Qual a diferença entre ações ordinárias e preferenciais

Vamos acabar de uma vez com essa velha dúvida. Eu mesmo quando comprei meus primeiros papéis VALE5 e PETR4 não sabia exatamente o que eles eram.

Bem simples:

  • ações ordinárias concedem o poder de voto nas assembléias da companhia. são sempre nominativas. Nelas, o nome da empresa é seguido da notação ON.
  • ações preferenciais oferecem preferência na distribuição de resultados ou no reembolso do capital em caso de liquidação da companhia. O nome da empresa é seguido na notação PN.

Minhas ações da Vale são Vale do Rio Doce PNA N1. As da Petrobras são Petrobras PN. Portanto, ambas são preferenciais.

Infelizmente isso também significa que não tenho direito a comparecer às reuniões para dar os meus pitacos nem terei a chave do banheiro dos executivos.

Como você pôde ver no exemplo da Vale, as ações também podem ser diferenciadas por classes: A, B, C ou alguma outra letra que apareça após o ON ou o PN.

Published by

Alessandro Martins

Alessandro Martins é editor e fundador do blog Um Investidor Iniciante na Bolsa de Valores. Ele também edita o blog Livros e Afins.

143 thoughts on “Qual a diferença entre ações ordinárias e preferenciais”

  1. ola. Parabens, otimo seu site!
    mas queria saber algo: e as letras que v~em apos a sigla de preferenciais/ordinarias como no caso do teu exemplo da Vale PNA ?PN= Preferenciais, ok. Mas e o PNA seria preferenciais e… ?

  2. Oi, Adriana!

    A resposta para sua questão está no próprio post:

    “Como você pôde ver no exemplo da Vale, as ações também podem ser diferenciadas por classes: A, B, C ou alguma outra letra que apareça após o ON ou o PN.”

    Depois do ON ou PN aparecem essas letras arbitrárias para designar ações com características específicas que variam de caso para caso… depende de cada uma delas…

  3. Essas caracteristicas, designadas por estas letras que aparececem apos a tipologia (!) da ação, e algo que e relevante?
    tipo, queria saber o que e, se todas tem, ou se so algumas… enfim.

    hj e um dia triste…. pela 2 vez a Vale despenca. Que triste! rs….

  4. Só algumas Adriana e, como eu disse, varia de caso para caso. Aí entra em um terreno que eu não conheço. Talvez porque, pelo menos por enquanto, não fez diferença para mim… pode ter certeza de que, se em certo momento fizer, acabarei aprendendo da melhor ou da pior maneira ;-)

    Beijos do Ale.

  5. Obrigada, entendi. cada coisa a seu tempo e de acordo com a solicitacao do contexto.
    Alias, estou tornando – com o pouco tempo que ainda me sobra – pessoalmente orbigatoria a leitura de seu site : Artigos precioso para quem como eu comeca a se voltar para o Universo do mercado de ações , em linguagem atraente e acessível.
    parabens. Leio e recomendo a amigos que estejam nessa mesma faixa vibratória.
    Abc!

  6. Boa noite estou fazendo um trabalho sobre açoes ordinarias e preferenciais gostaria se possivel de maiores esclarecimentos sobre o que sao, pra que serve e pra que é feita essa votação nesse tipo de ação.

    GRATO

    Wanderson Monteiro

  7. Oi, Wanderson… o artigo que você acabou de comentar é exatamente sobre isso. A única dúvida a que ele não responde é sobre os votos, que servem para tomar as decisões relativas à empresa. Espero ter ajudado. Para se aprofundar mais sugiro que pesquise no site da Bovespa. Abraços do Alessandro.

  8. SDS,
    Gostaria de saber como investir em ações, quanto tempo demora pra render algo, e apos isso como faço as vendas ???
    Lembrando que nunca investi em ações apenas em CDB.

    Grato

    Rodrigo

  9. Rodrigo,

    sugiro que leia este artigo para se informar melhor:

    – Como começar a investir na Bolsa de Valores.

    Espero que ajude.

    Abraços do Alessandro.

  10. Caro amigo, gostaria de sua ajuda.
    Uma pessoa que tem um valor X em um Fundo de Investimento de Acoes da Vale, por exemplo, qual indicador serve para mensurar a rentabilidade sobre o investimento? ALgo relacionado com açoes ON ou PN?

    Grato

  11. Vítor, em geral um fundo de ações é composto por mais de um ativo. A corretora ou o banco que gerencia o seu fundo deve fornecer a rentabilidade do fundo periodicamente para os participantes. Mas se você souber quais as ações que compõem o fundo podem acompanhar pelo site da Bovespa o desempenho delas e ter uma idéia. Abraços do Alessandro.

  12. OLÁ COMPANHEIRO, GOSTARIA DE SABER QUAL A DIFERENÇA ENTRE INVESTIMENTO EM AÇÕES E EM FUNDOS DE AÇÕES. E QUAL É O MELHOR INVESTIMENTO DOS DOIS?

