Bolsa de Valores

Ganhar dinheiro na Bolsa de Valores

Postado por Alessandro Martins em - Insights sobre a bolsa de valores

A bolsa de valores é um perigo para aqueles que a olham apenas com os olhos da ganância.

Se como ganhar dinheiro na bolsa de valores é a sua única preocupação e se foi dessa maneira que você chegou até este post minha recomendação é: vá com calma.

O mercado de ações é muito mais complexo do que aquela máxima que costumam ensinar: “Comprar na baixa e vender na alta.” Que, por sinal, está errada. Em primeiro lugar é impossível adivinhar qual é o preço mais baixo de uma ação, bem como não é possível profetizar qual será o mais alto.

O mais correto seria: opere na compra (compre) quando a tendência for de alta e opere na venda (venda) quando a tendência for de baixa. Tentar adivinhar fundos e topos é o primeiro passo para se arrepender na bolsa de valores.

Mas aprender, agora, como identificar tendências e como operar em diferentes situações nelas presentes é colocar o carro na frente dos bois.

Então? Como ganhar dinheiro na Bolsa de Valores?

O primeiro passo é entender o que é a bolsa de valores. Muitas pessoas ouvem o galo cantar e nem sabem onde, principalmente neste momento em que cada vez mais a bolsa de valores vem se popularizando entre as pessoas físicas. Primeiro entenda o básico desse mercado. Vá devagar, mas vá com segurança antes de ter certeza de como ganhar dinheiro na bolsa de valores.

Um bom caminho é visitar a área para iniciantes da Bovespa (hoje conhecida como BM&FBovespa). Lá estão todas as informações de que você precisa para partir do zero absoluto para uma gama razoável de conhecimentos para iniciar sua jornada de investimentos na bolsa de valores.

A seguir, recomendo que faça um curso de bolsa de valores básico a fim de se aprofundar um pouco. Aprenda sobre as diferentes modalidades de investimento – como clubes de investimento, fundos de ações e outros -, sobre análise técnica, análise fundamentalista e descubra qual é a melhor para você.

Se você optar pela análise técnica – também conhecida como análise gráfica ou grafista, por se basear nos gráficos das ações -, procure aprender com especialistas métodos para reduzir riscos, aumentar lucros e tirar maior proveito das possibilidades apontadas pelos gráficos.

Caso ainda não esteja seguro, experimente tudo o que você aprendeu em um simulador da bolsa de valores, comprando e vendendo ações com dinheiro fictício, mas em tempo real, acompanhando os preços e os índices da Bolsa de São Paulo.

Finalmente, quando já estiver seguro, você deve abrir uma conta em uma corretora de valores. Não é possível investir sem o intermédio de uma, mas elas apresentam diversas vantagens, como orientações e o home broker, que permite comprar e vender ações pela internet.

Mas antes de tudo isso, como avisei no início do post, cuja finalidade é mais servir como advertência que para outra coisa, você não ganhará rios de dinheiro na bolsa de valores nem ficará rico de uma hora para outra. Se estiver ciente disso, estará pronto para construir uma base sólida para investir na bolsa de valores.

Artigos Relacionados

Gostou? Comente, compartilhe e participe.