Bolsa de Valores

O ingresso da bolsa de valores

Postado por Alessandro Martins em - Vídeos sobre bolsa de valores

Uma das questões que mais pega o iniciante na bolsa de valores no que diz respeito ao stop é o impacto emocional. Normalmente, quando ele é acionado, o investidor sai da operação com prejuízo. Isso mexe com qualquer um.

O Osney Cola, da Equipe Trader, nos conta como ele faz para lidar com isso.

Ele encara o stop como o ingresso para uma festa. Quando você chega em uma festa, você já chega perdendo. Você não sabe se a festa vai ser ruim ou boa, mas você já pagou. Se a festa for boa, é lucro. Mas, se for ruim, você já pagou o ingresso.

Ninguém – pelo menos ninguém em sã consciência – paga mais em um ingresso mais do que suas economias permitem: o valor do stop é isso. O valor do stop é o quanto você é capaz de pagar no ingresso da festa – entrar em uma operação – sem que isso prejudique o montante total do que você tem para gastar em festas, isto é, na bolsa de valores.

A cada operação você já não paga a corretagem? Não é um custo que você tem? Se você encarar o stop como um custo você vai conseguir entender de um jeito mais emocionalmente simples essa situação.

Digamos que sua estratégia dê a você um sinal de compra. Além de um sinal de compra, sua estratégia deve lhe dar mais dois pontos importantes ou, de outro modo, ela está falha.

  1. O objetivo ou até onde a ação deve ir
  2. e, mais importante, o ponto de saída: aquele ponto em que você deve saltar fora pois o plano deu errado e, a partir dali, o prejuízo ficou maior do que você pode suportar sem prejudicar o valor total de seu capital que você tem para investir

Com esses três valores: sinal de compra, objetivo e ponto de saída, você de antemão já sabe o quanto vai ganhar e, também, o quanto vai perder caso a operação dê errado.

Você entra numa operação otimista, mas deve estar preparado para o pior, principalmente quem tem dificuldade emocional quando toma um stop. Pense que vai dar errado, embora não queira que isso aconteça: a partir daí o que vier – e se sua estratégia for boa, na maior parte das vezes, virá – será lucro.

Outra dica: você deve fazer o controle de suas operações. Antes de você entrar na operação, vá numa planilha, você vai digitar o prejuízo previsto, como se você já tivesse tomado stop. Como se já tivesse dado tudo errado. Dessa forma, você consegue inclusive avaliar melhor o tamanho de sua posição. Porque se o prejuízo for grande e esse valor te assustar voce nem entra na operação ou repensa a quantidade que pretende investir nela.

Se, por outro lado, você entrar na operação e der tudo certo, além de você não perder aquele valor que você até tinha contabilizado, você vai colocar na planilha o seu lucro e as coisas vão ficar muito mais interessantes. Dessa forma, qualquer surpresa que você tiver é uma surpresa agradável.

Artigos Relacionados

Gostou? Comente, compartilhe e participe.