Bolsa de Valores

Como usar as Bandas de Bollinger para interpretar o gráfico de ações da bolsa de valores

Postado por Alessandro Martins em - Análise técnica da bolsa de valores Tudo sobre Bolsa de Valores

E as ações da Vale do Rio Doce, no caso a VALE5, subiram bastante nos últimos dias.

O Marco Carvalho alertou-me em seu comentário no entanto para ficar de olho nas Bandas de Bollinger: “O único ponto preocupante no gráfico é que no semanal ela estourou a banda de bollinger para cima. E isso é sinal de correção imediata para entrar novamente na banda.”

E, de fato, por dois dias seguidos depois disso a Vale entrou em queda expressiva.

Vale a pena tentar entender um pouco melhor como funcionam as Bandas de Bollinger.

Primeiro, para a coisa não ficar tão abstrata, você pode ver as Bandas de Bollinger em qualquer gráfico de ações no site da ADVFN.

Bandasdebollinger.jpg

Este é o gráfico diário da VALE5 no último mês. Em verde está uma média móvel e acima e abaixo dela, em vermelho, os limites das Bandas de Bollinger. Note que, no dia primeiro de outubro, de fato, o preço ultrapassou a banda superior para, nos dias seguintes, buscar a média novamente.

Você pode saber mais sobre as Bandas de Bollinger, mas – na prática – o que você precisa saber é o seguinte:

  • Bandas estreitas: diminuição na volatilidade de um ativo. Equilíbrio entre demanda e oferta. É a calmaria que antecede uma tempestade. É o sinal de que um forte movimento está vindo por aí. Para cima ou para baixo. Possivelmente de reversão, isto é, se a tendência é de alta, pode ser que a ação caia. Se a tendência é de baixa, pode ser que a ação suba. Para confirmar isso, você vai precisar saber ler outros indicadores e encontrar possíveis divergências.
  • Preços alcançando as bandas: quando a linha do gráfico alcança as bandas, isso pode ter diversos significados. Alguns dirão que o movimento é confirmado – e portanto deve continuar – quando o preço alcança a linha superior ou inferior. Em outras ocasiões, o preço reverte e busca a média, como se precisasse recuperar o fôlego depois de uma forte subida. É o que aconteceu com a Vale nesta semana.

Você também pode usar as Bandas de Bollinger como alvo de preços, para saber quando desfazer uma posição e vender suas ações. Recomendo que complemente sua leitura sobre as bandas de Bollinger no site da Nelogica.

Artigos Relacionados

Gostou? Comente, compartilhe e participe.