Bolsa de Valores

O que são ações EX

Postado por Alessandro Martins em - Tudo sobre Bolsa de Valores

Há algum tempo um leitor perguntou-me o que significavam as iniciais EJ que acompanhavam as letras e números habituais de suas ações.

Com um pouco de pesquisa, descobri que se tratavam de ações ex-juros.

Mas confesso que, mesmo depois disso, a idéia não ficou de todo clara para mim. Eu só consegui entender que aquelas ações que meu leitor havia adquirido já tinham os seu juros sobre capital pagos.

Ou seja, ele não teria valores relativos aos juros sobre capital a receber sobre elas. O mesmo conceito se aplica a dividendos e outros tipos de bonificações.

Se uma ação é ex-juros ou ex-qualquer-coisa significa que determinado direito já foi exercido e o valor correspondente a esse direito já vem descontado no preço da ação.

Leia um trecho:

Muito investidores gostam de ações que pagam bons dividendos, muitas empresas definem pagamentos regulares de Juros sobre Capital Próprio (JCP) e/ou Dividendos para entrar na mira destes investidores.

Porém, quando a empresa paga efetivamente o JCP ou Dividendo, o último preço de fechamento de suas ações é ajustado para baixo, descontando o valor pago. O novo preço de fechamento teórico é chamado de preço EX.

Há vários eventos que podem gerar correções teóricas de preços históricos, ou preços EX.

As mais comuns são: (continue a ler no Bússola de Finanças)

Muito embora esta seja uma dúvida rara entre iniciantes, achei bom deixar isso bem esclarecido, pois muitos chegam até aqui interessados nas possibilidades de renda oferecidas por dividendos o que, certamente, só faz sentido em grandes volumes de ações.

Tags: , , ,

Artigos Relacionados

Gostou? Comente, compartilhe e participe.

Deixe seu comentário