  13. Investindo diretamente em ações, David, você as negocia por intermédio de uma corretora e você mesmo administra esse patrimônio, vendendo, comprando ou mantendo. Em um fundo de ações, você adquire uma cota de um mix de diversas ações, administrado por uma empresa – seja um banco ou uma corretora. Qual é mais vantajoso, depende tão somente de seu perfil de investidor. Para saber isso, você deve estudar ainda mais cada uma dessas duas opções. Abraços do Alessandro.

  14. Bom Dia Alessandro.

    tenho uma enorme dúvida, possuo 6954 ações ORDINÁRIAS NOMINATIVAS do Banco do Brasil E 6769 ações PREFERENCIAIS NOMINATIVAS, quanto que vale isso, o banco nao quer me fornecer o valor exato, todo dia eles falam um preço.

    quanto vale, as ON são mais caras que as PN

  15. Possuo algumas ações de uma grande empresa nacional que possui empresa em 13 países. Recentemente, esta empresa tomou empréstimo para uma enorme expansão que aumenta em 50% sua produção e já sabemos que uma nova expansão já fora aprovada. Minhas ações são ordinárias. A empresa montou uma estrutura para recomprar estas ações, dividindo o pagamento em vários meses. Resolvi não vender as que possuo. Acredito numa valorização expressiva nos próximos meses e gostaria de continuar recebendo dividendos. Comentem minha atitude.

  16. Eu acho que qualquer decisão baseada em fatos é boa, Joaquim. Não tenho como avaliar se ela será acertada, mas sei que – com convicção – mesmo quando se erra, é melhor do que quando se erra por dúvida.

    Pelo que está falando, a empresa está com bons fundamentos e tem tudo para ir para frente e parece ser uma boa aposta a longo prazo ainda que o mercado passe a se retrair no ano que vem.

    Abraços!

  17. Oi, Marcelo,

    o valor varia porque o preço das ações realmente varia ao longo do tempo. Não é algo fixo. Aliás, muda a cada minuto.

    Para saber o valor das ações em determinado instante você pode ir até o site da Bovespa e digitar o código da ação (quatro letras e um número) no campo específico (já na página inicial).

    Abraços do Alessandro.

  18. Alexandre, obrigado pela análise. Tenho outra dúvida. Como acompanhar o desempenho formal de uma empresa SA que não negocia na bolsa de valores, ou seja, possue capital fechado? Que dados dos relatórios financeiros são relevantes? Onde buscar estes dados?
    Obrigado.

  19. Desculpe, Joaquim, mas não tenho a menor noção de como avaliar com autoridade o desempenho de uma empresa da maneira que você quer… Abraços fortes do Alessandro e Feliz Ano Novo!

  20. oi Alexandre, boa tarde!

    Estou iniciando no mercado de ações agora, gostaria de saber como faço para calcular a rentabilidade de uma ação, entre um período e outro.

  21. Oi, Janaina.

    É muito simples. Digamos que você tenha comprado uma ação a 100 reais. Dali a um mês ela vale 120.

    Ela aumentou 20 reais. Então é simples. É só fazer uma regra de três. 100 reais é 100 por cento. Você quer saber quanto 20 reais representa nisso?

    A fórmula é: multiplique a diferença entre o valor inicial e o final por 100 e divida pelo valor inicial. Nesse caso, o resultado é 20%.

    É matemática básica.

    Esse é o rendimento bruto. Daí, se for o caso, você terá que descontar a corretagem, os emolumentos e, talvez, o Imposto de Renda.

    Abraços do Alessandro.

  22. Primeiramente gostaria de dizer que são pessoas como você que me faz sentir mais orgulho de ser brasileiro….parabéns..
    As dúvidas são:
    O valor difere muito de uma ação ordinária pra uma ação preferencial?
    No casa da Petro e Vale, para um iniciante, qual melhor tipo de ação?
    O BB dispõe de fundos de investimentos, isso seria as mesmas ações citadas acima?

    Desde já agradeço!!

  23. Depende da empresa… mas em geral uma segue o movimento da outra. Divergências entre as duas costumam indicar movimentos falsos de uma ou de outra. Na petro e na vale, é mais comum que se invista nas preferenciais. Investir em fundos é diferente de investir em ações. Nos fundos, você compra uma “cota” que inclui investimentos em diversos papéis ao mesmo tempo…

    Abraços!

  24. Possuo 89 ações do BB . São de espécie Preferenciais e de forma Nominativas . Como saber se tenho algum direito a receber participação nos lucros, etc.
    desde já agradeço
    Ricardo

  25. Em geral a sua corretora pode informar isso a você, Ricardo. Não sei quando foi o pagamento dos dividendos do Banco do Brasil…

  26. Alessandro.,
    Legal seus esclarecimentos juntos aos iniciantes –onde me incluo. Bom.. acabo de retirar da vale e da petro todos meus investimentos em decorrencia da alta desvalorização. No atual panorama qual seria a melhor opção?
    Abçs.

  27. Gostaria de saber a mesma opinião. Eu nunca havia investido em ações e no inicio de dezembro resolvi investir uma quantia alta. Estou com os nervos à flor da pele e já estive diante do caixa eletrônico do Banco do Brasil umas duas vezes pensando em resgatar o meu dinheiro, mas não resgatei, acontece que a cada dia que passa está havendo uma queda maior. Qual é a opinião de vocês ? Resgato o meu dinheiro assumo as perdas e espero o vendaval terminar para voltar a aplicar em ações?

