Bolsa de Valores

Padrões de Candle 9: harami cruz de alta

Postado por Alessandro Martins em - Análise técnica da bolsa de valores

Não sei se com você é a mesma coisa, mas depois de um tempo e depois que você percebe o mecanismo de formação de um candle as coisas vão ficando mais fáceis.

  • Aprenda o que é um candle

Há um método por trás dessa loucura, como diria Polônio sobre Hamlet.

Por exemplo, este candle, que indica a possibilidade da reversão de uma tendência de baixa para tendência de alta:

harami_cross_1_.gif

É um harami cruz de alta.

  • O primeiro período é de forte queda. Eu nem preciso ver as informações sobre volume para supor – com uma boa chance de estar certo – que o volume foi grande.
  • O segundo período fica entre a abertura e o fechamento do dia anterior. E, sinceramente, imagino que o volume foi pequeno também, proporcional à pífia variação de preços.

Como funciona o harami cruz de alta

No primeiro período, os vendedores estão empolgadíssimos, imprimindo limiares cada vez mais baixos de preços. No segundo dia, algo acontece. Os preços não variam e nem chegam perto do fechamento do dia anterior. O volume é baixo. Os vendedores revêem seus posicionamentos e os preços podem começar a subir novamente.

Observação sobre os candles

Nenhum indício, dos muitos que um gráfico de uma ação pode apresentar, funciona sozinho. Pessoalmente, acredito que um candle como esse tem tanto mais força em indicar a reversão de uma tendência de baixa – como qualquer outro do gênero – se estiver por exemplo próximo de um suporte.

  • Aprenda o que é um suporte e o que é uma resistência

E quanto mais importante for o suporte, maiores as chances de o candle indicar a reversão.

Artigos Relacionados

Gostou? Comente, compartilhe e participe.