Bolsa de Valores

JovemInvest: um simulador que chega muito perto da realidade da bolsa de valores

Postado por Alessandro Martins em - Dicas da bolsa de valores Tudo sobre Bolsa de Valores

O que mais chama a atenção no simulador de operações na bolsa de valores JovemInvest é a chance de o usuário aprender a mexer em um home broker de verdade.

Você já deve ter ouvido falar daquela interface em que se compra e vende ações – além de outras possibilidades – a partir de seu próprio computador, em casa. Pois é. É isso.

O JovemInvest é baseado exatamente no home broker da Cedro Finances, uma empresa de tecnologia que desenvolve sistemas para o mercado financeiro.

O único problema do site, por enquanto, é não funcionar em navegadores que não o Explorer, mas a equipe do JovemInvest promete resolver isso muito em breve.

A Cedro Finances também oferece uma ferramenta muito interessante ao iniciante:  o CedroLite, plataforma intermediária de acompanhamento do mercado financeiro em tempo-real, conteúdos nacionais, internacionais e diversas ferramentas de análises. Cotações em tempo-real durante os primeiros 7 dias. Após, as cotações estarão em tempo-diferido. Mas continua grátis pelo que entendi, ainda que com essa diferença de tempo.

Entrevistei o responsável pelo JovemInvest para ter mais detalhes sobre esse simulador.

O que diferencia o JovemInvest de outros simuladores da bolsa de valores já existentes?
O JovemInvest foi baseado no nosso home broker. Estruturalmente ele é idêntico a um home broker, possuindo recursos interessantes, como gráficos, estudos, ordens de stop, stop de ganho, stop de venda, streamer de cotações, book completo, maiores compradores, maiores vendedores, qual papel uma determinada corretora está mais comprando e inúmeras outras funcionalidades. Os outros simuladores são feitos apenas para simular. O nosso é feito para simular operações de verdade.

Como é essa história de ser necessária uma autorização para exibir cotações?
Para comercializar cotações é necessário ser cadastrado junto as bolsas (Bovespa, BM&F, CBOT, NASDAQ, DJIA). No caso do Bovespa e da BM&F, tem que ser um vendor ou um sub-vendor. O vendor recebe informações diretamente das bolsas (a Cedro Finances é vendor autorizado Bovespa e BM&F). O sub-vendor recebe as informações através de um vendor. Tanto no site da Bovespa como no site da BM&F existe uma lista dos vendors autorizados. Mas nem tudo é proibido. Cotações e gráficos de índices são permitidos e a Cedro Finances pode fornecer estas informações. Entretanto, é necessário ter autorização por escrito junto à Bovespa. Os interessados devem procurar o departamento de vendors.

O JovemInvest se integra de alguma forma com a Cedro Finances? A Cedro Finances é uma corretora?
A Cedro Finances não é uma corretora. A Cedro Finances é uma empresa de tecnologia que desenvolve sistemas para o mercado financeiro. Os nossos clientes se concentram em investidores pessoa  física, investidores institucionais, pesquisadores, corretoras e bancos.

A intenção é incentivar que o usuário passe, com o tempo, a investir na bolsa de verdade?
Sim. Na primeira parte focamos em disponibilizar um simulador do mercado Financeiro. Na segunda parte do projeto, vamos abordar uma idéia diferente. Os “Jovens Investidores” poderão ter acesso a carteira/custódia, ao histórico de operações e aos grupos de outro investidor.  Para esquentar ainda mais este recurso, será possível enviar uma mensagem para outro investidor do tipo “Fulano, porque você comprou Gerdau?”. No futuro, pretendemos criar um perfil dos principais fundos de investimentos, disponibilizar uma central cursos, criar uma central de análises do mercado. O JovemInvest.com.br é um projeto que não sabemos qual a tendência irá seguir. Quem determinará será o mercado e os usuários.

Vocês oferecem cursos? 
No momento não, mas trabalhamos em parceria com alguns palestrantes e professores que utilizam as nossas ferramentas juntamente com os alunos. A Cedro Finances é a única empresa, aqui no Brasil, a dar atenção e suporte para o investidor iniciante com ferramentas gratuítas. Quem desejar, pode fazer o download do CedroLite, uma ferramenta com todos os recursos importantes para acompanhar o mercado (gráficos, cotações, estudos, book, ranking de corretoras, alarmes). Os professores de análise técnica que buscam um suporte pós-curso, poderão recomendar o CedroLite para os alunos aplicarem os conhecimentos recebidos.

Vocês pretendem resolver esse problema de o JovemInvest não funcionar no Firefox e outros navegadores que não o Explorer?
Sim. Já estamos trabalhando para isso. Em breve, este problema estará resolvido.

Artigos Relacionados

Gostou? Comente, compartilhe e participe.