  28. Marcus,

    pra mim é fácil falar, pois fiquei líquido pouco antes de começar a cair, mas se eu fosse você venderia agora para minimizar as perdas e compraria quando voltasse a subir… pois deve continuar caindo durante algum tempo, Marcus. Mas você é quem sabe. Jamais tome decisões baseado na opinião dos outros, ok?

    Por outro lado, dependendo da ação, é uma questão de tempo (às vezes um ano ou pouco mais) para retornar aos patamares iniciais e até superá-los…

    Abraços!

  29. O investimento que fiz foi em fundos de ações do banco do Brasil, ações da vale. Quantos tempos pela experiência que vocês tem as ações voltarão ao patamar de valor da semana que começou a despencar?

  30. Sinceramente, Marcus? Não sei. Pode até não voltar, quem sabe?

    Mas o fato é que muitas corretoras apostam em vale em R$ 62 ou mais até o fim do ano. E em Petro em R$ 100. Mas tudo isso são probabilidades. Sempre existirá a possibilidade de que não ocorra.

    Abraços!

  31. Boa noite!

    Marcus,

    Você sabe dizer como os titulares de ações preferenciais da Vale e da Petro recebem dividendos dos lucros? Qual o período que as empresas estabelecem?

    Abraço.

    Adilson

  32. Adilson,

    sobre a Vale você encontra a resposta aqui.

    E, sobre a Petro, não encontrei nada mais detalhado para este ano que neste link.

    Espero que ajude a te dar uma luz e a encontrar a informação de que realmente precisa.

    Abraços do Alessandro.

  33. Olá amigos,
    Consigo diferenciar ações ordinárias de preferencias.

    Minha pergunta é: Há diferença nos dividendos pagos aos acionistas (ordinários e preferenciais), ou ambos recebem os mesmos valores.

    Obrigado.

  34. Sidney,

    espero que este artigo ajude elucidar essa dúvida:

    Dividendos das ações preferenciais

    As preferenciais têm preferência no pagamento dos dividendos, daí o nome. As séries A, B e outras que possa haver também designam diferenças nesse e em outros campos. Isso varia de empresa para empresa.

    Espero que isso satisfaça sua curiosidade para o momento.

    Se for insuficiente, por favor, pergunte novamente.

    Abraços do Alessandro.

  35. Boa tarde Alessandro!

    Em primeiro lugar parabèns pelo blog, tenho aprendido bastante com sua ajuda.Estou com uma dúvida!Em setembro saiu uma reportagem na revista guia exame sobre investimentos pessoais, com recomendações das 20 melhores ações para se investir, entre elas, (BrMalls,Bematech,Cemig,Embraer, Etc)e no meu trabalho me pediram para verificar a rentabilidade dessas empresas nos últimos 15 dias.
    Como não entendo muito, pois comecei a estudar o assunto recentemente ,não sei por onde começar, em que fonte verifico essas informações? e com base em que eu acho essa rentabilidade?
    Se você puder me ajudar, agradecerei muito.
    Obrigada
    Janaina

  36. Janaina,

    uma possibilidade é olhar nos gráficos da http://br.advfn.com

    Plote o gráfico diário de cada uma delas, veja como foi o fechamento há 10 pregões (cada semana costuma ter 5 pregões) e como foi na quinta-feira.

    Aí é só fazer o comparativo.

    Abraços do Ale.

  37. A resposta é não, José. Pode existir um valor mínimo para investir através de determinada corretora. Mas segundo o próprio site da Bovespa, não existe um valor mínimo para se investir na bolsa.

  38. Boa tarde, tenho uma quantia de R$ 8.000,00, estou na dúvida onde aplicar, se vale ou petrobrás, se ON ou PN. Por favor me dê uma dica, se possível.

    Grata, Dulce!

  39. Oi, Dulce,

    meu conselho é não investir em nada que você não conheça direito.

    Acho melhor você se informar bem e conversar com o especialista de sua corretora.

    No entanto, se quiser saber minha opinião, no LONGO PRAZO você dificilmente sairá perdendo.

    O pessoal costuma negociar mais as preferenciais (PN): petr4.

    Não preciso, porém, nem dizer que a minha omissão de opinião não me responsabiliza por nenhuma tomada de decisões sua, não é?

    Abraços fortes e boa sorte em seus investimentos.

  40. Adriano, é só posso investir na bolsa através de uma corretora, ou pessoalmente posso fazer isso?

    abraço

  41. Deixa ver se eu entendi:
    Se eu tenho R$1.000.000,00 em açoes PN e outra pessoa tem R$10.000,00 em açoes ON, essa pessoa manda mais na empresa do que eu?

    abraço

  42. Cavalcante, você sempre vai precisar de uma corretora para executar as suas ordens. Abraços!

  43. Em tese sim, Weder. Mas não se preocupe. Se você tem R$ 1 milhão, você tem todo meu apoio. Abraços!

  44. Possuo 834 ações preferenciais da EMBRAER, que equivale o valor de Cr$ 2.828,00 (em 30/11/1977). Será que ainda valem alguma coisa? se vale, como posso resgatar ou negociar estas ações?

