Bolsa de Valores

Série Bolsa de Valores com Análise Fundamentalista 3: RPL e P/L

Postado por Alessandro Martins em - Análise fundamentalista da bolsa de valores Tudo sobre Bolsa de Valores

A série Análise Fundamentalista – Indicadores foi escrita com exclusividade para o blog Iniciante na Bolsa por Felipe Augusto Russo, autor do livro de análise fundamentalista Avaliando Empresas, Investindo em Ações. Na série de quatro artigos, Felipe explora o conceito e a interpretação de alguns importantes indicadores fundamentalistas utilizados na avaliação de ações.

Leia mais

RPL e P/L

No terceiro artigo da série, falaremos sobre os indicadores RPL (Rentabilidade sobre Patrimônio) e P/L (Preço/Lucro), essenciais para a decisão de entrada nas ações.

RPL – Rentabilidade sobre Patrimônio

O RPL representa a taxa de retorno do acionista. Ele mede a performance da empresa para gerar lucro a partir de seu próprio capital.

Sua fórmula de cálculo é: Lucro Líquido / Patrimônio Líquido

Por representar a capacidade da empresa em gerar lucro a partir de seu patrimônio, quanto maior for esse indicador, melhor. Ao fazer a comparação com o ano anterior, um acréscimo indica um aumento de performance da empresa, significando que um maior lucro foi obtido com o mesmo capital.

A tabela abaixo mostra o RPL para algumas empresas negociadas na BOVESPA:

rpl

P/L – Preço / Lucro

O P/L indica ao acionista o tempo de retorno de seu investimento, ou seja, quantos anos levará para receber em lucros o que pagou pela ação.

Sua fórmula de cálculo é: Cotação da Ação / Lucro por Ação

O Lucro por Ação (LPA) deve ser obtido dividindo o Lucro Líquido pela Quantidade de Ações. Essas duas informações são encontradas facilmente nos balanços divulgados, nos sites e nos relatórios fundamentalistas fornecidos pelas corretoras.

A tabela abaixo mostra o P/L para as mesmas empresas avaliadas na tabela 1:

pel

No exemplo acima, o investidor que comprar a ação do Banco do Brasil levará 4,91 anos para receber em lucros o que pagou pela ação.

O P/L é um bom indicador de “preço” da ação. Menor P/L significa menor preço. Nos momentos de crise, esses indicadores caem substancialmente e monitorá-los permite ao investidor comparar os preços de empresas do mesmo segmento.

É importante lembrar que esse indicador utiliza informações de lucro do último exercício para ser calculado. Assim, é fundamental compará-lo com os anos anteriores a fim de verificar se o lucro do último exercício foi anormal, bem como verificar qual a expectativa de lucro para o próximo exercício, pois isso definirá a manutenção ou alteração do P/L da ação.

Aprenda mais sobre a bolsa de valores

Artigos Relacionados

Gostou? Comente, compartilhe e participe.