Bolsa de Valores

O que é Subscrição e o que é Direito de Subscrição?

Postado por Alessandro Martins em - Tudo sobre Bolsa de Valores

A subscrição é um aumento de capital deliberado por uma empresa. Para isso, ela lança novas ações. O objetivo disso é obter novos recursos para investir no que quer que seja: compra de equipamentos, aquisição de tecnologia, ampliação de instalações ou outros.

Quem já é acionista tem preferência na compra dessas novas ações. Isso, na proporção que lhe couber, pelo preço e no prazo preestabelecidos pela empresa. O nome dessa preferência dada aos acionistas é Direito de Subscrição.

O Direito de Subscrição também é um ativo negociado no pregão da Bovespa, no decorrer do prazo preestabelecido para o exercício do Direito de Subscrição. Transcorrido o prazo, o ativo deixa de existir.

Segundo as perguntas e respostas do site da Bovespa, o Direito de Subscrição:

É um direito de preferência do acionista de subscrever (adquirir) novas ações de uma companhia aberta, quando do aumento de capital desta, na proporção das ações que já possuir. Isso significa que é permitido ao acionista comprar novo lote de ações lançado pela empresa por um valor preestabelecido e em período determinado.

Este direito pode ser negociado no mercado secundário da Bovespa, o que permite ao acionista transferi-lo a terceiros.

O acionista que não efetuar a subscrição no período estipulado perde seu direito e não tem restituição do valor pago antecipadamente pelos direito, já que esse papel deixa de existir, perdendo seu valor, após o período de subscrição.

Artigos Relacionados

Gostou? Comente, compartilhe e participe.

Deixe seu comentário