Bolsa de Valores

O que faz uma ação cair

Postado por Alessandro Martins em - Dicas da bolsa de valores Tudo sobre Bolsa de Valores

O que faz uma ação cair na bolsa de valores é um excesso de oferta de vendas frente a um relativo desinteresse pela compra. As forças vendedoras, portanto, estão maiores que as forças compradoras, forçando assim os preços para baixo. Mais uma vez, é a lei da oferta e da procura.

A lei da oferta e da procura funciona para qualquer coisa que possa ser comprada ou vendida. O preço desse bem, produto ou título sempre será aquele que melhor equilibrará a relação entre os que querem vendê-lo e os que querem comprá-lo.

Se tenho 10 mil pregos e todo mundo está usando parafusos (porque eles estão mais baratos, são melhores ou mais bonitos, o motivo não importa), não conseguirei vendê-los pelo preço habitual. Terei que baixar o preço para que as pessoas voltem a pensar no meu produto como uma possibilidade para unir pedaços de madeira.

O que faz uma ação cair na bolsa de valores

O mesmo vale para uma ação. Por algum motivo, o mercado não a está comprando a determinado preço embora eu queira vendê-la. O preço vai caindo até encontrar a expectativa de preço de compra. Dependendo da liquidez e do volume de negócios de uma ação, esse processo acontece diversas vezes por dia na Bolsa de Valores, vertiginosamente, para cima e para baixo, formando os traçados dos gráficos.

Da mesma maneira, raras são as vezes em que importa o motivo pelo maior interessa na venda de uma ação (pode ser até mesmo o fato de que esse interesse vem aumentando e os preços caindo, num curioso ciclo vicioso): quando uma ação cai esse motivo do interesse maior na venda já é passado.

Artigos Relacionados

Gostou? Comente, compartilhe e participe.