Bolsa de Valores

Padrões de Candles 11: Martelo

Postado por Alessandro Martins em - Análise técnica da bolsa de valores

hammer_dragonfly_doji.gif

Só de olhar para um candle martelo você sabe que ele é um martelo. Ele tem um cabo, formado pela sombra de baixo, e aquela parte usada para bater no prego – que eu não sei o nome – que é formada pelo corpo do candle ou, se preferir, a variação entre o preço de fechamento e o preço de abertura do período. A sombra superior não existe ou é mínima.

Se você vir um martelo em um gráfico de candles, isso significa que uma tendência de baixa pode – eu disse pode, cara-pálida – reverter para alta no período seguinte.

Portanto:

  • corpo pequeno e longa sombra inferior
  • a sombra é duas vezes maior que o corpo
  • nenhuma ou mínima sombra superior
  • a cor do candle não importa
  • a tendência que vinha se mantendo é de baixa, obrigatoriamente

O que significa

A primeira coisa a saber sobre candles únicos é que a confirmação daquilo que ele indica deve ser confirmada pelo candle do período seguinte. Portanto, no caso do martelo, o período seguinte deve ser de alta.

Para a confirmação do candle, o ideal seria abrir maior que a máxima do dia anterior e o fechamento apresentando força total dos compradores.

O martelo se forma porque no período avaliado a força vendedora é grande, baixando bastante os preços. As mínimas estão vão cada vez mais longe. Mas ao longo do tempo, os compradores conseguem reverter a situação e fecham o período próximos do preço de abertura.

Os vendidos perdem a certeza de controle da situação e passam a rever suas posições.

Fonte: Fórum Bolsa

Artigos Relacionados

Gostou? Comente, compartilhe e participe.