O que são commodities?

O que são commodities? A toda hora os noticiários falam sobre commodities ou sobre uma commodity específica. Esse nome complicado, no entanto, tem um significado mais simples do que ele aparenta, embora suas implicações econômicas sejam sempre complexas.

Segundo a enciclopédia wiki da ADVFN, uma commodity é:

Mercadoria ou bem econômico. Expressão atribuída a bens comerciáveis, como produtos agro-pecuários e recursos naturais. Os produtos são produtos em estado bruto ou com um grau muito pequeno de industrialização, produzidos em escala mundial e de grande importância econômica internacional porque são amplamente negociados entre importadores e exportadores. (…) O que torna as commodities muito importantes na economia é o fato de que, embora sejam mercadorias primárias, possuem cotação e “negociabilidade” globais.

Então: petróleo, ouro e outros metais, boi gordo, café, trigo, algodão. Tudo o que for primário e que tiver alguma importância – como matéria prima ou não – para a economia em outros níveis de produção é uma commodity.

Logicamente, o preço desses produtos têm grande influência sobre diversas das empresas cujas ações são negociadas na bolsa.

O preço do petróleo subiu? Pode ter certeza de algo vai acontecer ao preço da ação da Petrobras (PETR4). Níquel ou outros metais estão escassos ou, então, abundantes? Isso influencia o preço das ações da Vale (VALE5).

Outros investimentos

Published by

Alessandro Martins

Alessandro Martins é editor e fundador do blog Um Investidor Iniciante na Bolsa de Valores. Ele também edita o blog Livros e Afins.

17 thoughts on “O que são commodities?”

  1. Mercado, como o próprio nome define, seja ele os chamados Mercados de Riscos ou Mercados Futuros, não são areas de atuações para “pe-de-chinelos” que na verdade se participarem sempre acabam pagando o mico.É um ambiente para poderosos que exercem influência sobre ele fazendo que suas ocilações ocorram conforme sua vontade e poder. São atividades para pessoas, como disse, poderosas, inteligentes, com informações precisas e eficazes e que sabem ulilizar as ferramentas que as leis do país lhes disponibiliza. É o caso de Daniel Dantas

  2. José,

    obrigado pela explicação suplementar. De fato, este artigo só tem o objetivo de explicar o que são as commodities para os iniciantes que, muitas vezes ouvem falar desse termo, que tem grande influência sobre as ações que estão comprando e vendendo.

    Abraços do Alessandro.

  3. Gostaria de tirar minhas dúvidas de como investir em bolsa de valores, e qual o grau de complexidade.

  4. José,

    tente ler o artigo que está na capa do blog. É o primeiro. Nele você encontrará links para as principais dúvidas daqueles que querem entrar na Bolsa de Valores.

    Abraços do Alessandro.

  5. Para Jose Carlos Zuanizzi:

    Tem razão, não são para pé de chinelos e sim para vagabundos que ganham a vida especulando diheiro e desempregando milhares. São para assassinos que empregam bilhões em capital e quando o mercado afunda “vendem” o prejuízo para o governo, ou seja, para os pé de chinelos, como está aocntecendo agora. Poderoso, há muito tempo, é sinonimo de ser asqueroso e virulento que polui o planeta, faz guerras para lucrar não tem o mínimo de humanidade…

  6. Não tenha dúvida disso, Rubens. E, na água, tigres não derrotarão tubarões. Abraços do Alessandro!

  7. ESSE MERCADO E UM PODER DE INFLUENCIA, TEM UMA MEIA DUZIA DE TUBAROES QUE COMANDAM TUDO E O RESTO E COMEDIA VAI TUDO NA SORTE. POR EXEMPLO SE TEM MEIA DUZIA DE PODEROSOS QUE ESTAO COM O PETROLEO NA MAO, QUANDO ELES QUISEREM VAI SUBIR E QUANDO QUISEREM VAI DESCER E POR AI VAI. O RESTO VAI TUDO NA SORTE MESMO. QUEM MANDA E QUEM TEM E QUEM NAO TEM E MANDADO. GUARDE BEM ISSO

