Como investir na bolsa de valores passo a passo

Não sei nada de bolsa de valores. O que fazer? Qual o primeiro passo para investir na Bovespa? Como aplicar na bolsa de valores pela internet? As dúvidas são inúmeras, mas vamos devagar para irmos certo.

Eu pincei esses passos da área de iniciantes da Bovespa. No entanto, procurei acrescentar links de artigos que já escrevi para enriquecer seu aprendizado. A facilidade de se começar a investir será um dos pontos em que baterei com freqüência pois é notável o número de pessoas que não investe na bolsa por achar isso algo inacessível e difícil.

  1. O investidor procura uma Corretora Membro da Bovespa e preenche um cadastro contratando seus serviços. Este é um passo importante, pois a corretora além de cuidar de seu dinheiro vai orientar você principalmente em seus primeiros passos. Saiba mais sobre como escolher a sua corretora.
  2. Com a assessoria da Corretora, o investidor escolhe a ação ou as ações que deseja comprar e dá a ordem para a Corretora. O seu corretor vai conversar com você e tentar descobrir qual o seu perfil de investidor, se mais arrojado ou alguém que busca mais segurança e lucros certos ainda que menores. Ele vai orientá-lo sobre que dinheiro é melhor investir na bolsa, qual é o valor mínimo para começar e que postura assumir no início enquanto aprende mais sobre o mercado de ações.
  3. A Corretora executa a ordem dada pelo investidor, comprando a ação na Bovespa. É simples assim. Você faz uma ligação para o seu corretor e em menos de um minuto sua ordem é cumprida. Suas ações estão vendidas ou já foram compradas.
  4. O cliente efetua o pagamento para a Corretora – com recursos previamente depositados. Antes de tudo, você deposita o valor a ser investido na sua conta na corretora. E só então as ações são compradas de acordo com suas ordens.
  5. A Corretora credita as ações adquiridas pelo investidor em sua conta de custódia, na Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia. A CBLC nada mais é que a responsável pela compensação e liquidação de operações realizadas no mercado a vista da Bovespa.

Pronto, agora você é um investidor da bolsa.

Conheça o básico sobre a bolsa de valores

Published by

Alessandro Martins

Alessandro Martins é editor e fundador do blog Um Investidor Iniciante na Bolsa de Valores. Ele também edita o blog Livros e Afins.

182 thoughts on “Como investir na bolsa de valores passo a passo”

  1. Para as coisas que mais requerem preparo, só nos preparamos fazendo-as, não é mesmo?

    Abraço,

    Hythakar

  2. De fato, meu caro Hythakar… para começar é preciso… é preciso começar… Abraços do Alessandro.

  3. quero por favor o nome de uma boa corretora segura e que nao seja tão exigente pois quero começar com apenas 100 reais

  4. Lourival,

    recomendo que procure a lista de corretoras que há no site da Bovespa e faça uma boa pesquisa.

    Abraços do Alessandro.

  5. Sou estudante da Economia e Gestao,mocambicano.
    gostei de ver seus artigos de Bolsa de valores. sera que um pequeno comerciante podera se envolver no mercado das accoes e saindo com sucesso.

  6. Victorino,

    qualquer um pode ter sucesso na Bolsa de Valores desde que saiba muito bem o que quer e como fazer para obter esse objetivo. Mas isso vale para todos os aspectos da vida.

    Abraços do Alessandro.

  7. Quero investir e investir alto, mas não sei por onde começar, gostaria de uma orientação mais detalhada, se puder me ajudar eu agradeço.

  8. Oi, Marcia… se sua intenção é investir alto, sugiro que se informe bem. Sugiro que vá até a página inicial do blog e verifique o artigo em destaque. Ali há links para textos que você deve ler antes de começar a investir. Outra opção, já que está tão decidida, é procurar uma corretora e conversar pessoalmente com um corretor. Se ele for um profissional ético vai lhe indicar as melhores opções. Abraços!

  9. OI ALESSANDRO. PRIMEIRO DE TUDO, MEU PARABENS PELO TRABALHO, POIS MESMO POR ME DEDICAR A PESQUISAS SOBRE A BOLSA Á ALGUSN TEMPOS, NUNCA VI UM SITE, BLOG TAO COMPLETO QUANTO.
    GOSTARIA DE SABER. O DE MANEIRA AS CORRETORAS TIRAM PROVEITOS DOS INVESTIDORES.
    O QUE VEM A SER UM I. P. O.

    O BRIGADO.

  10. Oi, Nilton. A cada movimentação, o investidor paga uma taxa à corretora chamada corretagem. Para saber o que é um IPO, sugiro que procure o artigo correspondente no mapa do site, cujo link você encontra no cabeçalho, no alto da página. Abraços do Alessandro.

  11. Oi Alessandro! parabéns pelas palavras claras, acabei de fazer um curso de iniciantes no mercado de ações e confesso q lendo seus blog entendi melhor do q o curso q fiz. Mas, bem…vamos ao q interessa…Estou tentando fazer conforme vc mencionou, só q a única coisa que o prof tentou nos ensinar no curso é procurar um banco ao invés de corretora, exemplo: banco bradesco pois as taxas sào pequenas, o que vc me diz disso? estou confusa..banco ou corretoras? Também gostaria de saber como faço para fazer uma carteira a longo prazo?
    Obrigada

  12. Oi, Taciane,

    sob certo ponto de vista esse professor está certo. Se ele está pensando em pessoas como você ou eu, que vão começar com valores pequenos, as taxas dos bancos são proporcionalmente menores e mais acessíveis e, por outro lado, o investimento mais cômodo. Na verdade, ele devia estar pensando em fundos de ações e não ações diretamente. Mas se você for investir em ações diretamente prefira as corretoras. Tenho um artigo aqui no blog que fala sobre a diferença entre as duas opções. Pode sair um pouco mais caro do ponto de vista de taxas investir por uma corretora, mas você pode considerar isso como o preço de seu aprendizado. E conhecimento prático não tem preço.