  45. Oi, José… na cotação de sexta-feira, cada uma das ações ordinárias, EMBR3, valia R$ 17,15. As suas são preferenciais, cujo código segundo pesquisei seria EMBR4. Mas não encontrei nada sobre elas. Talvez tenha acontecido alguma coisa nesse meio tempo. É melhor procurar uma corretora… abraços!

  46. bom boa noite, investi em ações da petrobras e da vale, pelo banco bradesco gostaria de saber como posso saber de que tipo é se on ou pn. Pois quando vejo no site do banco aparece apenas como fia petrobras e fia vale.
    muito obrigado desde já

  47. Odair,

    Ações com código PETR4 e VALE5 são as prefenciais. Mas você não comprou as ações diretamente. Você comprou cotas de um Fundo de Investimento em Ações da Petrobras (http://tiny.cc/OZhwC – clique para ver a composição dele) e da Vale (não achei o pdf desse fundo). O seu fundo é composto de um mix de ordinárias e/ou preferenciais além de outros investimentos. Seu gerente poderia ter informado você sobre isso antes de adquirir o produto. Porém, para os próximos meses, creio que você fez um investimento razoável.

    Abraços.

  48. obrigado pela orientação, mas só ficou uma dúvida a respeito onde eu aconpanho os rendimentos, se o meu é do tipo fia
    acompanho num site os resultados mas só aparecem em on ou pn no caso petro e vale.
    seria como se somase on+pn e dividi-se por dois
    ja que é do tipo composto de um mix de ordinárias e/ou preferenciais além de outros investimentos.muito obrigado pelos esclarecimentos.

  49. Olá,

    Gostaria de saber a diferença prática (com prática, eu digo diferença de rentabilidade) entre as ações preferenciais e nominativas.

    Pela definição dada acima, me fez entender que, se na preferencial há a participação na distribuição de resultados, seria rentável compra ressas ações em empresas rentáveis, como bancos, e petrolíferas (aproveitando o alto preço do petróleo)..

    Não pude entender a aplicação prática das nominativas – além do direito a voto, qual seria a real vantagem monetária ao compra-lás?

    Estaria eu equivocado acerca do meu entender sobre as ações preferenciais?

    Grato.

  50. Odair, você deve acompanhar seus rendimentos em um relatório que, suponho, seu banco emite periodicamente. O seu gerente deve orientá-lo.

    Abraços!

  51. Victor,

    a rentabilidade é similar. As duas costumam acompanhar-se em termos de oscilação, podendo uma servir de confirmação de movimentos da outra… se uma ultrapassou uma resistência e a outra não, desconfie. As preferenciais costumam ter mais liquidez e serem negociadas mais facilmente.

    Abraços!

  52. Olá Alessandro.
    Tenho desejo de aplicar um capital de R$ 5.000,00 que está sem perspectiva de gastos a curto prazo em poupança.Penso em investir na PETR4. Mas uma dúvida: Será que os valores atuais(valor mínimo R$ 48,16 em 19/05/08) não estão inflacionados por perspectivas de novo campo petrolífero? Será que ainda há espaço para altas consideráveis?
    Receio de investir e a bolha estourar…
    E ainda, a oferta pública da Suzano é uma boa?
    Parabéns pelo site

  53. Queria saber em termo de valores, qual a melhor de aplicar se as Ordinárias ou Preferenciais. Qual que terei mais lucro????

  54. Depende da ação, depende do contexto econômico, depende de um monte de coisas. Ou seja, essa pergunta é difícil de responder. Mas recomendo que negocie com ações preferenciais pois são mais líquidas. Abraços.

  55. Larry,

    nada sei sobre a oferta pública da Suzano. Vou pesquisar.

    Sobre a PETR4, a longo prazo sempre será uma boa opção, ainda que haja percalços no caminho nos próximos anos… mas creio que, se esperar um pouquinho poderá comprá-la alguns reais mais barata…

    Abraço!

  56. Eu tenho acoes da Suzano petroquimica. Sou obrigada a vende-las neste leilao previsto para o dia 20.06?

  57. Gostaria de saber qual é a melhor opção de compra de ação ordinaria ou preferencial no caso de uma companhia ser vendida.
    Em qual das duas recebo maior participação?
    Outra duvida: Porque em alguns casos as açoes da mesma empresa variam de maneira diferente quando uma é pn e a outra on?
    Abraços

  58. Carla,

    acho que escolher entre preferencial e ordinária não é um critério. Em geral, prefira as preferenciais, por serem mais líquidas, mas isso nao é uma regra. Sempre baseie a escolha de sua compra em critérios técnicos. As preferenciais por outro lado – você deve ter lido isso no artigo – tem preferência no pagamento de juros sobre capital, dividendos e quetais…

    Quanto à variação, dê uma olhada nos gráficos de uma ação pn e on e me diga se a variação é tão diferente quanto você está me dizendo ;-)

    Abraços!

