Invista em livros que ensinam a ganhar dinheiro na Bolsa de Valores
Powered by MaxBlogPress  

RSS Feed for This PostAprenda sobre investimentos

Qual a diferença entre investidor e especulador

O leitor Rafael Debastiani pergunta qual a diferença entre o investidor e o especulador, preocupado com o fato de haver certa demonização do segundo personagem.

Pesquisei rapidamente o assunto e percebi que existem diversas abordagens.

Se formos bem simplistas, o investidor vê a bolsa a longo prazo. O especulador a curto.

Mas isso ainda é muito simples.

No livro O Investidor Inteligente, de Benjamin Graham, temos que:

Uma operação de investimento é aquela que, após a análise de suas premissas, promete a segurança do principal e um retorno adequado. As operações que não atenderem a estes requisitos são especulativas. (Resumo do livro)

Nessa definição curta temos mais alguns elementos para moldar e construir mais algumas noções.

A palavra segurança, por exemplo.

O investidor, então, garantiria a segurança do seu patrimônio, sem no entanto deixar de ter um retorno. O especulador abriria mão de parte dessa segurança – assumindo mais riscos – se houver a possibilidade de um retorno acima do adequado.

Portanto, a equação “se eu perder, perderei quanto?” versus o “se eu ganhar, ganharei quanto?” está sempre no quadro negro do especulador.

Para o investidor seria mais como “quanto poderei ganhar sem arriscar meu capital?”. Por isso você poderá ver o investidor sempre acumulando papéis de empresas com grande representatividade no índice Bovespa sem se importar excessivamente com as oscilações do mercado.

Não que o investidor não possa ter seu lado especulador. Mas ele usará a sua pequena porcentagem de operações mais arriscadas para remunerar a sua carteira de Blue Chips.

E pode ter certeza de que muitos especuladores também têm seus portos seguros.

Veja esta definição, comparando os dois personagens com navegadores:

De uma maneira simplificada pode-se dizer que o investidor tem um espírito empreendedor, ele quer ter uma rentabilidade estável para o seu dinheiro empregado, reagindo com desconfiança às aventuras financeiras. Assemelha-se a um capitão de navio que se compraz em levar as mercadorias de um porto ao outro, sabendo antecipadamente quais serão os seu proventos. Já o especulador (do latim speculare, vigiar, ficar atento) assemelha-se a um pirata, a um flibusteiro, sempre pronto a alterar a rota para poder ir saquear e pilhar uma cidade qualquer à beira-mar que ele percebe estar desprotegida. (Fonte)

E, você sabe – se assistiu Piratas do Caribe -, nem todo pirata é um mau sujeito. Pelo menos na ficção. Por isso, não creio que haja tantos motivos para demonizar o especulador quanto há para a marinha inglesa. No fundo, são todos igualmente maus e igualmente bons.

Então, embora a fronteira entre as duas figuras muitas vezes seja tênue, já é possível perceber quem é definitivamente um ou definitivamente outro.

No entanto, recomendo que o iniciante – sobretudo o iniciante – assuma uma postura de investidor, pelo menos em seus primeiros anos no mercado.

Ao entrar em águas desconhecidas, molhe os pés antes de molhar o pescoço.

Ninguém nasce Jack Sparrow.

Quer investir?

  • Os livros mais vendidos sobre finanças pessoais
  • URL para trackback

    1. 14 Comentário(s)

    2. Por Gean Oliveira on 11.1.2008 | Reply

      Acho que no final eh a mesma coisa. Eu concordo com o que diz no livro dos Axiomas de Zurique. Ao menos nesse ponto, todos querem ganhar, uns chamam de investidor, outros de especulador, mas ambos querem o mesmo: ganhar (e as vezes perder, pq faz parte do jogo) ou nao?

      Obrigado e eh meu primeiro comentario, apesar de ja ler seu espaco ha algum tempo.

    3. Por Alessandro Martins on 12.1.2008 | Reply

      Certamente que perder faz parte, Gean. Se alguns não perdessem, outros não ganhariam. Pode ter certeza de que cada centavo que você ganhar é porque alguém o perdeu. Abraços!

    4. Por devulsky on 29.1.2008 | Reply

      Bolsa não é soma zero. Se um ganha, outro não tem que necessariamente perder.
      Exemplo: Um compra a 10 e vende a 11, outro compra a 11 e vende a 12…

    5. Por Alessandro Martins on 29.1.2008 | Reply

      Nesse caso, devemos também concordar que as relações de compra e venda não são tão simples assim… e se o que vendeu estivesse operando com ações alugadas? Além disso, essa corrente é bem mais longa. Em algum momento, alguém paga a conta.

      Abraços!

    6. Por devulsky on 29.1.2008 | Reply

      Não disse que são simples. Só mostrei um caso que deixa claro que não é soma zero.

    7. Por Alessandro Martins on 29.1.2008 | Reply

      Entendi :-) . Nem eu disse que a soma é zero. Abraços fortes, Devulsky!

    8. Por devulsky on 29.1.2008 | Reply

      Você disse:
      “Pode ter certeza de que cada centavo que você ganhar é porque alguém o perdeu”.

      Isso significaria que o mercado é soma zero, mas esqueça isso, gosto muito do seu site, senão nem estaria aqui. :)

    9. Por devulsky on 29.1.2008 | Reply

      Entra lá no http://www.insidernews.com.br

    10. Por Alessandro Martins on 29.1.2008 | Reply

      Obrigado, Devulsky… Abraços!

    11. Por Alessandro Martins on 29.1.2008 | Reply

      Vou entrar sim e vou dar uma boa olhada por lá…

    12. Por MARCIO on 3.9.2008 | Reply

      PESSOAL EU MORO NA BELGICA E ESTOU ESTUDANDO PRA ENTENTER MELHOR O ASSUNTO DE INVESTIR NA BOLSA POIS PARECE SER UM BOM INVESTIMENTO EU GOSTARIA QUE ALGUEM ME DESSE UMAS DICAS PARA MIM DAR OS PRIMEIROS PASSOS OBRIGADO !!!

    13. Por Alessandro Martins on 6.9.2008 | Reply

      Marcio,

      dê uma olhada neste artigo:

      http://iniciantenabolsa.com/2007/10/02/como-comecar-a-investir-na-bolsa-de-valores/

      Abraços do Alessandro.

    14. Por Ademar Duque on 7.1.2009 | Reply

      Especulador e investidor devem conviver um ao lado do outro. É assim, sempre foi e sempre será! Desde que a Companhia Holandesa das Índias Orientais negociou as primeiras ações,ou,do tempo da rua Quincampoix, bem como do financista escocês John Law.Sempre preferi a prudência de um Bernard Baruch, Warren Buffet, que são investidores de verdade.Investidores assim sabem que seus papéis irão se valorizar sempre, pois estão sempre antenados.Já os aventureiros sempre existiram! Movimentam,aqueçem e destroem o mercado. Exemplos de gananciosos não faltam. No Mundo todo!
      Uma árvore não cresce até o céu. Lembro-me da história do engraxate que disse a Rockfeller que estava comprando ações na bolsa, isso dias antes da sexta -feira negra de 1929,aí o Barão saiu e vendeu suas posições, escapando por pouco do famoso crash.

    15. Por Alessandro Martins on 10.1.2009 | Reply

      Ademar,

      obrigado por seu comentário. Essa lenda do Rockfeller é famosa e bastante recorrente. Principalmente nos períodos pré-crise.

      Abraços do Alessandro.

    Deixe um comentário