    Abraços do Alessandro.

  13. Gostaria de saber em qua corretora posso investir ?

    E aonde acho uma corretora ?

    Sou novato de mais nisso !

  14. Lucas, se você ler o texto com atenção e seguir todos os links indicados, terá sua resposta. Abraços!

  15. Muito Obrigado por todas novas informações conhecidas, quero invertir, e quem sabe um dia poder fazer um comentario um pouco mais rico.
    Abraços!!!

  16. Alessandro Martins
    Só queria expressar a minha gratidão por informações valiosas que encontrei aqui no seu blog…muito bom…sou muito,muito iniciante..estou estudando muito antes de começar a investir…e o blog tem me ajudado muito…e eu espero que todos que estejam acessando seu blog como eu..estejam tão satisfeitos quanto eu…

    obrigado, boa sorte na bolsa de valores!!

    Luiz Eduardo

  17. Oi Alessandro,
    Moro emuma cidade pequena que não tem corretoras e quero investir.Existe alguma que trabalhe pela internet?
    Abraços.

  18. Micael,

    quase todas trabalham pela internet. Ainda assim, dependendo do valor vale mais a pena dar ordens por telefone ainda…

    Abraços do Alessandro.

  19. Oi Alessandro. Li quase tudo que tem no seu Blog, e sinceramente, continuo com minha duvida. Por que falam tanto que é mais facil perder do que ganhar dinheiro em ações? Estou ajuntando dinheiro e no fim do amo terei 4 mil reasi, e quero entrar no ramo das ações, mas dpois de ler seu blog estou com muito medo, ja nao sei o que fazer. tem algum livro que abra mais a minha mente? Um abraço Cícero Jr. RJ

  20. Creio que o primeiro passo para não ficar com medo é começar com pouco. Não invista esses R$ 4 mil. Comece com pouca coisa… no máximo R$ 1 mil… assim você vê como reage. Se você leu tudo ou quase tudo o que está aqui dificilmente fará algo que vai fazer você perder muito dinheiro (caso perca). Abraços!

  21. Moro no exterior e quero abrir uma conta
    numa corretora, para comecar a invertir.
    Como isso e feito?

    Um abraco.

  22. ola estou começando a ler o blog e estou gostando muito parabens ao trabalho,fiquei muito enteressado no que vc falou referente a investir pouco, pois estou querendo entrar nesse ramo porem não tenho muito, a alguns topicos do blog ou livros que possam me falar sobre baixo investimento para começar ? ou algum livro citado aqui que me de um amplo raio x da situação ? grato !!

  23. Mario,

    há aqui no blog dois ou três artigos sobre isso. Sugiro que dê uma busca usando o mapa do site.

    Abraços!

  24. obrigado por respoder a pergunta ! vc acha um bom começo , investir em fundos de investimento via banco ? aplicar em renda fixa e depois começar a investir na bolsa ? seria uma opição plausivel para iniciantes ?

  25. Mário,

    seria sim. Começar com fundos é uma das formas possíveis de estar na bolsa sobretudo para iniciantes. Estude bem a possibilidade para descobrir se é isso o que você quer mesmo. Eu sugiro que você comece também com uma pequena quantia investindo diretamente em açoes para, assim, ser mais ativo em seus investimentos.

    Abraços.

  26. Comprei ações da PETROBRAS pelo BANCO DO BRASIL, como que eu faço para acompanhar ? É seguro ?????

    Abraços ….

    Naldo Gambi

  27. Você pode acompanhar no site da Bovespa ou no http://br.advfn.com.

    Petrobras pode ser segura a longo prazo.

    No entanto, pelo jeitão de sua pergunta, não acho que tenha comprado ações, mas cotas de um fundo de ações: para acompanhá-la seu banco deve providenciar relatórios periódicos.

    Porém, julgo que a atitude de comprar algo – ações ou seja lá o que for – sem saber se isso é seguro, não é segura. Entende? A postura não é segura.

    Abraços!

  28. Nossa esse conteudo é digno de um premio. Pela clareza nos assuntos abordados e a segurança que transmite a quem vai começar, nota 1000 ou como gosto de dizer as coisas boas… MEDALHA DE OURO!!!

  29. Alessandro, quero começar investir em bolsa de valores, mas não quero correr grandes risco, quero comprar ações em baixa e vender quando estiverem em alta, quero investir em prazos curtos. Isso é uma boa opção?

  30. ótimo seu blog!
    gostaria de saber a diferença dos fundos de investimento de bancos e ações, pois comprei ações da petrobras e vale pela caixa, mas trata-se de fundos de ações… por fim, conferindo meu saldo, observei que há um valor bruto e outro líquido, ou seja, apliquei, em 2004 R$5000,00 petro, hoje tenho liquido 11000 e bruto 13000, esses 2 mil de diferença seriam as taxas ? (a caixa cobra 2%a.a) e seria menos custoso operar por uma corretora????
    grato pela atenção!