  59. Gostaria sABER CUSTO DE COMPRA ACÇOES ATRAVÉS
    DE BANCOS: ir E DIRETAMENTE NA BOLSA COM CADSTRO NA CORRETORA

  60. Eraldo,

    eu sugiro que você abra uma conta em uma corretora para negociar ações.

    Abraços.

  61. Olá parabens pelo seu site estou aprendendo muito com ele.Gostaria de saber qual seria a tendencia das açoes da petrobras com esse aumento do petroleo no mundo, isso é bom para os que investe na petrobras ou não? Obrigado e aguardo sua resposta.

  62. Maykon,

    via de regra, o petróleo sobe a PETR4 sobe também. Mas isso não é rígido. Existem outros fatores a serem considerados e a que não temos acesso em tempo real. Lembre-se de que o gráfico desconta e conta com tudo.

    Abraços!

  63. Como os demais ,gostaria de lhes parbenizar pelo site. Além de interessante, uma linguagem simplificada sem muito “economês”. Estou cansada de ler e ouvir muitos discursos e livros que no essencial,vc nada encontra. parabe´ns,Elisa

  64. Ola. Parabens pelo site.
    O que você acha dessa nova oferta publica de ações da VALE? (tanto ordinarias como preferencial), vale a pena compra-las?
    Obrigada
    Andréa

  65. Andrea,

    alguns dirão que comprar ações da Vale sempre é bom, ainda mais nos patamares de preço que ela está. Sobretudo, pensando no longo prazo.

    Eu diria: se você ainda não tem experiência na bolsa e não viu seus R$ 10000 virarem R$ 8000 em um mês para saber como reage a isso, espere.

    Abraços!

  66. Está havendo oferta pública de ações da Vale. Preciso saber se é melhor adquirir ações PN ou ON, ou meio a meio?? Cada vez que leio algum artigo fico na dúvida para o caso da Vale. Por favor preciso dessa resposta até 15.07.08. Obrigada

    Maria gisélia

  67. Oi, Maria,

    não costumo operar com as ordinárias, aliás, nunca operei… meu negócio é VALE5.

    Independentemente disso, veja se, segundo as suas análises, o preço está bom e se, depois de comprá-las, você acredita que elas irão se valorizar…

    Abraços!

  68. Olá!
    Gostaria de uma “opinião”
    sou totalmente leiga no assunto e fiz um invest. na petro PN ,.. esse mês a queda foi absurda e estou preocupada. Sei que a instabilidade é normal mas pelo que estive lendo, só nesse mês ela caiu 50% do que caiu durante o ano inteiro. Existe alguma previsão de recuperar??
    Obrigada

  69. Alessandro, muito bom o fórum. Sempre tive vontade de conhecer melhor sobre ações e Bolsa e investir corretamente. Peguei todos os links indicados aqui no site e vou dar uma estudada para começar a investir. Tem alguma outra dica?
    Algum livro recomendado para iniciar?
    Obrigado,
    abraços

  70. Thiago,

    procure material didático gratuito na internet. Você encontra bastante coisa no site da Leandro & Stormer, na ADVFN, na Bovespa, no site do Márcio Noronha, etc. Só com isso você já terá um começo bom o suficiente para, depois, decidir os caminhos a seguir, os livros e cursos em que investir.

    Abraços do Alessandro.

  71. Leticia,

    deve recuperar em prazos mais longos e até superar os patamares anteriores. Mas acredito que demore um pouco. Se não precisar desse dinheiro agora, sugiro que esqueça dele por um tempo.

    Abraços!

  72. Tenho muitas acoes preferenciais nominativas de 1993 do Banco do Brasil,do meu pai que faleceu ha 8 anos.Gostaria de saber o valor dessas acoes,obrigada mara

  73. Mara,

    a melhor coisa que você faz é procurar uma corretora. Eles têm mais competência para informá-la melhor…

    Abraços do Alessandro.

  74. Se possuo uma carteira com 10000 ações da Petrobrás, que irão permanecer por um longo período no meu portfólio, como posso estruturar uma operação onde maximizo o retorno desta carteira?

  75. André,

    você tem que aprender a fazer um negócio chamado venda coberta de opções ou financiamento. Procure por esses termos na internet. Há farto material sobre isso.

    Abraços do Alessandro.

  76. Fernanda,

    boa pergunta. Vou pesquisar. Em tese, uma bastaria. Mas acredito que o número de ações que você tem diz o peso do seu voto. Assim, uma ação em um universo de bilhões de ações não diz muita coisa… por isso a gente vê em filmes aqueles empresários tentando ter 51% do controle acionário…

    Abraços.

  77. Ola Alessandro, primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo site. Investi uma quantia em dinheiro em Fundos de Investimento do Banco do Brasil em acoes da Vale e Petrobras.Infelizmente tenho visto meu dinheiro desaparecer por conta desta crise, é claro que nao pensei numa resposta imediata e sim a longo prazo. Voce acredita que esse “longo de prazo de rentabilidade pode ser de quanto tempo? DOis, tres anos??
    Outra coisa: Quando comprei fundos de investimento, consulto meu extrato mas nao fala se sao ON ou PN como saber isso.
    O que é mais garantia, investir diretamente em acoes ou em Fundos tambem é uma boa pedida?

