Bolsa de Valores

As características de um investidor de sucesso: entrevista com Marcio Noronha

Postado por Alessandro Martins em - Análise técnica da bolsa de valores Entrevistas sobre bolsa de valores

Os primeiros rudimentos de análise técnica que aprendi (admito: ainda só sei rudimentos) foi em uma apostila de Márcio Noronha emprestada por um amigo.

Recentemente encontrei uma antiga entrevista com Márcio Noronha no blog Trader Sem Mistérios.

Veja o que ele diz a certa altura:

No início da década de noventa, depois de ter assistido a ação da Sharp valer cerca de U$65.00, no topo do Cruzado, em 1986… após 4 anos, estava valendo cerca de 10 centavos. Tinha vendido um apartamento, por algo em torno de U$70,000.00 e, achando que o preço tivesse caído muito, decidi aplicar tudo em Sharp. O tempo foi passando e o preço continuou caindo, até que um dia a empresa faliu e as ações simplesmente foram retiradas da minha custódia na bolsa. Esta foi uma decisão errada. A lição extraída foi que, nenhum preço é tão baixo que não possa cair mais!

O engraçado é que, mesmo depois de ler isso – dito por um dos banbanbans da análise técnica -, vai ter gente comprando micos ou fazendo maus negócios ou acreditando que as coisas, mesmo nos piores cenários, não podem piorar ainda mais. Certas lições só são apreendidas na prática, da maneira mais difícil e arrasadora.

Enfim.

Mais adiante, na entrevista, Noronha aponta as características de um trader de sucesso. Ele se dirige principalmente para quem opera nos prazos mais curtos, mas não vejo razão para que tais características não se apliquem para o investidor, nos prazos mais longos:

Primeiro, uma metodologia confiável na definição dos pontos de compra e venda, bem como, na colocação dos estopes. Tão importante quanto, é uma política de administração dos recursos, isto é, um rígido controle de risco do tipo “não se pode expor mais do que 3% do seu patrimônio numa única operação ou em conjunto…” ou qualquer outra fórmula, mas é indispensável que se tenha alguma. Forte disciplina através de regras claras e bem definidas para iniciar e encerrar qualquer operação, conforme programado antes da abertura do mercado, ou antes de iniciar uma operação de daytrade. E… controle emocional para fazer o que tiver de ser feito sem hesitação.

  • Vale a pena dar uma olhada na entrevista integralmente

Artigos Relacionados

Gostou? Comente, compartilhe e participe.