  31. Bom Dia Alessandro…
    Eu sou menor de 18 anos…
    Gostaria de saber se posso começar a investir desde já ou tenho que esperar completar 18 anos?
    Sei que é preciso ter uma conta corrente em um banco… mas eu, sendo de menor, posso abrir uma?

    Grato pela atenção!!!

  32. Quanto eu pagarei para uma corretora para fazer este serviço para mim? são mensalidades ou é pago por transações? parabéns pelo Blog. Obrigado!!

  33. Estou iniciando na area, estou pensando em abrir cadastro no Bradesco, É uma boa ? Gostaria uma sugestão.

  34. Varia de corretora para corretora, Clay.

    Cada ordem que você dá tem uma taxa chamada corretagem.

    Algumas corretoras também cobram a custódia de suas ações, valor que às vezes é abatido de acorod com a quantidade de corretagem que você pagou durante o mês.

    Ainda há os emolumentos, mas é um valor bem pequeno, quase irrelevante.

    Abraços.

  35. Caro Alessandro, tirei a madrugada toda de hoje 02/06 para dar uma lida em artigos feitos e recomendados por voce. São todos muito interessantes. Mas eu gostaria de saber o seguinte: Em uma conta de investimento em ações por intermédio de uma corretora, eu terei de depositar todos os meses algum dinheiro nessa conta, ou é só investir e “esquecer” por lá durante certo período?
    Por Exemplo: depositei R$1.000,00 em uma determinada ação, a corretagem é tirada do lucro dado por essa ação ou descontado do dinheiro depositado. Ou eu terei de depositar uma certa quantia ao mês para suprir a corretagem?

    Muito obrigado por sua atenção!

    Abraço!

  36. Oi, Fabrício,

    investimento na Bolsa de Valores não tem nada a ver com depositar e esquecer. Isso é quando éramos crianças e acreditávamos na Caderneta de Poupança.

    Você precisa ficar atento para saber quando é melhor comprar ou vender ativos.

    A segunda parte de sua pergunta: a corretagem é cobrada a partir de suas movimentações. Pode ser a porcentagem de uma movimentação ou uma taxa fixa.

    Mas não se preocupe. Você não precisa ficar depositando dinheiro todo mês. Acabei de escrever um artigo sobre isso:

    http://iniciantenabolsa.com/2008/06/02/quanto-quando-ondeinvestir/

    Abraços!

  37. Boa noite!
    Minha mãe tem umas ações nominativas da CEMIG, nela tem: número de ações:64
    Classe das ações: ordinárias
    Valor nominal: Cr$1,00
    Data: Janeiro de 1976
    Tem também um Fundo SPI de Investimento de 1974.
    Gostaria de saber sobre valores desses, já que são em cruzeiro e não temos a mínima idéia de valores.

    Desde já agradeço

    Cláudia

  38. Cláudia,

    as ordinárias da CEMIG, pela cotação de sexta-feira valem R$ 33 cada.

    Mas acho bom você se informar em uma corretora. Desde então pode ter havido desdobramentos e tudo o mais.

    Abraços!

  39. Salve Alessandro,

    Estou interessado em começar a investir em ações e gostaria de saber, se existe um site especializado em recomendar quais empresas são mais seguras, ou quais estão mais rentáveis para um futuro investimento!
    Grato e parabéns pelo trabalho!

    Gustavo Caldeira

  40. Gustavo,

    as corretoras em geral têm suas sugestões de carteiras, mas minha dica é que você tenha sua própria opinião.

    Abraços!

  41. Olá Alessandro,
    Estou pensando em começar a investir, mas não sei nada mesmo…
    Qdo contratamos uma corretora, temos que dizer à ela que acões vamos comprar? e qdo queremos comprar e vender? Com isso teremos que ficar “antenados” no que está acontecendo na bolsa?
    Como dizer isso à eles se não sei nem como ver quando uma ação está subindo ou decrescendo?
    Obrigada!

    Jaqueline

  42. Jaqueline,

    sim, você precisa dizer quais ações quer comprar, quais quer vender, mas dependendo do prazo em que você opera, não precisa ficar fazendo isso toda a hora. Eu mesmo, só de vez em quando dou ordens de compra e venda. Para acompanhar os preços das ações você tem o br.advfn.com… mas antes de qualquer passo, eu recomendo que leia o seguinte:

    http://iniciantenabolsa.com/2007/10/02/como-comecar-a-investir-na-bolsa-de-valores/

    Abraços!

  43. Tania,

    em um blog em que as pessoas quase sempre comentam para perguntar algo – não digo que eu não goste disso (eu gosto de ajudar as pessoas) -, ouvir um elogio desinteressado é música.

    Abraços!

  44. Também gostaria de saber sobre as ações SPI de Investimento da década de 1970. Sociedade Paulita de Investimento, Crédito e Financiamento S.A.

  45. Agostilho,

    recomendo que procure a ajuda de uma corretora de valores.

    Abraços!

  46. Prezado Alessandro,

    Estou com dúvida. Fiz um investimento de R$ 1000,00 na petrobrás através do banco. Agora estou com medo, pois estou com aproximadamente R$800,00 é normal? será q vou perder tudo?

    abraços

  47. Meu caro Helber,

    considere o seguinte. Se você vender suas ações agora (na verdade, acho que você investiu em um fundo e não em ações) ou suas cotas do fundo, realizará um prejuízo de R$ 200. Você como investidor da bolsa deve ter acompanhado a cotação das suas quase que diariamente, não é mesmo? Então sabe que houve uma queda geral no mercado. Essa queda pode se reverter ou não. Tais flutuações fazem parte do mercado.

