Bolsa de Valores

O que são suportes e resistências nos gráficos das ações da bolsa de valores

Postado por Alessandro Martins em - Análise técnica da bolsa de valores Tudo sobre Bolsa de Valores

Dois dos primeiros conceitos que você precisa aprender para avançar em seus estudos de Análise Técnica da Bolsa de Valores são os de suportes e resistências.

  • Para efeito didático e falando de um modo bem simplista, um suporte é um preço abaixo do qual é difícil – mas não impossível – que uma ação fique.
  • Por outro lado, uma resistência é um preço acima do qual é difícil – mas não impossível – que uma ação fique.

Esses valores podem ser ultrapassados para baixo e para cima, respectivamente. E o são com freqüência. Mas nesses pontos, porém, há uma tendência maior de os preços pararem ou reverterem.

CI_AT_SupResist.GIF

Como você pode ver no exemplo acima, quando os preços chegam a um valor de suporte ou de resistência, tendem a bater e voltar. Mas, eventualmente, essas regiões são rompidas.Segundo o site da Nelogica:

  • Suporte: Região na qual o interesse de comprar é grande, superando a pressão vendedora, o movimento de queda tende a parar.
  • Resistência: Região na qual o interesse de vender é grande, superando a pressão compradora, o movimento altista tende a parar.

Eu ainda vou aprofundar esses dois conceitos, mas se você quiser continuar a estudar sobre o assunto sugiro que veja no blog Como Comprar Meias o artigo sobre Topos e Fundos, Suportes e Resistências onde esse aprofundamento já está feito.

Artigos Relacionados

Gostou? Comente, compartilhe e participe.