Bolsa de Valores

Como funciona o circuit breaker da Bovespa

Postado por Alessandro Martins em - Uncategorized

O circuit breaker é um dispositivo de segurança da Bovespa.

O período de paralisações serve, entre outras coisas, para que os negociadores tenham tempo de respirar, não entrem em pânico e não agravem uma situação já por si só complicada.

Segundo esse documento da Bovespa, o Circuit Breaker funciona de acordo com algumas regras:

  • REGRA 1: Quando o Ibovespa atingir limite de baixa de 10% (dez por cento) em relação ao índice de fechamento do dia anterior, os negócios na BOVESPA, em todos os mercados, serão interrompidos por 30 (trinta) minutos.
  • REGRA 2: Reabertos os negócios, caso a variação do Ibovespa atinja uma oscilação negativa de 15% (quinze por cento) em relação ao índice de fechamento do dia anterior, os negócios na BOVESPA, em todos os mercados, serão interrompidos por 1 (uma) hora.

E ainda:

  • Não haverá acionamento das REGRAS 1 ou 2 na última meia hora de funcionamento do Pregão;
  • Ocorrendo a interrupção dos negócios na penúltima meia hora de negociação, na reabertura dos negócios, o horário será prorrogado em, no máximo, mais 30 (trinta) minutos, sem qualquer outra interrupção, de tal forma que se garanta um período final de negociação de 30 (trinta) minutos corridos; e
  • Serão cancelados os negócios eventualmente registrados após a ultrapassagem dos limites citados nas REGRAS 1 ou 2.

Resumindo:

  • Se o índice da bolsa cai mais de 10% comparativamente ao fechamento do pregão anterior, ele é acionado. As negociações ficam paralisadas durante 30 minutos
  • Se, ao retornarem as negociações depois dessa meia hora, o índice registrar mais 5% de queda (perfazendo um total de 15% de baixa no dia), o circuit breaker é novamente acionado. Desta vez as negociações ficam paradas durante 60 minutos.
  • Sempre haverá pelo menos mais meia hora de negociação após o acionamento desse dispositivo de segurança. Um pregão nunca termina com o acionamento do circuit breaker. A intenção é permitir que os negociadores ajustem suas posições.

Ainda bem que há o circuit breaker. Sabe lá até onde o índice iria hoje.

Artigos Relacionados

Gostou? Comente, compartilhe e participe.