Bolsa de Valores

Como funciona o Ibovespa, índice da Bolsa de Valores de São Paulo

Postado por Alessandro Martins em - Dicas da bolsa de valores Tudo sobre Bolsa de Valores

O leitor Thiago Hashimoto pergunta como funciona o sistema de pontos do Ibovespa, o índice da Bolsa de Valores de São Paulo.

Mas não vou responder diretamente. Vou primeiro explicar o que é o Ibovespa.

Na área de perguntas freqüentes da Bovespa, temos que:

O Ibovespa (…) é formado a partir de uma aplicação imaginária, em Reais, em uma quantidade teórica de ações (carteira). Sua finalidade básica é servir como indicador médio do comportamento do mercado. Para tanto, as ações que fazem parte do índice representam mais de 80% do número de negócios e do volume financeiro negociados no mercado à vista. Como as ações que fazem parte dessa carteira têm grande representatividade, podemos dizer que se a maioria delas estiver subindo, o mercado, medido pelo Índice Bovespa, está em alta, e se estiver caindo, está em baixa.

Então, vale a pena repetir, as ações que fazem parte do Ibovespa representam mais de 80% do volume de negócios. Por isso é que em algumas fontes eu descobri que ele é formado por 54 ações, em outras por 56 e, ainda, por 58. O número de ações que forma o índice varia ao longo do tempo. Ele é reavaliado de quatro em quatro meses.

Uma ação deixar de ser componente do Ibovespa, no entanto, não quer dizer que a empresa emissora é feia boba e cara de mamão. É uma questão meramente estística. Não é pessoal.

Esta reavaliação é feita com base nos últimos 12 meses , quando são verificadas alterações na participação de cada ação, além de outros fatores como liquidez.

Mas o que são os pontos? O que significa dizer que o Ibovespa chegará a 50 mil ou 60 mil pontos?

O Ibovespa é uma carteira teórica. É como se um investidor tivesse adquirido um número arbitrário de ações das empresas que formam o índice. Os pontos equivalem ao valor da cotação de cada uma delas, multiplicado pela quantidade de ações.

Então, meu caro Thiago, é mais simples do que parece: se o Ibovespa está em 53 mil pontos significa que, se você possuísse a mesma carteira hipotética que o forma, teria exatamente R$ 53 mil em ações.

Se quiser entender ainda melhor você podese aprofundar na metodologia completa do Ibovespa.

Artigos Relacionados

Gostou? Comente, compartilhe e participe.