Bolsa de Valores

Bovespa

Postado por Alessandro Martins em - Dicas da bolsa de valores Tudo sobre Bolsa de Valores

Bovespa hoje ainda é o nome pelo qual muitos investidores, por costume, chamam a Bolsa de Valores de São Paulo. Desde maio de 2008, quando houve a fusão com a Bolsa de Mercadorias & Futuros, o nome passou a ser BM&FBovespa.

Talvez porque o novo nome seja mais longo e mais difícil de falar, talvez porque o Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa) ainda tenha esse nome, muitos investidores e pessoas leigas ainda buscam informações usando o nome antigo: Bovespa.

A BM&FBovespa, ou Nova Bolsa (como ficou conhecida na época da fusão), é o principal ambiente brasileiro de negociação de ações e derivativos e tem sua sede em São Paulo. Diversas outras bolsas, em outros estados, como a do Paraná e a do Rio de Janeiro, foram a ela integradas a partir do ano 2000, uma Bovespa online totalmente.

A Bolsa de Mercadorias & Futuros era a maior bolsa brasileira. Com a fusão entre as duas, a BMF Bovespa tornou-se a terceira maior bolsa de valores do mundo e a segunda das Américas em valor de mercado.

Simulador Bovespa

Existem muitos sites que fornecem uma eficiente simulação Bovespa, para aqueles que querem ingressar no mundo da bolsa de valores com as cotações Bovespa em tempo real.

Sugerismo alguns destes sites neste post: Bovespa Simulador.

História da Bovespa

A BM&FBovespa nasceu em 1890 como Bolsa Livre, criada por Emílio Rangel Pestana, como um simples escritório na capital de São Paulo, que fornecia serviços de negociações de títulos. Inicialmente, contava com 93 associados.

Em 1895 passou a ser a Bolsa de Fundos Públicos de São Paulo. Só em 1934 passou a para o Palácio do Café, chamando-se Bolsa Oficial de Valores de São Paulo. Até a década de 1960, as bolsas de valores eram instituições corporativas ligadas aos estados. Os corretores eram nomeados pelos governos estaduais.

Foi em 1965 e 1966 que todas elas se transformaram em associações civis autônomas – administrativa, financeira e patrimonialmente -, instituições sem fins lucrativos.

Foi nessa época que a figura do corretor de fundos públicos foi substituída pelas das sociedades corretoras ou, como hoje são conhecidas, corretoras de valores.

Finalmente, em 1967, a instituição passou a ser conhecida como Bolsa de Valores de São Paulo. Saiba mais sobre isso no Bovespa Cursos: veja o link no nosso post sobre cursos de bolsa de valores.

Desde então muita coisa evoluiu. Você pode obter muitas informações sobre a Bovespa no seu site: cotações Bovespa, ações Bovespa, índice Bovespa e muito mais. Mas isso ainda é muito pouco, você não só pode obter informações pela internet como também todo e qualquer investimento é feito pela internet através dos home brokers.

Artigos Relacionados

Gostou? Comente, compartilhe e participe.

Deixe seu comentário