Bolsa de Valores

Como investir dinheiro

Postado por Alessandro Martins em - Outros investimentos

Como investir dinheiro é uma decisão difícil hoje em dia.

Mas que bom. Isso é sinal de que temos muitas opções e não só a caderneta de poupança, como na nossa doce inocência acreditávamos há 30 anos.

Há diversas oportunidades em renda fixa, diversas oportunidades em renda variável, imóveis ou mesmo para investir dinheiro no seu próprio negócio.

O primeiro passo é decidir: renda fixa ou renda variável? O ideal é que você coloque uma parcela em cada uma dessas escolhas. Quanto? A regra dos 100 pode ajudar.

Em tese, a renda fixa tem menos riscos que a variável pois é mais previsível. Em tese.

A especialidade deste blog, no entanto, é investimento na bolsa de valores. Aqui você vai descobrir principalmente:

Você verá que a bolsa de valores como toda renda variável tem seus riscos, mas pode valer a pena: renda variável significa basicamente que rendimentos passados não são garantia de rendimentos futuros.

Como investir dinheiro na renda fixa

Existem diversas modalidades de investimento de renda fixa. Habitualmente, basta ter uma conta em um banco para ter acesso a qualquer uma destas opções.

Mesmo sendo de renda fixa, alguns desses investimentos podem ser pré-fixados (no momento do investimento já se sabe quanto vão render) ou pós-fixados (só se sabe quanto eles renderão ao final do investimento, pois são atrelados a índices como a taxa de juro ou à inflação).

Embora isso não fique claro para o iniciante, quem investe em renda fixa na verdade está emprestando dinheiro ao emissor de um título. A poupança, por incrível que pareça, é um empréstimo ao banco que, para ficar de posse de seu dinheiro, lhe paga um determinado juro.

O mesmo vale para qualquer outro investimento do gênero: títulos da dívida pública, por exemplo, ao neles investir você faz um empréstimo ao governo que lhe promete pagar o valor somado a uma determinada quantidade de juros em uma determinada data.

Como investir dinheiro na renda variável

Ativos de renda variável não podem ter seu lucro previsto no momento da aplicação.

Por isso, sempre que alguém chega por aqui perguntando quanto terá daqui a um ano se investir R$ 10 mil em alguma ação hoje, eu fico sem ter o que dizer.

Depende de muitos fatores, inclusive de como você consegue lidar com as oscilações da bolsa.

Você pode até perder dinheiro.

Os mais comuns:

Para alguns deles, basta ter conta em um banco. Para outros, como ações e opções, é necessário ter conta em uma corretora de valores.

Artigos Relacionados

Gostou? Comente, compartilhe e participe.