    Por um lado, perder tudo – no caso de você ter comprado ações (e não opções) não existe.

    Por outro, se ao perder R$ 200 você já fica assustado, talvez não seja hora – ainda – de você investir na bolsa.

    Informe-se melhor – aqui, logicamente :-) – e veja se você está disposto a assumir as responsabilidades e os riscos que a renda variável exige.

    Mas, se quer saber, faça de conta por enquanto, que esses R$ 1000 não são seus. Dê férias para eles… demora um pouco até que eles voltem ao patamar inicial e recuperem esse prejuízo de 20% e até o ultrapassem com certa vantagem.

    Abraços.

  48. olha como eu faco paar investir na bolsa de valores?por onde devo comecar oq eu devo fazer?quero investir na bolsa.quero maiores informacoes.obrigada!!!

  49. Alessandro,

    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo blog. Comecei a acompanhá-lo a umas duas semanas, quando me surgiu o interesse de investir no mercado de ações, e, desde então, tenho aprendido bastante.

    Apesar de você se auto-intitular um iniciante na bolsa, como diz o próprio nome do site, acredito que você, partindo da leitura de seus artigos, tenha evoluído um “pouqinho” =D.

    E é por isso que vou te pedir alguns conselhos:

    1) Estou pensando em começar meu investimento em ações o mais breve possível, quais ações vc me indicaria? Vou começar com R$800,00, é o que tenho no momento =/, mas acho q eh o suficiente para um iniciante não?

    2) Optei pela corretora do Bradesco, o q vc acha? Existem diferenças entre corretoras de bancos e corretoras independentes?

  50. Lara,

    sugiro que dê uma olhada no post que se encontra no início do blog.

    Abraços do Alessandro!

  51. Hugo,

    R$ 800 é um bom começo. Saiba que as corretagens podem influenciar e minimizar os seus lucros. Mas tenha em mente que começar com um valor baixo vai ajudar vocÊ a ganhar confiança aos poucos sem grandes abalos emocionais. À medida que o volume de suas movimentações for crescendo, as taxas de corretagem terão menor influência sobre seus lucros… ou prejuízos.

    Já sobre a dúvida corretoras/bancos, eis o que eu penso:

    http://iniciantenabolsa.com/2007/11/07/por-que-operar-na-bolsa-de-valores-pelo-banco-e-uma-ma-ideia/

    Abraços!

  52. Paulo,

    suponho que seja seguro. De outra forma, nem indicaria. No entanto, meu conselho é que você jamais se inscreva em site algum se não se sentir seguro.

    Abraços!

  53. Realmente parece ser BEM mais fácil do que imaginava… Além de que a corretora ajuda o cliente com a análise de especialistas.

  54. sei como investir,sei como multiplicar mas o que mi falta mesmo e oportunidade,assim como voce teve e valtevir acreditou em voce.eu sou assim sei criar mas nao tenho capital inicial.onde encontrar colaboradores para eu auxiliar no seu investimento,administrar seu dh.juntos seremos bilionarios menos de 04 anos.preciso apenas de oportunidade.sei multiplicar.

  55. Bem em primeiro lugar gostaria de dizer que gostei muito desse blog, pois me ajudou a esclarecer algumas duvidas sobre esse tipo de mercado!Vc caro Alessandro Martins me parece ser uma pessoa que demonstra confiança, com isso gostaria de parabeniza-lo e perguntar(se não for incomodo)como foi o seu inicio nesse mercado!eu estou procurando estudar sobre o assunto pois tambem estou interessado em investir na bolssa mas estou procurando ser cautelo-so como todas as pessoas que aqui comentaram!Eu me interessei após ter visto uma reportagem falando sobre Donald Tramp e como ele conseguiu se dar bem com seus investimentos.Não sei se é muia ingênuidade mas sei que a partir daí me interessei! Agradeço humildimente a oportunidade e pergunto tambem onde axo uma corretora na minha cidade Porto Velho – RO!abraços

  56. Oi
    gostaria de saber se precisa ter uma certa idade para poder começar à investir na bolsa de valores

  57. Olá Alessandro,

    Poderia me indicar um bom livro para iniciante em ações?
    O que você tem a me dizer sobre investir em ações de VALE e PETROBRAS hoje? Seria um investimento com retorno a longo prazo, mas qual q sua idéia de crescimento?
    Onde consigo pegar os valores mais altos que essas ações já chegaram?

    Obrigada e parabéns pelos artigos.

  58. André,

    o ideal é ser maior de 18 anos. Mas com a tutela de um responsável você já pode começar.

    Abraços.

  59. Livia,

    a longo prazo são bons investimentos sem dúvida. Mas depende do que você chama de longo prazo e para quando você precisa desse dinheiro.

    Para acompanhar os preços das ações, recomendo a seção de gráficos da http://br.advfn.com

    Abraços!

  60. Ola..adorei este site…
    é um otimo forum…
    Sou um iniciante e gostaria de me envolver mais nesse mundo.
    Sobre aplicação em fundos, iniciarei via Banco, no caso o BB…e como será a 1° vez…qual a quantia minima a ser aplicada?
    Se em 2° caso eu quiser partir para Ações, existe tb um valor Minimo a ser aplicado? E sempre devo ser dependente de uma corretora?

    Muito obrigadooo!! E parabens

  61. Alessandro,
    Se vou investir em uma bolsa de fora, como a de NY por exemplo, devo trabalhar com uma corretora de lá ou pode ser por corretoras brasileiras??

