Bolsa de Valores

O que é o After-Market

Postado por Alessandro Martins em - Tudo sobre Bolsa de Valores

O pregão acabou e você descobriu que, por algum motivo, precisa vender algumas ações ou comprar outras. Ou então você não tem tempo de analisar e acompanhar a flutuação dos preços enquanto trabalha, durante o horário de expediente. Ou mesmo prefere esperar o fechamento do pregão regular para tomar uma decisão sem ser precipitado.

Não há problema.

Para isso existe o After-Market. Nele, você pode efetivar compras ou vendas depois do período normal da Bolsa de Valores.

  • Leia um arquivo PDF com todas as informações sobre After-Market

O After-Market vem sendo cada vez mais usado, batendo recordes atrás de recordes: leia uma notícia sobre o mais recente recorde do After-Market.

A primeira coisa que você deve querer saber sobre ele é o horário de funcionamento. O mercado normal costuma funcionar das 10 horas às 17 horas no horário habitual e das 11 horas às 18 horas no horário de verão (este ano demorou uma semana depois do fim do horário de verão para voltar ao período das 10 horas às 17 horas).

Considerando o fechamento do pregão às 17 horas, o After-Market funciona da seguinte maneira:

  • das 17h30 às 17h45: fase de pré-abertura , na qual será permitido o cancelamento das ofertas registradas no período regular
  • das 17h45 às 19h00: fase de negociação

De acordo com informações do site da Bovespa, existem algumas regras no after-market:

  • As totalidades de ordens enviadas não pode ultrapassar R$ 100 mil por investidor.
  • Apenas negociações no mercado à vista: você não pode negociar derivativos – como opções – no after-market
  • Somente ações que foram negociadas durante o pregão podem ser negociadas
  • Existem meios que limitam a quantidade total de ações negociadas e a variação máxima de preços durante o after-market:
    1. os preços das ordens enviadas nesse período não poderão exceder à variação máxima positiva ou negativa de 2% em relação ao preço de fechamento do pregão diurno.
    2. os papéis mais líquidos têm limite de quantidade por negócio fixado como um percentual da média diária registrada nos últimos 30 pregões.
    3. os demais papéis têm limite de quantidade por negócio fixado em 50% da média diária registrada nos últimos 30 pregões.
  • A variação de preço do dia seguinte, na abertura, é calculada a partir do fechamento do pregão regular, não do fechamento do after-market

Recomendo que, caso se interesse por esse horário de negociação, consulte também seu corretor, para ver se ele se aplica ao seu caso e qual a melhor maneira de trabalhar com ele.

Artigos Relacionados

Gostou? Comente, compartilhe e participe.