Bolsa de Valores

Onde investir pouco dinheiro

Postado por Alessandro Martins em - Dicas da bolsa de valores Tudo sobre Bolsa de Valores

Se você quer investir na bolsa de valores, talvez uma de suas preocupações seja: tenho pouco dinheiro e bolsa de valores é coisa para gente rica.

De fato, maiores somas investidas, desde que não seja o seu capital inteiro, lhe dão mais flexibilidade e segurança para aplicar.

Mas há duas opções que você pode considerar caso tenha pouco dinheiro para investir na bolsa de valores.

Imagine, para comprar no Mercado à Vista, e não no Mercado Fracionário da Bolsa de Valores, normalmente você precisa comprar lotes de cem ou mil ações de uma vez só. Por exemplo, em preços de hoje, isso significa investir na Vale, que tem lote padrão de 100 ações, cerca de R$ 3300. Nem todo o mundo tem esse dinheiro, quanto mais se precisar diversificar em outros papéis.

As duas opções que você tem são: clubes de investimento e fundos de ações.

Onde investir pouco dinheiro

Onde investir pouco dinheiro: fundos de ações

Vantagens do fundo de ações para investir pouco dinheiro: permite pouco dinheiro para comprar uma cota. Ele já vem com papéis escolhidos. A carteira é administrada por profissionais experientes.

Desvantagens do fundo de ações para investir pouco dinheiro: passividade, pois não é você quem escolhe como o fundo é investimento. A liquidez não é imediata. Se você quiser sacar, tem que esperar um ou mais dias. Você deve ficar de olho no valor da taxa de administração que vai incidir sobre o seu lucro. Atenção para os impostos incidentes.

Onde investir em um fundo de ações: qualquer banco ou corretora de valores. Fale com seu gerente ou com seu corretor de valores.

Onde investir pouco dinheiro: clubes de investimento

Vantagens do fundo de ações para investir pouco dinheiro: permite pouco dinheiro para comprar uma cota. Os papéis são escolhidos pelos membros do clube em reuniões. Tudo é intermediado por uma corretora de valores. A carteira é administrada através de decisões tomadas por reuniões do grupo. O clube pode investir parte do dinheiro em renda fixa para reduzir os riscos.

Desvantagens do clube de investimentos para investir pouco dinheiro: se o clube for criado por amigos e parentes, pode acabar em briga. Da mesma forma, os rumos do investimento, não é algo que dependa apenas de suas decisões. Você terá que acatar o grupo.

Como investir pouco dinheiro em clube de investimentos: algumas corretoras já tem clubes prontos a receberem novos membros. Basta comprar uma cota. Por outro lado você pode criar um clube de investimentos.

Artigos Relacionados

Gostou? Comente, compartilhe e participe.