  62. GOSTARIA MUITO DE INVESTIR EM BOLSA DE VALORES MAIS TENHO UM POUCO DE RESEI QUI PODE ACONTECE DE REOENTE VC TEM UM QUANTIA DE COTAS E POUCO TEMPO PERDE QUAIS TUDO . EU RECOMENDO E PETROBRAS SERIA BOM E DINHEIRO VIVO NA HORA. MAIS TEM SEU CURIOS QUE DEIXA PERDE TUDO .

  63. Olá, Alessandro.

    Quero parabenizá-lo pela iniciativa e paciência que tem demonstrado com os colegas que ainda são leigos no Mercado de Capitais. Bom saber que ainda existem pessoas como vc, neste mundo louco.

    Não quero pedir nada, mas apenas registrar minha satisfação em ler seus posts simples e descomplicados. Sou economista, faço pós em Gestão de Investimentos, e gostei muito do seu trabalho aqui. Continue assim, cara.

    Bom dia e bons lucros.

  64. Gustavo,

    um elogio desses, vindo de um especialista só me incentiva a continuar.

    Abraços do Alessandro.

  65. eu sou leigo sobre o assunto de investir na bolsa ,mas quero mudar e aprender a investir na bolsa e aprender mais sobre a bolsa se puder me da uma ideia de como eu posso começar e dicas como investir …
    aguardo..

  66. em que posso investir com um orçamento de 100 reais por mês
    quero iniciar na bovespa me dar bem na vida com esforso onestidade e respeito

  67. Rafael,

    então um bom lugar para procurar mais informações é neste artigo:

    http://iniciantenabolsa.com/2007/10/02/como-comecar-a-investir-na-bolsa-de-valores/

    Minha recomendação é que você guarde um pouco mais de dinheiro para começar na bolsa, que a bolsa não consuma todas as suas economias (tenha uma boa parte de seu dinheiro na renda fixa) e que você saiba onde está se metendo.

    E, ah, sim. Você já viu como está a bolsa agora?

    Abraços do Alessandro.

  68. Onde posso me orientar sobre qual a carga tributaria incidente em aplicações e resgates de valores em ações na bolsa.

    Grato – Silas – Manaus

  69. Eu consigo fazer a movimentação em bolsa sem depender de Banco/Corretor, e somente pela internet?

    Silas – Manaus

  70. ESTOU PENSANDO EM INICIAR MEUS NEGÓCIOS NA BOVESPA. MINHA PERGUNTA É : AO INVESTIR X REAIS, ESSE VALOR FICA NA CUSTÓDIA DA CORRETORA. MAS QUANDO É QUE EU FICO SABENDO QUANDO EU OBTIVE LUCRO OU PREJUIZO E QUANDO POSSO OBTER ESSE VALOR.

  71. Luciano,

    você acompanha seus lucros se as acões em que você investiu valorizaram. Caso queira realizar o lucro, você vende as ações e pede para que a corretora passe o dinheiro de sua conta (na corretora) para sua conta corrente (no banco). Simples assim…

    Abraços!

  72. Qual o prazo mínimo para deixar o meu dinheiro na bolsa?
    Posso, por exemplo, investir hoje e vender na semana que vem?

  73. Bom Dia Helena Eu tenho 15 Anos que Queria Saber Existe Uma Idade Minina Para INVESTIR??
    Se Eu Começar INVESTIR Com 18 Anos terei Uma Vida Estavel??
    E Qual Seria a Melhor Impressa Para Eu Investir??

    Obrigado…

  74. Raul,

    você pode comprar e vender no mesmo dia. Não existe prazo mínimo.

    Abraços do Alessandro.

  75. Alessandro!!

    Vi algusn comentarios seus sobre o mercado de ações gostei e me interessei pelo assunto.

    No momento você acha que é uma boa hora pra investir 100% de um capital em ações devido a cotação está baixa ou VGBL é a melhor opção? e qual o prazo minino pra mim começar a desfutar de ambos invetimentos?

    Grato,

    Reginaldo

  76. Reginaldo,

    são duas coisas totalmente diferentes uma da outra. Se você investir agora, corre o risco de ter de esperar alguns anos até que a bolsa lhe dê algum retorno. Ninguém está com muita certeza de nada. Já a previdência privada, o nome já diz, é para longuissimo prazo, para quando você for velhinho e quiser dar um tempo pra cabeça. Agora, se você encara a bolsa da mesma maneira e acredita que daqui a 30 anos a bolsa estará melhor (o que é bem provável), talvez ações sejam o seu negócio…

    Abraços.

  77. OI. ALESSANDRO.

    OLHA SÓ MORO EM UMA CIDADE PEQUENA, MAS TEM PESSOAS AQUI QUE JA FEZEM ESSE TIPO DE INVESTIMENTO NAO SEI AU CERTO COMO, MAS TENHO INFORMAÇAO DE GANHAM MUITO. DEI UMA SONDADA E A CORRETORA QUE ESSA PESSOA USA É DOS EUA E A FORMA DE INVESTIMENTO É FOREX. ELE QUER COBRAR 5.000,00 PRA DAR UM CURSO ACHEI MUITO CARO. É REAL? ESSE CUSTO DO CURSO? É MELHOR UMA CORRETORA DE FORA DO BRASIL? OU É MELHOR FICAR POR AQUI MESMO?

    DUVIDAS CRUEIS..

    TENHO UM PERFIL MAIS ACRESIVO, JÁ TOMEI MUITO PREJUISO EM OUTROS INVESTIMENTOS POR CAUSA DISSO.

