Bolsa de Valores

Mercado acionário

Postado por Alessandro Martins em - Notícias sobre a Bolsa de Valores

Falar de mercado de ações ou mercado acionário, hoje em dia, é quase que obrigatoriamente falar de bolsas de valores. Acaba que a maior parte dessas transações acontece nas bolsas de valores atualmente. Mas isso não seria, em tese uma obrigatoriedade.

Segundo a Wikipedia:

mercado de ações é um ambiente público e organizado para negociação de alguns títulos mobiliários (ações, opções de ações etc.). As transações podem ocorrer por intermédio das bolsas de valores ou nos chamados mercados de balcão (mercados em que são comercializados títulos não negociados em bolsas, dentro das normas legais previstas em lei e regulamentos, sem coordenação de entidades privadas de autorregulação).

No Brasil, porém, ao falarmos de mercados de ações ou acionário, lembramos imediatamente da BM&FBovespa (Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros). Todas essas negociações acontecem ali. E, por outro lado, se eu, você uma uma pessoa jurídica queremos investir no mercado acionário, precisamos contar com o intermédio de uma corretora de valores.

Todo esse mercado acionário, no nosso país, é regido pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Essa autarquia especial, ligada ao governo federal, fiscaliza, coordena e promove o mercado de valores mobiliários.

Mercado Acionário

Quer aprender a investir no mercado acionário?

Artigos Relacionados

Gostou? Comente, compartilhe e participe.