  8. Prezados,

    vamos parar com esse negócio que o mundo é para os fortes, os asquerosos, inteligentes e milionários. Isto é subestimar a sua própria capacidade intelectual de raciocinar sobre como funciona o planeta e que você (o puro do mundo) é injustiçado e não consegue crescer porque é um pé de chinelo que nasceu em berço de papelão. Pelo menos faça algo pra mudar, não foi sua escolha nascer fud… mas reclamar da vida isto sim é sua escolha ou então vai chorar o seu mundo plebeu na psicologia que entende muito mais de depressão que o mundo egocentrico que vivemos.
    Seria hipocrisia pensar que não existe informações privilegiadas. É claro, evidente que existe, mas olhar para bolsa como jogo de sorte é ser incapaz de entender o funcionamento dela. A bolsa não é só para os ricos milionários. Tem muito pé de chinelo calçando Nike e com bolsa de couro se é que podemos dizer assim. Principalmente nos EUA onde 88% da população aplica ou já aplicou na bolsa. ( olha que não sô fã desse povo )

    3 comentários importantes sobre a bolsa:

    1- Se não pode com eles alie-se a eles. Pelo menos pense como eles. Acorda pra Vida !!! Você vive em um país capitalista. VIVA sem desmatar, poluir ou desempregar e isto não é ser conivente, isto é viver. Agora se você acha que o mundo todo está errado, nasce de novo, talvez em Plutão, e não reclama de frio porque lá não tem Renner na BOVESPA e muito menos casaquinho de lã pra comprar. Tem muito cnpj bom na bolsa dá uma olhada na carteira do índice verde. Ganhando sem prejudicar ninguém, só ajudando você mesmo, e aos outros. Olhar aberto tipo Ecodiesel, Santanter, Natura, Eletrobras, sei lá, pesquise.

    2- Fundamendalistas que acreditam em Murphy vai sofrer com bolsa pra quê. Aplica em tesouro nacional ou põe o dim dim na poupança (pra não falar que não ganhou nada) e vai viver feliz sem criticar do mundo.

    3- Uma informação valiosa, vale muito mais que o anel da princesa Kate Middleton ou você vai virar gata borralheira do mundo e trocar R$28 mil libras (77 mil reais) por R$5,00 no Oiapoque. INFORMAÇÃO infelizmente vaza antes para poucos que ganham muito, mas para outros muitos ainda tem muito valor e você tem que estar antenado pra saber “faturar” a informação.

    O resto é burocracias de avaliar home brokers e ver capilé entrando.

    Grande abraço,

    Ass: Pé de chinelo

  9. Simplesmente sem comentarios Fantini, você “falou bonito”, tem gente que nasceu para chorar e se doer pelos outros. Term outras pessoas que vão a luta sem chorar. Também invisto na bolsa, não sou poderoso nem nada parecido, porém ja obtive muitos beneficios, que com certeza foram muito mais do que poupanças. Seria muito mais fácil falar que a bolsa é para poderosos, fechar os olhos para a opinião de alguns e sentar a chorar em casa reclamando de como sou pobre rsrsrsrsr.

    Ass: Outro Pé de Chinelo

  10. é isso ai Fantini, falou pouco mas falou bonito.Tem muitas pessoas morrendo na praia; tem tudo pra dar certo mas só veem pessimismo em sua frente. Bola pra frente povão ! ! !

  11. Meu falecido pai deixou alguns papéis de ações da Renner, CRT, bco itaú, etc. Como saber se receberei os valores corretos, onde negociar ou receber o reembolso destes valores?

  12. A quem devo consultar, que profissional, como saber(Brasil!) se o profissional não irá agir de má fé? Existe algum site que ofereça respaldo e profissionais registrados para isso? obrigada.

  13. Eu ja ia chingar os primeiros comentários de “esquerdistas” “marxistas” “castristas”
    “chavistas” “maoístas” mas os meus colegas
    pés-de-chinelos não deixaram.
    Ass: pé-de-chinelo 3

  14. Precisamos aprender e entender, para então sermos críticos na hora oportuna saber ouvir e tirar proveito, no entanto devemos estar sempre antenados para não colocarmos a culpa sobre segunda e terceira pessoa . Abraços

  15. gostaria de obter mais informações ref. a bolsa de valores, e ou como começo investir na bolsa.
    grato
    luiz carlos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>