Bolsa de Valores

Fundos de Investimentos.

Postado por Osney Cola em - Tudo sobre Bolsa de Valores

O texto abaixo foi produzido pelo nosso amigo Junior e postado inicialmente o site www.fundamentalista.com.br, trazemos ele para o iniciante na bolsa como uma orientação básica sobre que rentabilidade deve buscar quando pensar em renda variável. Espero que gostem.

“Tivemos uma aula super bacana no último sábado sobre finanças pessoais. Nesta oportunidade discutimos sobre assuntos comportamentais, sobre como podemos melhorar nosso relacionamento com o dinheiro, passamos algumas dicas  e claro falamos sobre rentabilidade ideal ou desejada.

Neste ponto a discussão segue para um caminho comum:  se alguém deseja ganhar acima da média deve, obrigatoriamente, utilizar-se das oportunidades oferecidas pelo mercado de renda variável. E, para participar deste mercado, o investidor deve ter conhecimento e dedicação maior do que aquele se dispôs a investir somente na renda fixa.

Nada mais justo já que quanto maior o risco maior o ganho e quanto maior o esforço maior deverá ser a recompensa.

Para esclarecer a dúvida de um participante, sobre a rentabilidade média da renda fixa,  fiz uma pesquisa sobre a rentabilidade dos fundos de investimentos em geral, tanto aqueles que investem em renda fixa como aqueles que o fazem em renda variável. Eu estava a procura de uma rentabilidade média acima de 12% a.a. pois foi esta a rentabilidade que eu usei em muito dos meus exemplos de acumulação de capital. Infelizmente o mar não está para peixe e não encontrei nenhuma categoria de fundo que tenha apresentada a rentabilidade desejada.

Quer sejam os fundos de renda fixa, quer sejam fundos de renda variável, a verdade que a industria como todo tem apresentado performance muito aquém daquelas que precisamos para nossos planos de prosperidade. Aplicar no Tesouro Direto, em comparação com alguns fundos,  teria sido muito mais interessante no período analisado.

No entanto uma ressalva  deve ser feitas para não deixarmos uma visão tendenciosa sobre o assunto. Os valores apresentados representam a média da industria, isto quer dizer que podemos encontrar fundos dentro de cada categoria que tenham um resultado muito superior ao apresentado. Além do fato que a bolsa de valores também esta refletida nesta pesquisa. Quando eu digo que o mar não esta para peixe me refiro a renda fixa e variável também.

Então, como conseguir uma rentabilidade acima de 12% a.a.? A resposta continua sendo a mesma: através da renda variável. Mas investindo diretamente em ações e não em fundos de ações. Com o conhecimento adequado, a ferramenta adequada, o método adequado, o tempo adequado e as atitudes adequadas é possível que você através de operações de compra e venda de ações consiga uma rentabilidade acima da média do setor mesmo em tempos difíceis. Imagina quando o mar estiver para peixe?

É para isto que estamos aqui na Equipe Trader. Nosso objetivo é formar Traders e Investidores para que sejam capazes de alcançar uma rentabilidade superior aos títulos de renda fixa.

Segue abaixo quadro obtido no site da ANBIMA.

Um Forte abraço e até o próximo post.
Jr.

Comparativo da Indústria de fundos em setrembro.
Comparativo entre fundos.

Artigos Relacionados

Gostou? Comente, compartilhe e participe.