    2. 12.1.2009: O que é preciso para começar a aplicar em ações | Um investidor iniciante na bolsa de valores
    3. 16.1.2009: Série Primeiros Passos 3: análise fundamentalista ou análise gráfica para investir em ações? | insiderNews
    4. 23.1.2009: Série Primeiros Passos 5: preço médio… certo ou errado? | insiderNews
    5. 2.2.2009: Análise fundamentalista ou análise gráfica para investir em ações? | Um investidor iniciante na bolsa de valores
    6. 2.2.2009: Investir em ações é realmente para o longo prazo? | Um investidor iniciante na bolsa de valores

    Deixe um comentário