  78. Flavio,

    Forex não é minha especialidade. Nem tenho idéia de quanto estão cobrando normalmente por um curso desses, mas sinceramente R$ 5 mil parece muuiiito caro.

    Quanto a corretoras – para a bolsa de valores – não vejo porque usar uma de fora, mesmo porque, para operar na Bovespa, as autorizadas são todas daqui.

    Veja:

    http://www.bovespa.com.br/Corretoras/FormConsultaCorretoras.asp?Corr=membros&TInst=Corretoras%20BOVESPA

    Agora, Forex é outra coisa. Nem tenho idéia de como a coisa funciona.

    Agora, não confunda agressividade com impulsividade: mesmo investidores agressivos devem fazer manejo de risco. Só vá onde você sabe onde está se metendo.

    Abraços do Alessandro.

  79. Oi Alessandro
    Descobri seu site procurando saber mais sobre investimentos de baixo valor.
    Quero parabenizar vc por ter criado esse espaco e por ser uma pessoa tao gentil em responder todas as perguntas de forma clara que possamos entender.
    Li alguns artigos e voltarei para ler todos, espero que com meus 56 anos e, com meu mísero salario de professora eu possa aprender investir um pouquinho para ter uma velhice melhor.
    Abracos
    Iolanda

  80. Iolanda,

    espero que o pouco que eu possa ensinar possa fazer jus ao muito que você já ensinou. Lembre-se de que, na sua idade, o melhor é evitar o risco.

    Abraços do Alessandro.

  81. Só uma pergunta, se eu investir R$ 50.000,00 na Vale, e 5 horas após isso, as ações subirem 3%, eu posso retirar todo o dinheiro na hora?

  82. Vanderson,

    o primeiro passo é informar-se e saber direitinho onde está se metendo…

    abraços do Alessandro!

  83. Guilherme,

    sim. Pode. Sugiro que use um Stop Gain. Claro que o preço das ações também podem cair. Pense nisso.

    Abraços do Alessandro.

  84. Na cidade onde moro não tem corretora, dessa forma, como faço para investir na bolsa ou será que existe outro caminho e qual?

  85. Maria Lice,

    hoje em dia boa parte das operações pode ser comandada via internet.

    Abraços do Alessandro.

  86. Alessandro,
    parabens pelo site cara.

    Quero me informar mais sobre, continuarei lendo aqui os postes, pois muitas das perguntas são espelho de minhas dúvidas. Sou lêigo ainda.
    penso em investir
    Veremos se será possível
    vou me informar mais no banco bradesco e te digo se eu tiver alguma novidade ou dúvidas.

    abração cara

  87. Parabéns pelo seu blog, as informações contidas nele são de grande ajuda a nos lêigos,sempre estou lendo os seus artigos.

    abraços

  88. ALGUÉM ME TIRA UMA DUVIDA … SE EU NÃO QUISER TER UMA CORRETORA EU NÃO PRESICO NÃO É???

  89. Renato,

    desculpe, mas isso está escrito no post. Precisa sim…

    Abraços do Alessandro!

  90. Estou iniciando na area, estou pensando em abrir cadastro no Bradesco, É uma boa ? Gostaria uma sugestão.

  91. Gostaria que vc me informasse como devo investir na bolsa e de quanto posso investir.E qual corretora devo procurar,pois sou novato nesse assunto e gostaria de entrar nesse ramo.
    Sou de maceio.Aqui tem alguma corretora ?
    obrigada

  92. Estou pensando em investir e gostaria de mais informações sobre como começar. Ajudaria muito se me enviasse umas dicas!

  93. esses encinamentos sao muito inportantes e de grande valor pra quem está começando a investir na bolsa de valores………

  94. ola, meu marido tem um fundo de investimento chamado ppi, da spi de 1974, gostaria de saber se ainda vale e o que devo fazer, muito obrigada desde ja

  95. A que prazo começam vir os lucros ou prejuízos?
    Ex: invisto 1000 reais hoje. Em um mes esses mil podem virar 1500, ou mesmo 400 rais?

  96. Caro amigo, quais ações oferecem possibilidade de dividendos ao final de cada período? On, Pn?
    e como comprá-las? Via corretoras? Obrigado.

  97. Tenho em mãos um Certificado do Fundo SPI de Investimento datado de 20.09.1972. Como deve proceder para ter informações sobre esse Fundo, inclusive para possivel resgate desse título??
    Obrigado

  98. Decobri que tenho fundo de investimento SPI de 1974 como poderei ter mais informações a respeito e se está no mercado. Obrigado

  99. Eae Amigo qnt tmpo geralmente deve-se reservar para a bolsa alguém q está começando?
    Tem como trabalhar 9 horas por dia e investir na bolsa?

  100. oi,eu tenho somente dezenove anos e gostaria de começar a investir para gerar lucros e poder engressar-me na faculdade e abrir meu próprio negócio.Mas preciso de ajuda pois eu não sei por onde começar.

  101. Olá, cristiane. Eu trabalho na primeira corretora de valores de Maceió.Você pode entrar em contato comigo através do email que eu deixei aqui no site.Dai você podera nos conhecer

  102. Oi tenho 24 anos que quero investir na bolsa mas n sei por onde começar, quero aumentar os meu ganho terminar meus estudos…além da bovespa tem mais alguma que posso ser beneficiada rapidamente? desde já agradeço

  103. Olá equipe Iniciantenabolsa, gostaria de saber se voces poderiam me indicar algum site ou equipe para eu poder investir na bolsa atraves desse serviço?
    OBRIGADO!