    Obrigada e ufa…quantas perguntas!!

  78. Tati,

    em geral, fundos apresentam um mix de ativos. Pode ser que haja ações ON e PN. Fundos em geral também tem imposto de renda retido na fonte na hora em que você liquida. Só tem que declarar depois, mas aposto que o banco ou corretora faz relatórios pra vc. Diretamente em ações ou fundos? Não sei. Depende do que vc quer.

    Abraços do Alessandro.

  79. grande alessandro,

    me perdoa se vc já tocou no assunto, mas n achei.

    tenho umas ONs do BANERJ. este, como se sabe, nao mais existe. como se procede nesse caso? se tinha 5 ONs do BANERJ, agora tenho 5 ONs do ITAÚ? Perdi as ações qd não participei das assemblédias?
    Enfim… tô perdido.
    Qualquer luz será de grande utilidade.
    Grande abraço

  80. Diogo,

    confesso que não tenho uma resposta para sua pergunta, que é bem específica. Sugiro que procure uma corretora e tenho certeza de que eles saberão lhe responder.

    Desculpe a demora na resposta, pois eu estava em férias.

    Abraços do Alessandro.

  81. boa noite alessandro.tenho açoes da fia vale do rio doce pn5 pelo bradesco.gostaria de saber se tenho direito a dividendos,,tenho 360 cotas desde mes 10/2007 e nunca recebi dividendos..muito obrigado e parabens pelo site esse e dezzzzzzzzzz

  82. Parabéns pelo site e pelas explicações elucidativas.
    Gostaria de saber, por gentileza, quanto valem em dinheiro 1 ON e 2 PN, referente as ações de telefone fixo antigo da anterior Telesp e afins, no que diz respeito ao Banco do Brasil e quanto ao Itaú 1.962 de ações ordinárias escriturais e 1.960 de ações preferenciais escriturais.

    Obrigada e Aguardo retorno, excelente dia !

    GEÓRGIA

  83. Geórgia,

    sinceramente, não sei. É melhor você procurar uma corretora.

    Abraços do Alessandro.

  84. Cida,

    provavelmente você tenha recebido dividendos ou juros sobre capital. A não ser que você esteja investindo em um fundo. Nesse caso não sei qual é a política do Bradesco sobre o que fazer com dividendos e afins…

    Abraços do Alessandro.

  85. OLá, gostaria de saber como eu sei a minha quantia de ações e quanto vale?
    E também tenho ações PN, é bom ou ruim? até hoje não tive respostas….
    Obrigado

  86. Fábio,

    para saber, pergunte ao seu corretor. E o fato de serem preferenciais vai permitir que você tenha preferência no pagamento de dividentos e juros sobre capital.

    Abraços.

  87. Geórgia,

    Conheço pessoas que compram esse tipo de ações!
    Se possível entrar em contato.

    Abraços,

  88. ola, gostaria de saber se vc conheçe algum catalogo q explica cada tipo de ação e sua denominação naum apenas ordinaria ou prefencial .. mais cada detalhe das letras e numeros .. um possivel site q explique essas diferenças !! grato abraço

  89. Caro Alessandro,
    Como calcular quanto o acionista vai receber de juros sobre o capital próprio. A empresa apresenta um índice de 1,59…. Eu multiplico este valor pelo número de ações?
    Obrigada!

  90. Olá!

    Estou na mesma situação do Marcelo Rahim, também possuo ações ORDINÁRIAS NOMINATIVAS do Banco do Brasil E PREFERENCIAIS NOMINATIVAS, quanto que e o banco nao me fornece o valor exato,

    como devo proceder?

  91. Bom Dia ,

    amigo, gostaria de saber, quanto aparece uns numeros no final de cada papel de ações, ex: toyb1 , vale5 , petr3, milk11. o que significa isso. Grato

  92. Boa tarde Alessandro,

    tenho acompanhado a variação do valor de ações de algumas empresas e para isso tenho que acessar um site diversas vezes por dia para criar um histórico de valores e tomar por base na tomada de decisões. Você sabe de algum site ou local onde eu poderia encontrar planilhados valores anteriores de ações. sem que eu necessite fazer todos os dias?

    Att,

    Nelio

  93. Tenho ações da telebras
    PREFERENCIAS E ORDINARIAS NOMINATIVAS QUAL O VALOR DE CADA AÇÃO HOJE?

    GRATO

  94. Curso 4ºsemestre de ciencias contábeis na discplina de Direito Comercial, o assunto sobre ações foi bastente esclarecedor e de grande importancia não so para quem estudo mais tambem para quem deseja invetir em mercedo de ações.
    obrigada

  95. Tenho 675 acoes preferenciais e 676 acoes ordinarias da telebras NOMINATIVA emitida em abril de 1984 e da embraer tenho 16 acoes preferenciais sendo 7 emitida em dez de 1973 e 9 emitida em 1976.

    GOSTARIA DE SABER O VALOR DE VENDA DESTES DOCUMENTOS.

