Bolsa de Valores

Corretora de valores

Postado por Alessandro Martins em - Dicas da bolsa de valores Tudo sobre Bolsa de Valores

Uma das principais dúvidas que chegam até mim é sobre se a corretora de valores é necessária para investir na bolsa de valores ou se é possível comprar e vender ações por conta própria.

Sim. Você precisa de uma corretora de valores. No Brasil, não há como investir em ações sem elas. Isso aliás não só é necessário como é indicado. Essas empresas oferecem toda a estrutura, informações e profissionais para ajudá-lo da melhor forma. Hoje em dia, todas possuem home broker para que você possa comprar e vender ações através da internet.

O site da BM&F Bovespa possui a listagem de todas aquelas empresas em que você pode confiar. Há diversas regras para que uma empresa seja uma corretora de valores. Para que ela seja constituída e possa operar, é preciso a autorização do Banco Central do Brasil (Bacen) e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Feito isso, o seu papel é intermediar a compra e a venda de títulos financeiros, públicos ou privados, para seus clientes, sendo desse modo uma entidade auxiliar do Sistema Financeiro Nacional.

com a corretora de valores

Normalmente, existem dois modos para investir na bolsa através da corretora de valores:

  1. mesa: você liga para a empresa e dá suas ordens de compra ou venda
  2. home broker: você investe pela internet, sem precisar falar com ninguém

A corretora pode cobrar de você principalmente duas coisas:

  1. taxa de custódia: pela manutenção dos títulos (, etc); mas muitas abrem mão dessa taxa
  2. taxa de corretagem: a cada movimentação de compra ou de venda é cobrada uma taxa, que pode ser fixa, independentemente do valor da movimentação (essa é mais comum hoje em dia) ou tabelada, de acordo com o valor da movimentação
Tags: , , , , , , , , , ,

Artigos Relacionados

Gostou? Comente, compartilhe e participe.

Deixe seu comentário