  104. oi Alessandro Martins,eu quero investi na bolsa de valores ,mas sou iniciante queria que vc me indicasse a corretora que vc esta atualmente,
    e eu iniciando com 500,00 reais esta bom,e se eu começa a investir eu tenho que depositar dinheiro todo santo mês?
    sim e os tributos são muito?abraço e desde já muito obrigado

    por favor mande a resposta por e-mail!

  105. Oi tenho 30 anos e quero investir na bolsa mas não sei por onde começar,vocês poderiam me orientar e indicar uma corretora confiável? Desde já agradeço.

  106. Caro Alessandro , vc poderia me indicar um curso sobre o mercado de ações?
    Desde já o meu muito obrigado.

  107. COMO FAÇO PARA SABER QUAIS SÃO AS AÇÕES PODRES??QUERO COMEÇAR POR ELAS! UM AMIGO ME DEU ESTA DICA!ESTA CORRETO?

  108. oi, nao vivo no Brasil e gostaria de investir na Bovespa. Me recomendas atraves da CEF? ou se for por corretora, eh seguro ja que nao estou ahi? Muito Obrigada!

  109. Amigo, primeiro gostaria de parabenizar pelo blog, completissimo!! Me esclareceu mais duvidas que livros que li!!! é o seguinte, sou empresário e não tenho muito tempo sobrando, mas gostaria de no futuro passar grande parte de meus recursos e tempo para mecher com investimentos na bolsa, porque esse mercado me facina, e muito!!!
    Agora não quero arriscar, ate pegar o jeito ”da coisa” e arrumar um tempo no meu dia apertado, gostaria de saber se vale a pena eu começar a investir um valor baixo (2.000) para aprender?? e pela sua esperiencia, vc me indicaria alguma corretora mais apropriada para mexer com um valor baixo assim? desde já, muito obrigado

  110. Opa gostaria de saber, onde melhor investir
    gostaria de começar com pouco, e com resultados de apenas 5 meses mais ou menos para ver como funciona.
    gostaria de saber se pode invenstir mensalmente
    exemplo: 500 por mes como iria funcionar ?

  111. boa tarde tenho 17 anos e queria saber qual conselho vc me da para eu estar investindoo meu dinheiro e se com 17 anos da pra estar fazendo algo assim

    obrigado

  112. Parabéns Alessandro, muito útil teu site.
    Tenho ações da Petrobrás antigas (ao portador) no valor de CR$ 400,00 (quatrocentos cruzeiros) para pagamentos nos anos de 1960 a 1980. Quanto valem hoje?? Como faço para vende-las.
    Obrigada
    Iara

  113. tenho cotas da spi investimentos do ano de 1972 e queria ver metodo de resgata-las. conto com a ajuda de voces. obrigado

  114. há muito tempo (1973~) aderi ao fundo SPI de investimentos, depois parei de pagar não tivemos mais contato, desejo saber se posso continuar ou se ainda tenho algum dado ou valores que posso dar continuidade ou recuperar, obrigado.

  115. oii eu quero abrir meu próprio negocio com minha prima so ke eu e ela somos menores de 18 anos pode(pergunta)bjss

  116. Oiie eu quero investir na bolsa mais sou menor de idade será que pode ? ou eu tenho que investir pelo nome dos meus pais , e você poderia me dar umas dicas de algumas empresas boas de investir ?
    Obg

  117. Caro José Alves, abrindo uma conta gratuita aqui na Um Investimentos você poderá ver os gráficos e cotações em tempo real através do Home Broker. Caso tenha interesse entre em contato:

    robson.graciosa@eum.com.br
    11 35253500
    11 84838851

  118. Pretendo investir três mil reais nas ações da Petrobras mas tenho duvidas quanto ao retorno a longo prazo quanto tempo seria se é um bom valor para investir quanto lucraria com esse invetimento uma simulação e o que teria de pagar de taxas para concluir esse nivestimento aguardo resposta atenciosamente

    Francisco Carlos

  119. Ola tudo bem, gostaria de comecar a investir na bolsa de valores, tenho 25 mil reais. E um valor bom para comecar a investir? Seria uma boa idea comprar acoes da petro no momento? Aguardo breve retorno….desde ja agradeco

  120. quero saber se em um investimento de 20 anos eu consigo uma valorização do meu investimento de 3% ao mes. e qual a melhor forma para eu começar a investir em ações

  121. Olá tenho uma renda de ainda 1.000,00 por mês e queria mto lucrar, tenho 22 anos. E queria mto saber sobre bolsa de valores achei uma matéria sobre este assunto que me enteressou mto. Será que eu posso entrar nesse mercado ganhando tão pouco e nada reservado?. Obrigada pela atenção, espero resposta.

  122. Oi onde eu posso estar encontrando um corretor, ou tnm posso estar indo até um banco para o gerente estar me explicando melhor, sobre a bolsa, outra consigo investir só que sem ser através de corretor…..boa noite e obrigada

  123. Ola, quero saber como posso começar a investir pois sou bem novo nese ramo , e se uma pessoa de menor pode investir, e onde posso achar uma corretora(O).

  124. Tenho em mãos um carne de depósitos para compra Certificado do Fundo SPI de Investimento datado de 27.12.1971. Como deve proceder para ter informações sobre esse Fundo, inclusive para possivel resgate desse título??
    Obrigado

  125. quero investir mais naõsei como fazer presizo de mis informaçoes pois quero começar com R$10.000.00,como fazer.

