Bolsa de Valores

Como investir em ações da Petrobras

Postado por Alessandro Martins em - Insights sobre a bolsa de valores

Ao decidir que investir em ações da Petrobras é realmente o que você quer, provavelmente antes de tudo você terá que aprender como investir na bolsa de valores de um modo geral e passar por todo o processo educativo e burocrático: aprender sobre a bolsa, fazer uma conta em uma corretora e aprender a usar um home broker.

O iniciante na bolsa de valores pode ter a ilusão de que investir na Petrobras é sempre vantajoso por se tratar de uma empresa grande, sólida e importante para o Brasil.

Como investir em ações da Petrobras é meio que senso comum, é bom prestar alguns esclarecimentos: depende da atual tendência da ação (se de alta ou se de baixa) e, diante disso, depende do seu período operacional (curtíssimo, curto, médio ou longo prazo) e de muitos outros fatores.

Não adianta comprar um lote de ações, não importa de que empresa seja, se ela estiver em tendência de baixa e for demorar muito para que sua iniciativa resulte em lucro.

Existem duas ações da Petrobras sendo negociadas na bolsa de valores:

  1. Ações Ordinárias da Petrobras (ON): PETR3
  2. Ações Preferenciais da Petrobras (PN): PETR4

Diferença entre ações preferenciais e ordinárias

  • ações ordinárias concedem o poder de voto nas assembléias da companhia. são sempre nominativas. Nelas, o nome da empresa é seguido da notação ON
  • ações preferenciais oferecem preferência na distribuição de resultados ou no reembolso do capital em caso de liquidação da companhia. O nome da empresa é seguido na notação PN.

Você deve investir em ações PN ou ON? Quais as mais vantajosas?

Artigos Relacionados

Gostou? Comente, compartilhe e participe.