Bolsa de Valores

Contratos futuros

Postado por Alessandro Martins em - Dicas da bolsa de valores Tudo sobre Bolsa de Valores

Os Contratos Futuros são aqueles contratos que visam estabelecer preços futuros. Esses contratos determinam quanto se deve pagar por determinada ação em uma determinada data, independentemente do seu valor de mercado nessa data na Bolsa de Valores. É uma espécie de seguro. Uma garantia.

Os Contratos Futuros são aplicáveis à moeda estrangeira, taxas de juros, ações e commodities.

Se um investidor tem ações que gostaria de vender em uma data, no futuro, porque pretende usar o capital investido, ele está correndo um risco, pois as ações podem estar valendo menos do que ele gostaria naquela data. Podem não ter atingido determinado patamar ou mesmo desvalorizado. Assim, ele negocia um valor de venda para elas, um valor mínimo pelo qual se sentirá assegurado. Assim, ele vende contratos futuros.

Porém uma operação com contratos futuros não pode ser considerada um investimento. Ela não visa aumentar o valor do patrimônio do investidor. É tão somente um seguro. Uma forma de limitar os riscos.

Contratos futuros

Quais as garantias de um contrato futuro

No entanto, os riscos assumidos pelas partes são difíceis de serem medidos. O preço de uma ação, por exemplo, pode variar muito até a data de exercício desse contrato. Assim, a BM&FBovespa só permite esse tipo de negociação mediante depósito de garantias antecipadas. O risco é calculado e as garantias são proporcionais aos riscos e aos negócios. Assim, deixa de existir a possibilidade de os contratos futuros não serem cumpridos. Essas garantias podem ser títulos (ações e outros), valores e outros tipos de documentos.

No exercício do Contrato Futuro, se o preço no mercado à vista estiver abaixo do valor contratado pela ação para a data, o investidor que vendeu contratos futuros, recebe a diferença. Se estiver acima, ele paga a diferença: o importante é que ele recebe pela ação o valor que ele esperava por elas numa data específica.

Artigos Relacionados

Gostou? Comente, compartilhe e participe.