Bolsa de Valores

O que é a margem de garantia do minicontrato de dólar

Postado por Alessandro Martins em - Outros investimentos Tudo sobre Bolsa de Valores

Quando você entra em uma operação de compra ou venda no mercado futuro, a Bolsa de Valores pedirá uma margem de garantia.
Mas o que é essa margem de garantia, para que serve e como funciona?

A margem de garantia é uma quantia em dinheiro depositada pelas partes envolvidas em uma operação com contrato futuro com o objetivo de garantir o cumprimento desse contrato.

Mas não confunda a margem de garantia com o preço que você irá pagar pelo contrato. São duas coisas diferentes.

A margem de garantia é o valor que as partes depositam de maneira a garantir o negócio.

A margem de garantia fica depositada enquanto o investidor mantém sua posição. Depois de encerrar a operação, a margem é devolvida em dinheiro ou em títulos.

Embora a Bolsa de Valores e demais investimentos nada tenham a ver com jogos de azar ou adivinhações, uma boa maneira de entender isso é imaginar uma aposta em que todas as partes, antes de realizar a disputa, colocam na mesa os valores que estarão em jogo. Isso garante que, no final, a parte ganhadora receberá e a parte perdedora pagará.

Se você tem aplicações em CDB, ações ou títulos públicos pode usá-los como garantia.

Se seu dinheiro está em títulos de renda fixa como esses – que não trazem grandes riscos -, você pode operar contrato futuro de dólar, seja em operações de Day Trade ou de posição.

As corretoras têm uma política bastante agressiva quanto ao valor da margem. Com a Equipe Trader, o minicontrato de dólar é operado com uma margem de R$ 450. Mas esse valor muda com a volatilidade do mercado. Em dias de grande volatilidade, a própria Bolsa vai exigir um valor maior de garantia. Opere com a Equipe Trader, clique aqui.

Para entender esses conceitos e outros você pode participar diariamente do Estudo de Mercado da Equipe Trader, sempre às 17h, e também do programa Vamos Falar de Investimentos, exibido todas as terças e quintas-feiras, às 18h30. É só acessar equipetrader.com.br/aovivo. Também se inscreva em nosso canal no Youtube e fique por dentro do que acontece no mercado. Envie também suas dúvidas para atendimento@equipetrader.com.br

Artigos Relacionados

Gostou? Comente, compartilhe e participe.