Bolsa de Valores

Aplicação em ações da bolsa de valores

Postado por Alessandro Martins em - Dicas da bolsa de valores Tudo sobre Bolsa de Valores

Há pelo menos três maneiras mais conhecidas para se fazer uma aplicação em ações da bolsa de valores.

  • Fundos de investimento
  • Clubes de investimento
  • Comprando ações através de uma corretora de valores

Aplicação em ações da bolsa de valores através de fundos de investimento

Fundos de investimento é a forma mais rápida e simples de aplicar em ações da bolsa de valores, porém é uma forma mais passiva.

Se você tiver uma conta bancária, o que é bem provável, verifique com o seu gerente a possibilidade de comprar cotas de um fundo de investimento.

Existem diferentes perfis de fundos de investimento. Alguns mais agressivos, alguns menos. Alguns são voltados para ações, outros tem características de apostar em dividendos e todos, em maior ou menor grau, mantém em suas carteiras uma parcela investida em investimentos de renda fixa.

Você precisa verificar o valor da taxa administrativa, que é cobrada em forma de uma porcentagem sobre o seu lucro. Em todos os fundos de investimento, você verá uma recomendação clássica: rendimentos passados não são garantia de rendimentos futuros. Típico de investimentos em renda variável.

aplicação em ações da bolsa de valores foto

Aplicação em ações da bolsa de valores através de clubes de investimento

Parecido com os fundos de ações, no que diz respeito à possibilidade de entrada com valores mais baixos. Em vez de comprar individualmente um lote de 100 ações, que para um investidor individual pode custar bastante, no clube de investimentos um grupo de pessoas (que se conhece, ou não) se reúne a fim de investir juntos.

É como se fosse uma vaquinha. E, então, juntos decidem quais ações comprar, quais vender e qual, enfim, será a característica de seu investimento. Em alguns casos isso pode até parecer uma reunião de condomínio.

Você pode querer criar o seu clube de investimento, mas normalmente o modo mais fácil de entrar nessa modalidade é pelo intermédio das corretoras de valores. Elas já tem os clubes de investimento montados e é só comprar uma ou mais cotas para começar a participar. Além disso, assim, você evita as dores de cabeça de gerenciar um clube desses: dizem que todos os clubes que são formados por amigos e parentes acabam em briga.

São tantas emoções, não é mesmo minha gente?

Aplicação em ações da bolsa de valores através da corretora

É o jeito mais conhecido de se investir na bolsa de valores.

Você liga para a corretora de valores (no caso de ordem através da mesa) dá sua ordem de compra e venda e o operador a executa.

Normalmente, agora, o jeito mais comum de se fazer isso é através do home broker, em que você compra e vende ações através da internet. A própria corretora fornece o sistema para que você possa fazer isso.

Se você quer fazer uma aplicação em ações da bolsa de valores dessa maneira, sugiro que leia alguns de nossos posts para ter mais esclarecimento:

Artigos Relacionados

Gostou? Comente, compartilhe e participe.