  96. tenho 8100 acoes ordinarias nominativas banco do brasil age 12.11.91 da data de 13 de novembro de 1991 gostaria de saber quanto vale estas acoes.

  97. Estou interessado em investir no mercado de ações, devo procurar um gerente de banco? Bancos tem programas de investimento em ação? se Sim, qual voces recomendariam?

  98. tenho acoes preferenciais ao portador da petrobras do ano de 1990.gostaria de saber se elas ainda possuem valor,como devo usa-las e etc.

  99. Prezado Alessandro
    Tenho 5.627 acoes preferenciais e 5.627 acoes ordinarias da telebras NOMINATIVA emitida em 15 maio de 1982.

    Por gentileza poderia informar o valor de Venda deste documentos ?

    att.

    josé Venancio

  100. Boa tarde ALESSANDRO

    GOSTARIA DE SABER QUANTO DEVE SER O VALOR E QUANTIDADE ATUALIZADA DE UMA MIL AÇÕES ON DO BB DE MIL NOVECENTOS E OITENTA E CINCO ATÉ DEZEMBRO DE DOIS MIL E NOVE? obrigado

  101. Gostaria muito que voce escrevesse neste site as respostas das perguntas sobre as ações ordinarias nominativas do BANCO DO BRASIL.ja que o BB se recusa a dar qualquer informação sobre essas ações.POR FAVOR

  102. Olá Alessando, parabéns pelo site. Amigo me diga uma coisa, o que vc acha das projeções para a vale neste ano de 2010? Muito obrigado.

  103. Alessandro, Fiz uma pergunta no dia 31/07/2009 e até hoje não recebi nenhuma resposta. É porque não existe o site ou você não teve tempo para responder? Obrigado.

  104. Alessandro,

    Muito obrigado! O site que você sugeriu é excelente!!
    Parabens pelo seu trabalho! Seu comprometimento, paciência e competência são as causas do sucesso do seu site. Parabensssss!!!!

    Abraços e muito obrigado novamente!

    Nélio

  105. Olá,

    Percebi que há muita gente na mesma situação que eu, que possui ações do BB, sendo que o banco não dá resposta.

    Preciso trocar uma idéia com vocês, para ver que rumo tomar…, favor entrarem em contato comigo: ricardospitzer@gmail.com

    obrigado,

  106. Olá!

    Percebi, que tem muita gente na mesma situação que eu. Possuem ações do BB, sendo que o banco não dá resposta.

    Gostaria de trocar uma idéia com vocês, para ver que rumo tomar… Como o site não permite deixar e-mail, podem me localizar no orkut: ricardo spitzer de porto alegre,

    obrigado,

  107. Oi Alessandro. Comprei 5.000 (cinco mil) ações do BANCO DO BRASIL em abril/1984. Quando procurei o Banco para saber o que tinha ganho de capital recebí a informação que eu só tenho 35, isso, trinta e cinco ações. Como é possível? Se fizermos a paridade de valores, eu saí perdendo. Investi Cr$ 300.000,00 e hoje tenho R$ 1.000,00.

  108. Alessandro, adquiri 1.000 ações do Bco Itau em 1976. Vendi há um mes creditado em conta 41,3 mil venda+dividendos. Tenho papés que comprovam que comprei 5.000 ações do BANCO DO BRASIL em 1984 por CR$ 300.000,00. Fui ao Bco e recebé a informação que só tenho 35 açoes que valem por volta de R$ 1.000,00. Isso é legal ou estou (amos) sendo ludibriados por esses tais “Desdobramentos”?

  109. Boa Noite!

    Semple estou recebendo extrato infomaçoes de AÇÕES ACIONARIA:
    Acões posuidas = EO -Ordinaria Escritural=27 e EP-Preferencial Escritural=2.

    isso ta no nome de meu pai ja falecido,
    Alesandro vc pode me dizer se isto tem valor e o q/ é?
    Obrigado.

  110. Gostaria de tirar uma dúvida…tenho recebidõ papéis de ações de uma conta bancária falando de umas ações do meu falecido pai e desde 1988 essas ações estão paradas. o que é preciso fazer pra saber do que se trata? e como fico sabendo valor e outras coisas. O banco pediu uma papelada e ja esta no advogado, mas ta demorando, existe outra forma de saber?

  111. Estou indignada de como o BB trata seus acionistas,desrespeitando-os e principalmente desrespeitando a Lei 6.404/76.Por que será?

  112. Alessandro,

    Meu irmão comprou algumas ações do Banco Real a anos atrás. Qual seria o código para que eu possa consultar o valor atual de cada ação?

    Abraço!

    Neliomar

  113. Ola… Estava procurando na internet sobre ações e vi que aqui ha entendimentos do assunto… Tenho umas ações do Banco do Brasil, em doação, desde 1984, é TITULO MULTIPLO DE AÇÃO ORDINARIA NOMINATIVA. Gostaria de saber se hje, ainda vale alguma coisa?
    Aguardo sua resposta!

  114. Oi o meu sogro faleceu e encontramos umas ações da valéria terceira s.a. participações industriais que foram adquirida por ele em 1961 como faço para saber se estas ações ainda valem e quando valem,o que é esta tal valéria terceira s.a. voçê pode me ajudar???

