Bolsa de Valores

Padrões de Candles 2: engolfo de alta; quando os compradores engolem o mercado

Postado por Alessandro Martins em - Análise técnica da bolsa de valores

Engolfo de alta

O padrão de candle chamado de engolfo de alta tem as seguintes características:

  • o período anterior ao engolfo é de baixa, marcado por um candle escuro
  • o período anterior ao engolfo pode, mas não necessariamente, ser um doji: o preço de abertura e fechamento estão muito próximos deixando o candle com um corpo estreito
  • o candle de engolfo engole o do período anterior: o preço de abertura está abaixo da máxima e o preço de fechamento, mais alto que a mínima anterior; é como se engolisse o outro candle.

O que significa

Se num gráfico de candles
há engolfo que é de alta
os preços vão subir,
como sapo engole e salta.

Eu sei que alguém ainda vai reclamar de meus versos de pé quebrado, mas tenho certeza de que eles servirão para eu lembrar do significado dos candles. Talvez sirvam para você também.

Claro, um sapo cai – como o preço da ação estava caindo – e ao ocorrer um engolfo (não sei por que a palavra engolfo me remete a batráquios) – ele salta. Como o tal batráquio a capturar um mosquito. Imagine que o grande candle claro é a boca do sapo, que vai pular a seguir (para cima, claro, cara pálida!).

É portanto um padrão que indica que os preços têm uma grande possibilidade de voltar a subir.

Psicologia

Você entende melhor uma obra de arte, um desenho, por exemplo, se sabe como ela foi desenhada e executada. Funciona mais ou menos assim também com os candles.

O engolfo de alta é mais determinante se você observar que no primeiro período o volume das negociações não foi grande. Muitas vezes, volume baixo e a formação do doji estão ligados. Eles podem indicar dúvida e cautela dos investidores.

O período seguinte abre em gap de baixa. O preço ficou abaixo da mínima anterior. Aparentemente os preços continuarão a cair. Mas rapidamente, nesse mesmo período, ele fecha acima da abertura do dia anterior.

Nesse cenário, os vendedores tremem nas suas convicções de que o mercado estaria caindo realmente. Parece que os compradores estão com mais força do que eles imaginavam. Se essa força for confirmada, a tendência de alta irá dominar nos próximos períodos.

Fonte: Forum Bolsa.

Artigos Relacionados

Gostou? Comente, compartilhe e participe.