  126. Boa noite Alessandro!
    Parabens pelo site. É de grande utilidade para quem quer dar os primeiros passos em investimentos.
    Bem, eu sou totalmente leigo, ja li alguns artigos e ate um livro, mas naão entendi ainda o mais basico.
    Por exemplo: Comprei 2000 em ações da Petrobras a 0,87 cada ação (por exemplo) a uma hora atras, e agora as ações estão a 0,92. Se eu vender todas as minhas ações nesse valor, eu ganmho 0,5 centavos em cada ação. É “simples assim.

    Ps.: Recomendo o livro “Os axiomas de zurique”

    Abraços

  127. A bolsa não é adequada para pessoas honestas. É puramente um jogo de compra de venda de papéis. Para alguem ganhar é obrigatório que o outro perca. Quem entra vendido acredita que o preço caia, quem entra conprado acredita que vai subir. Um dos dois ficará no prejuizo. E a empresa não tem nada haver com essa luta entre touro e urso.
    Se você já entrou na bolsa bem vindo ao clube dos perdedores anônimos.

  128. Muito bom ter estas informaçães deveria ser mais difunindo este assunto ,pra fazer economia forte e um país mais responsavel pelo crescimento e desenvolvimento

  129. oi, estou com todas as dúvidas do mundo! Mas quero começar a investir na bolsa.
    Só que estou preocupada com esses comentários acima, pois todos são muito antigos.
    Por favor, me passa um blog pra eu sanar minhas dúvidas.
    obrigada,

  130. desculpa, retiro o que disse antes, pois nao tinha visto as msgs com data de julho/11, só as de 2008.
    preciso ter um nextel para acompanhar juntamente com o corretor?

  131. Olá, muito boa tarde a todos.

    Foram postados muito comentários no tópico, mas o mais indicado são para tirar dúvidas é a realização de cursos presenciais.

    Fiz curso em uma empresa chamada HJF – Centro de Treinamentos Pessoal em Finanças. Eles tem um bom material e um nível satisfatório no aprendizado. Vale a pena. Pra quem quiser http://www.hjfct.com.br

    Aprendi bastante de como lidar com os riscos do dia a dia e entender o mercado!
    Fui

  132. gostaria de investir na bolsa de valores com a quantia de 50,00 mensais como faço quero saber passo a passo. sou iniciante tem que ser tudo detalhadamente.

  133. Quer ganhar dinheiro e viver da renda dos juros mensais?
    A bolsa é o melhor negcoio do mundo.
    Mas vc tem que estar bem preparado emocionalmente para perder e ganhar todo dia e toda hora.
    Entender que operações de lucro geram impostos a pagar, que existem taxas e emolumentos, custodia e outros que tiram dinheiro do seu bolso.
    Eu sou “especulador financeiro”, vivo dos rendimentos dos meus investimentos, mas comecei em 2002 na privatização da Vale, dalí nao parei mais, hj tenho mais de R$ 1 milhao aplicados em bolsa, distribuidos em açoes e ETF’s(fundos de indice), quando comecei em 2002 eu tinha R$ 10 mil.
    Como outro post acima diz, as operações são muito faceis, compra-se na queda e vende-se na subida, como em qualquer negocio, seja imoveis, carros, produtos agropecuarios, sei lá mais o que.
    É comercio, mas comercio de palpites, se houvesse previsão, todo “mago, vidente” seria rico, portanto nunca acredite em previsão, é mentira, não funciona, leia o Livro do Max Gunther – Os Axiomas de Zurique.
    É um otimo pontapé inicial, sugiro outros livros de leitura amigavel e simples: Bem Vindo a Bolsa de valores do Marcelo Piaza, Investimewntos Inteligentes do Gustavo Cerbasi.
    Quer saber o melhor local do mundo pra ganhar dinheiro aos montes atualmente?
    A bolsa da Grécia, tá tudo extremamente barato, mas vc tem que gostar de riscos e saber que perder te dá tesão e ganhar te dá orgasmo, e os dois vivem juntinhos.
    Uma de minhas operações semana passada:
    Petr4 em 21/10/2011 – 50000 papeis à R$ 18,67
    Petr4 em 22/10/2011 – 50000 papeis à R$ 19,23
    Lucro Bruto operacional = R$ 0,56 x 50000 = R$ 28.000,00 em menos de 24 horas.
    Por um descuido tive as ordens quebradas e paguei corretagens d+, mas ainda assim ganhei, um lucro liquido de +/- R$ 20.000,00.
    Em 2002 eu nao ganhava esse lucro em 12 meses…
    Enfim, venha para a bolsa, mas estude muito!!!

    Mineirinho*** (Pseudonimo)

  134. Oi sou iniciante tenho dez mil para investir, qual seria o melhor investimento que eu posso fazer com esse dinheiro, quais empresas vc indica ? independente do investimento que vc me passar o retorno é rapido? moro no RJ tem alguma corretora confiavél que vc possa me indicar?
    qual é a porcentagem que ganho por mes em cima desses dez mil?

  135. Caro, percebi que várias pessoas perguntaram sobre o fundo de investimento SPI dos anos 70.
    Eu também possuo cotas deste fundo. Não encontrei uma resposta favorável a este respeito. Poderia me ajudar? Grato.

  136. Olá,
    o Brasil passa por uma boa fase na economia, e vendo isso, tenho pensado em investir na bolça mas tenho puco dinheiro e não posso asumir muitos riscos no momento. Queria saber onde eu posso comessar com um investimento de apenas R$ 200,00.
    obrigado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *