Bolsa de Valores

Estudo Fundamentalista sobre a TIM

Postado por Osney Cola em - Análise fundamentalista da bolsa de valores Tudo sobre Bolsa de Valores Vídeos sobre bolsa de valores

Olá amigos, aqui é o Osney trazendo mais informações sobre a escola de pensamento Fundamentalista, apesar de ser um grafista e gostar de operar no curto prazo, entendo que para o iniciante na bolsa é fundamental buscar a todo custo a preservação de seu capital. Operar com empresas que apresentem bons fundamentos na compra e operar na venda em empresas que apresentem fundamentos ruins, são estratégias que minimizam os riscos. Minimizam mas não eliminam.

Vejam o material que o Junior preparou sobre a TIM parece uma boa empresa para exercitar nosso aprendizado.

“A pedido de Flavia Rodrigues fizemos mais um estudo fundamentalista para ajudar na identificação de empresas com bons fundamentos, que apresentem boa lucratividade e que tenham crescimento sustentável ao longo do tempo. Gostei deste em especial pois atende a várias requisitos.

Neste estudo não fizemos, como de costume, um passeio pelo site da empresa nem no site da Bovespa para ver os fatos relevantes e os últimos comunicados, fiz isto para ganharmos tempo para ver com detalhes a maior quantidade possível de indicadores. Mas, a recomendação é sempre a mesma: façam uma leitura exaustiva do site de relações com investidores da empresa, com olhar crítico, afinal as empresas nunca falarão mal delas próprias. Este exercício não é uma avaliação total e definitiva e sim focada apenas nas demonstrações financeiras e nos indicadores obtidos a partir dos balanços publicados, é apenas uma parte do processo, mas uma parte muito importante.

A Timp3 apresenta ativos na casa do R$ 25 bilhões; possui Ativo Circulante maior que Passivo Circulante reduzindo pressões de financiamento de curto prazo; apresenta no último trimestre Contas a Receber maior que os compromissos com Fornecedores um bom sinal; o Patrimônio Líquido apresenta crescimento contínuo e consistente; a Receita Líquida anualizada dá gosto de ver segue forte e consistente; Lucros estáveis e crescente na visão anualizada; a Margem Líquida está baixa mas com sinal de melhora; isto tudo aliado a um baixo endividamento torna a empresa atrativa para investimento com base nestas informações. Os ganhos de dividendos não são uma maravilha mas a consistência em pagá-los com frequência fazem a diferença no longo prazo.

No vídeo detalhamos um pouco mais.

Espero que gostem.

JR”

Cadastre-se, e assista uma aula gratuita agora, não perca tempo! Clique aqui.

Artigos Relacionados

Gostou? Comente, compartilhe e participe.