Bolsa de Valores

Padrões de candles 1: estrela cadente ou shooting star, o nome diz tudo

Postado por Alessandro Martins em - Análise técnica da bolsa de valores

Enquanto a bolsa de valores não sabe se sobe ou se desce, vou começar esta série sobre padrões de candles.

Você já deve saber que os candlesticks são uma das formas mais eficientes de prever com maior ou menor eficiência o movimento que uma ação fará a seguir.

Se, ainda não sabe, talvez seja uma boa idéia dar uma olhada no artigo em que eu explico o que são candles.

Nesta série, minha fonte será uma página específica sobre candles do Fórum Bolsa, mas – claro – acrescentarei minhas impressões, de maneira que fique mais fácil de memorizar, para mim e para você.

Estrela cadente ou shooting star

Estrela cadente ou shooting star

Características

O período anterior é de alta. A seguir, o período da estrela cadente abre com um pequeno gap de alta. Isto é, a mínima é maior que a máxima do período anterior. Ele é caracterizado pela pequena distância entre a abertura e o fechamento. A cauda da estrela cadente deve ser pelo menos três vezes maior que o corpo do candle e, obviamente, o corpo da estrela cadente deve estar voltado para baixo.

Claro, cara pálida. De outra forma seria estrela ascendente. E nem sei ainda se isso existe.

Não deve existir uma cauda inferior (já viu estrela cadente com duas caudas?). No máximo ela deve ser muito pequena, miúda mesmo. A pata de uma pulga.

O que significa

Se, num gráfico de candles,
você vir uma cadente,
venda ou não compre
pois é certa a dor de dente.

Tá. Não sou tão bom poeta assim. Mas ajuda a lembrar que a presença dessa figura num gráfico de candles indica que uma tendência de alta pode reverter. Os preços podem cair durante algum tempo.

Psicologia

Imagine o seguinte. Os comprados – a galera que está com as ações – viram que o preço tinha até potencial de subir bastante naquele período. A longa cauda da estrela cadente é prova desse potencial. Mas não subiu ou até caiu um tanto e os preços de abertura e fechamento ficaram bem próximos. Então, os comprados ficam preocupados. Talvez as coisas não estejam tão boas como eles imaginavam. E começam a tomar precauções para proteger os seus ganhos até o momento, vendendo ou colocando stops nas imediações.

Bem, por enquanto é isso. Existem muitos padrões de candles e a idéia desta série é fazer diversos artigos como esse para ajudar a mim e a você a aprender e a lembrar dessas ferramentas úteis na análise dos gráficos das ações.

Artigos Relacionados

Gostou? Comente, compartilhe e participe.