Ferramentas para você analisar as ações e a bolsa de valores

O blog Solucionathica convidou-me a dizer que ferramentas eu uso para analisar o mercado de ações.

Por coincidência ou qualidade, é a mesma que a usada pelo Diego Chagastelles, editor desse nobre blog.

Não passo um dia útil sem entrar no ADVFN pelo menos no começo da manhã e, depois, ao fim da tarde, para ver o gráfico das ações em que estou comprado e de ações que poderei comprar no futuro.

Atualmente, minha rotina nesse útil site é a seguinte.

  1. Abro o monitor, em que são apresentados os desempenhos dos principais indicadores e ações. Ali eu tenho uma visão geral de como as coisas estão. Mais indicadores vermelhos a coisa está caindo. Mais indicadores azuis está subindo. Não é tão simples, mas enfim, dá para dar uma idéia.
  2. Verifico o gráfico diário do período de um mês de minhas ações e do Ibov: o de linha e o de candles.
  3. Em cada um deles, vejo o volume, o MACD e a média tripla (de 5, 21 e 50 dias): indicadores que para um iniciante longo-prazista, por enquanto, são mais que suficientes para achar pontos de compra e venda.
  4. Cruzando esses indicadores, vou chegando às minhas próprias conclusões. É divertido ver como aos poucos você vai criando um conhecimento.
  5. Repito todo o processo para o gráfico semanal do período de um ano de cada uma das ações em que estou comprado e em que estou interessado, bem como do Ibov.
  6. Depois eu dou uma olhada nos fóruns de cada um dos ativos com os quais estou envolvido, mas procuro não me envolver. Muitas das interações – não todas – passam uma impressão um pouco histérica de iniciantes na bolsa ainda mal orientados. A análise técnica, ainda que básica, acaba dando uma certa frieza necessária a quem quer investir a sério num mercado tão emocional como é o de ações.

O único senão do ADVFN – perfeitamente compreensível – é que como usuário gratuito você pode ser desconectado do gráfico que está analisando a qualquer momento, em função do número de usuários gratuitos permitidos ao mesmo tempo no site.

Por isso prefiro acessar os gráficos no começo da manhã e no fim da tarde, quando o movimento é menor.

Fora isso, recomendo que você – iniciante – estabeleça uma rotina de observação dos gráficos no ADVFN a fim de construir seu conhecimento acerca de ações por conta própria e depender menos da opinião dos outros.

Published by

Alessandro Martins

Alessandro Martins é editor e fundador do blog Um Investidor Iniciante na Bolsa de Valores. Ele também edita o blog Livros e Afins.

3 thoughts on “Ferramentas para você analisar as ações e a bolsa de valores”

  1. Alessandro,

    Sou o responsável pelo site da ADVFN no Brasil!

    Estou muito feliz de ter lido seus comentários sobre a ADVFN

    Por favor, entre em contato por e-mail!

    Abs e sucesso!

    Bruno

  2. Olá Bruno, quero parabenizá-los pelo excelente trabalho que é o gráfico ADVFN, sou estudante de mercado de capitais e derivativos e estou me especializando em gráficos e estou muito feliz com o programa o qual tenho total liberdade para desenhar minhas estratégias.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>