Bolsa de Valores

Ações de primeira linha

Postado por Alessandro Martins em - Dicas da bolsa de valores Tudo sobre Bolsa de Valores

Ações de primeira linha também são conhecidas como blue chips.

Usualmente, são ações de empresas de boa reputação econômica, de grande porte e, normalmente, as ações de primeira linha compõem o Índice de Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (Ibovespa). Além de terem comprovada lucratividade histórica.

Os primeiros exemplos que nos vêm à mente são as ações da Petrobras e da Vale, mas existem muitas outras na Bovespa.

Para os iniciantes e para os partidários da Análise Técnica são as ideiais. Com sua grande liquidez e alto volume de negócios, as ações de primeira linha tem movimentos mais fáceis de serem estimados e é mais fácil de encontrar compradores e vendedores imediatamente ao acionamento de um setup de compra e venda.

Isso não quer dizer que as ações de segunda linha ou as ações de terceira linha são qualititativamente inferiores às ações de primeira linha. Isto apenas significa que é mais rápido, fácil e seguro fazer negócios com elas considerando-se alguns aspectos. Pode haver situações em que as ações de segunda e terceira linha sejam interessantes, mas num primeiro momento você deve considerar que as ações que compõem o Ibovespa são responsáveis por 80% dos negócios realizados diariamente na BM&FBovespa.

Ações de primeira linha

Comprar ações de primeira linha

Um aspecto importante é considerar que você não deve comprar um papel apenas porque ele é uma ação de primeira linha.

Você deve estar seguindo um plano, seja de curto, médio ou longo prazo. Esse plano deve ter considerado fatores objetivos, sejam eles da análise técnica ou da análise fundamentalista.

Além disso, para evitar ser levado por fatores subjetivos ou pelas emoções, você deve sempre posicionar seus stops de compra e venda, no momento de dar a ordem de compra ou venda.

Caso você tenha se interessado pelo que estou escrevendo e não tenha entendido muita coisa, sugiro que faça já um curso de bolsa de valores e se inscreva em um simulador da bolsa de valores para se habituar ao jargão. Um simulador vai ajudar você a se acostumar com os movimentos da bolsa de valores, principalmente se você tratar o seu “dinheiro de mentirinha” como se fosse seu.

Artigos Relacionados

Gostou? Comente, compartilhe e participe.