Bolsa de Valores

Candles ou candlesticks, uma ferramenta para interpretar o movimento de preços das ações

Postado por Alessandro Martins em - Análise técnica da bolsa de valores Tudo sobre Bolsa de Valores

Quando você começar a estudar os gráficos formados pela movimentações dos preços nas bolsas de valores vai deparar com coisas assim:

grafico-da-bolsa-de-valores.jpg

É um pouco diferente daqueles gráficos parecidos com eletrocardiogramas que você via nos quadrinhos, no escritório do Tio Patinhas. Esse tipo de gráfico traz mais informações. A ferramenta que possibilita isso é chamada de candle ou candlestick, uma importante figura para a Análise Técnica do mercado de ações:

candle_de_alta_e_candle_de_baixa.jpg

Sim. Os candles parecem uma vela com dois pavios. Daí o nome. Elas foram criadas no Japão em meados do século XVIII, nas antigas bolsas de arroz de Osaka.

Quando vazadas ou claras são de alta. Quando escuras, são de baixa.

O pavio de cima corresponde ao preço mais alto do período avaliado, seja um dia, uma hora, quinze, cinco ou um minuto. O pavio de baixo é o preço mais baixo atingido durante o período.

A parte mais grossa do candle corresponde à variação entre a abertura e o fechamento do preço durante o tempo em que a ação é observada.

Se você você analisa um candle claro – de alta -, deve considerar que o preço de abertura do período analisado é o de baixo e o de fechamento, o de cima. Claro: se é um candle de alta, faz sentido pensar que ele começou mais barato e terminou mais caro.

O raciocínio é ao inverso se for um candle de baixa. Considere então que o preço de abertura é o de cima e o de fechamento é o de baixo. Os preços começaram com determinado valor e durante um dia – por exemplo – foram caindo e chegaram ao valor correspondente ao fechamento.

A seqüência de candles muitas vezes formam padrões que ajudam ao analista e ao investidor preverem com mais ou menos precisão o que o mercado reserva a seguir.

Alguns desses padrões têm nomes um tanto sugestivos e até engraçados como Bebê Abandonado na Baixa, Martelo Dragão Voador de Alta, Three White Soldiers Bullish, Black Cloud e outros. Se tiver curiosidade, algumas páginas ensinam padrões de candles mais famosos.

Por enquanto, o que didaticamente é interessante o iniciante na bolsa de valores saber é o significado de cada um desses momentos:

  • Preço de abertura: grosso modo, mas não necessariamente, a opinião dos leigos.
  • Preço de fechamento: tende a refletir a opinião dos profissionais. Depois de observar a movimentação de preços durante o dia, no final ficam mais ativos e influenciam o final do pregão.
  • Preço máximo: o limite da força dos compradores que, com suas compras, empurraram o preço para cima.
  • Preço mínimo: o limite da força dos vendedores que, com suas vendas, empurraram o preço para baixo.
  • A distância entre a máxima e a mínima: quanto maior, maior a atividade daquele mercado. Uma distância grande – um candle compriiiiiido – revela um mercado em ebulição. Uma distância pequena, um mercado com pequeno interesse.

Os gráficos de suas ações também podem ser vistos em linha, como aqueles que havia no escritório do Tio Patinhas (em geral com uma linha que saía do quadro e ia em direção ao teto).

Mas isso é uma outra história que deve ser contada em outra ocasião.

Artigos Relacionados

Gostou? Comente, compartilhe e participe.