Bolsa de Valores

Fundos de Investimento. Vale a pena?

Postado por Alessandro Martins em - Dicas da bolsa de valores Tudo sobre Bolsa de Valores

Este post é de responsabilidade e autoria do articulista convidado Rennella Cristian

Para começar, brevemente definimos o significado de Fundo de Investimento: um fundo de investimento é uma forma de aplicação financeira, formada pela união de vários investidores que se juntam para a realização de um investimento com objetivo de retorno esperado ou dividendo.

Será que vale a pena deixar o dinheiro na poupança? Ou será que vale mais colocar em fundos de investimento de renda fixa?

Exemplo atual Marco 2012 Fundos de Investimento “Curto Prazo (Risco Muito Baixo):

Mas precisa fazer um dever de casa para escolher o melhor fundo para você. Dá trabalho. A boa notícia é que hoje já é possível fazer pesquisas pela internet.

Existem fundos conservadores e fundos mais agressivos com diferentes graus de risco definidos de acordo com seu objetivo.

A alternativa é pesquisar muito, negociar e, se for preciso, mudar de gestor, o que vai dar trabalho, mas poderá fazer toda a diferença entre um ganho real, ou seja, acima da inflação e uma perda nas suas aplicações.

Uma das principais vantagens de se investir em fundos é a comodidade para o investidor, que prefere deixar sob os cuidados de especialistas a gestão de seus recursos.

A rentabilidade de cada fundo é determinada pela estratégia de investimento adotada pelo gestor, que deve respeitar as características definidas no seu estatuto.

Quais as principais vantagens dos Fundos de Investimento?

1) Acesso a modalidades de investimento que, pelo volume de recursos envolvidos, não estariam ao alcance de investidores individuais, especialmente os de menor capacidade financeira, aumentando, assim, a quantidade de alternativas de investimento disponíveis.

2) Não é necessário ser um especialista no mercado financeiro para investor. Gestão dos recursos feita por especialistas.

3)A formação de uma carteira diversificada de ações e outros ativos requer um volume de recursos que, na maioria das vezes, é superior às disponibilidades do pequeno investidor.

4) Não requer muito dinheiro para começar a investir. Transparência nas informações;

5) Você escolhe em qual estratégia quer investir.

6) Diluição, entre os participantes, dos custos de administração da carteira que, normalmente, não são acessíveis aos investidores individualmente.

7) Porque tem liquidez diária. As cotas de um fundo de investimento podem ser resgatadas a qualquer momento. Vale ressaltar que os prazos de aplicação e resgates variam dependendo do fundo.

8) Assegurar ao investidor a comodidade de ter os seus investimentos administrados profissionalmente, sem que ele tenha que dominar a utilização de sofisticado instrumental de análise e acessar diferentes fontes de informação, requeridas para a administração profissional de uma carteira de investimentos.
Tendo em conta que para um Fundo de Investimento, temos que pagar Imposto de renda, Imposto sobre Operações Financeiras – IOF e Taxa de Administração?

Conclusão Sucinta: Depende principalmente da taxa de administração e do tempo de investimento. Mas é claro que também depende da rentabilidade média do fundo de investimento durante todo o periodo e fundos de investimento com baixa taxa de administração, ganham da poupança a longo prazo. E ambos os investimentos são seguros.

Eng. Rennella Cristian. Co-Founder oMelhorTrato.com. Especializou-se em desenvolvimento empreendedor Online Latino-Americano.

Aprenda mais sobre bolsa de valores

Artigos Relacionados

Gostou? Comente, compartilhe e participe.