Bolsa de Valores

Ações ordinárias

Postado por Alessandro Martins em - Tudo sobre Bolsa de Valores

O que são ações ordinárias?

Ações ordinárias podem ser reconhecidas pela sigla ON no seu final. Nem sempre uma ação ordinária vem acompanhada de sua respectiva sigla. Aí você vai precisar conhecê-las um pouco mais.

Por exemplo, a ação ordinária da Petrobras é a PETR3 e a ação ordinária da Vale é VALE4.

Ação ordinária: características

A ação ordinária dá direito à voto nas assembleias das empresas. Porém, se você tem um lote de 100 ações da Vale, nem adianta se arvorar. A Vale tem bilhões de ações. Para que seu voto represente alguma coisa em uma assembleia da empresa você precisa de uma participação um pouco maior.

Para investidores pessoa física são muito mais interessantes as ações preferenciais: aquelas seguidas de PN depois do nome. Elas são preferenciais porque têm preferência na hora do pagamento de dividendos e outros benefícios. Ou mesmo na hora do reembolso, na hora da liquidação de uma empresa.

O que é uma ação

Uma ação é uma pequena parte do capital social de uma empresa. Por exemplo, se uma empresa vale R$ 1 bilhão e tem 1 bilhão de ações, em tese, cada ação vale R$ 1. Ao comprar uma ação você passa a ser sócio da empresa. Se o valor da empresa aumenta ou se sua ação sobe por outros fatores, a diferença entre o valor de compra e o atual valor (caso você venda a ação) é o seu lucro.

Se quiser entender mais sobre ações leia nosso artigo: O que é uma ação e também Qual a diferença entre uma ação ordinária e preferencial.

Como comprar ações ordinárias

Comprar e vender ações, sejam ordinárias, sejam preferenciais, só pode ser intermediado por uma corretora de valores. Recomendo que você dê uma olhada em nossos artigos:

Antes de começar a investir em ações considere investir tempo e dinheiro em sua educação. A bolsa de valores não é um espaço para aqueles que estão despreparados.

Artigos Relacionados

Gostou? Comente, compartilhe e participe.