  115. encontrei um documento de ações da telebras nas coisas do meu pai que faleceu ha 2 anos, gostaria de saber se valem alguma coisa. são 836 açoes adquiridas no ano de 1993

  116. Boa tarde.
    Gostaria de algumas informações.
    Meu pai adquiriu algumas açoes do BB acho que em 1985. Gostaria de consultar quanto estão valendo ou como resgata-las (vender).
    Enquanto que meu sogro tambem adquiriu na mesma epoca e o banco disse que não tem mais as ações.
    Aguardo um contato ou uma orientação de onde procurar.
    Grato!!!

  117. Boa noite!

    Sensacional o conteúdo deste site. Parabéns!!!
    Tenho cotas de fundo de ações da Vale (3 e 5).
    Sei quantas cotas possuo e acompanho num site da Vale o comportamento diário das ações, porém não consigo entender quantas ações compõe cada cota. Sabe informar se existe alguma formula?
    Muito obrigado e abraços!

  118. Bom dia,

    Recebo todo o ano o informe da Bovespa que meu falecido pai tem 4 ações ordinárias escriturais e como fonte pagadora a Investpar Participações S.A.
    Essas ações tem valor no mercado de ações?
    Caso positivo como posso negociá-las?
    Obrigado por alguma informação,
    Alexandre

  119. Bom tarde, Gostaria de algumas informações.Tenho que recorrer a uma investigação contra o BB banco do Brasil,junto ao Ministério Publico Federal e Estadual e o prazo vai até o dia 28/03/2011, mas para isso eu não posso esta sozinho preciso saber,quantos acionistas foram prejudicados.Desda época de 1984 até a atualidade,preciso saber todos os detalhes..

  120. oi estou começando agora entender sobre mercado de ações e gostaria que me tirassem as duvidas que eu tive.

    a 1º que eu tenho é sobre o manuseio do simulador via internet, você teria algum tutorial de como manuseio dele. pq a aula que tem no site da bovespa deixa bastante duvidas .

  121. qual seria a melhor maneira de investir e ter rentabilidade a longo prazo pelo pragrama. o “star/stop seria a melhor maneira para começar?

  122. qual seria a melhor maneira para investir em ações uma pessoa que gostaria de investir uma quantia certa todo mês?

  123. Olá, tenho papeis ON do BB que datam de 1987, 1988, 1989, 1991, 1993 e 1995, respectivamente, somando um total de 3.520 ações. O que e quanto tenho afinal?

    Parabéns pela iniciativa e muito sucesso.

  124. ola meu vó tem 250 açoes entre o ano de 1973 a 1975 do banco brasileiro de descontos S.A eu gostaria de saber se tem algum valor:gostaria que me informasse se ainda é valida e se tem algum valor pra venda:

  125. Meu Pai tem 356 ações preferenciais nominativas do Banco Real compradas em 1979, ele foi no santander (que comprou o banco real) eles disse que não encontraram nada, o que ele deve fazer?

  126. Prezado Alessandro Martins. Gostaria que você me solucionasse uma dúvida. O meu pai comprou em 1984,1500 ações do Banco do Brasil. com o preço da ação há R$ 29,00, ele foi ao banco faturar estas ações, quando recebeu a notícias que o patrimônio acionário foi enxugado pela Assembleia, sendo que cada acionista deveria dividir por 1000 o seu número de ações. Ora você acha justo o pequeno investidor que nunca recebeu qualquer notificação sobre estas assembléias e suas deliberação, ser prejudicado a revelia?

    Aguardo resposta. Abraço.
    Carlos Alberto

  127. Caro amigo, gostaria deobter uma informação. As ações,como é sabido, oscilam em seu valor em conformidade a movimentação na bolsa de valores.
    A quantidade de ações adquiridas são fixas de acordo com a quantidade adquirida, ou podem ao longo do tempo sofrerem diminuição em sua quantidade.
    adquri em 1984 200.000 açções da perdiggão, e fui informado hoje, da existencia de somente 06 ações.
    Isso é possível…?? esta correto…???
    me ajude com um esclarecimento, desde já muito grato.

  128. ola pessoal, minha duvida é a seguinte: vasculhando os pepeis de minha avo falecida descobri dois titulos da antiga telecomunicações brasileiras s.a. telebras no total de 1.659 açoes.com data de 29/04/1982. quero saber se esses papeis teem algum valor. obrigado.

  129. Pessoal. Quando é anunciado que a bolsa subiu -X% ou caiu +X%, esses percentuais a quê se referem? É à oferta e procura de ações no mercado? ou desvalorização e valorização das ações?
    Grato
    ALFREDO

  130. Pessoal. Quando é anunciado que a bolsa CAIU -X% ou SUBIU +X%, esses percentuais a quê se referem? É à oferta e procura de ações no mercado? ou desvalorização e valorização das ações?
    Grato
    ALFREDO

  131. Boa tarde gostaria de uma informacao, minha mae faleceu e deixou 7 mil acoes ordinarias nominativas para mim do banco do brasil,como faco para saber se essas acoes ainda existem e se ainda valem alguma coisa?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>