Bolsa de Valores

Investimentos Inteligentes, de Gustavo Cerbasi

Postado por Alessandro Martins em - Dicas da bolsa de valores Tudo sobre Bolsa de Valores

O livro Investimentos Inteligentes, de Gustavo Cerbasi.

Vai ser muito útil, pois nesse período de vacas magras para os iniciantes na Bolsa de Valores, talvez seja uma boa idéia dar umas dicas sobre a renda fixa.

A propósito, estou pensando, em breve, a fazer uma série sobre o Tesouro Direto. Coloquei uma parte de meu dinheiro por lá e parece ser uma boa e segura opção por enquanto rola o tiroteio.

Enquanto isso, deixo você com uma citação do livro Investimentos Inteligentes, do Cerbasi. E ele fala justamente sobre essa situação:

Mito 3: Investimentos de risco são bons até que apareça uma crise

O investidor com nenhuma tolerância para o risco sofre de um trauma diferente do citado no mito anterior. Ele não perdeu dinheiro por uma atitude de ganância ou leviandade de alguém em quem confiou, mas sim po ter tomado uma decisão precipitada em algum momento de crise. Ou, se nunca perdeu dinheiro nessas condições, aprendeu a investir sob orientação de quem o fez.

(…)

É nas crises que nos lembramos de que investimentos em ações, por exemplo, embutem elevado risco. É nas crises também que são feitas as projeções mais pessimistas, importantes elementos de um plano conservador.

(…)

Mas, como acontece em toda crise, depois de um tempo vem a recuperação e o esquecimento dos momentos tristes. Bons investimentos envolvem risco, e esse risco se traduz na alternância de períodos de fortes ganhos com períodos de perdas, mesmo que as perdas sejam resultantes de uma simples realização de lucros.

Quem direcionar suas fichas para mercados de risco deve estar preparado para as crises. Não apenas preparado para suportá-las, mas principalmente para evitar a euforia de investir quando muitos já estiverem comemorando lucros, e ter paciência para aguardar novas crises – que são a situação ideal para investir de maneira concentrada em ativos baratos.

E é por isso que, mesmo alocando parte de meu dinheiro para a segurança – para os títulos, no caso -, tenho uma boa parte dele disponível para quando as melhores oportunidades sorrirem.

Artigos Relacionados

Gostou? Comente, compartilhe e participe.