Bolsa de Valores

Ações preferenciais

Postado por Alessandro Martins em - Dicas da bolsa de valores Tudo sobre Bolsa de Valores

Temos, dentre as principais subdivisões a que podemos submeter as ações, as ações preferenciais e as ações ordinárias na Bolsa de Valores.

As ações preferenciais, seguidas das letras PN, diferentemente das ações ordinárias, não lhe dão direito à voto nas assembleias das empresas.

No entanto, no volume de compra que nós, pequenos investidores, mesmo os médios, fazemos, eu me pergunto por que gostaríamos de exercer direito de voto em uma assembleia. Considere que muitas empresas com ações de primeira linha, têm bilhões de ações sendo negociadas na Bovespa. Imagine o que apenas um lote de 100 ações representa nesse oceano.

Talvez, para o pequeno investidor tenha maior valor negociar ações preferenciais mesmo: o nome já diz.

Elas lhe dão preferência em diversos aspectos: recebimento de dividendos, reembolsos em caso de liquidação da empresa e outros.

Uso das ações preferenciais e ordinárias

Um uso particularmente interessante para essas duas categorias de ações, caso a empresa os tenha é buscar confirmação de movimentos e tendências.

Digamos que eu esteja investindo nas ações preferenciais da Petrobras (PETR4). De repente, eu vejo um sinal, no gráfico de que o valor das ações pode vir a cair. Se os meus setups não me derem certeza suficiente para decidir o que fazer (caso você, de um modo correto, já não tenha decidido tudo o que fazer), você pode verificar se a tendência se confirma nas ações ordinárias.

Artigos Relacionados

Gostou? Comente, compartilhe e participe.