Bolsa de Valores

Como abrir capital na bolsa de valores

Postado por Alessandro Martins em - Dicas da bolsa de valores Tudo sobre Bolsa de Valores

Para ter ações negociadas na bolsa de valores, uma empresa deve passar por um processo chamado de abertura de capital. Certamente você ouviu falar da recente abertura de capital do Facebook, por exemplo.

Por que abrir o capital? Quais as vantagens? Como fazer isso?

Ainda que você não seja empresário ou que não tenha uma empresa nas condições suficientes para negociar ações na bolsa de valores, talvez você se interesse em conhecer esses tramites para entender melhor o funcionamento do mercado de ações.

Segundo um levantamento feito em parceira entre Amcham-Brasil, Ernst & Young Terco e BM&FBOVESPA, em cinco cidades, 49% das companhias cogitam abertura de capital.

As empresas de capital aberto utilizam-se da bolsa de valores para captar recursos dos investidores. Assim podem financiar projetos de investimento, crescerem frente ao mercado, tornando-se assim muito mais competitivas, ganhando mais credibilidade ao exporem publicamente seu valor.

O primeiro passo é fazer um pedido de registro de companhia na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que regula e fiscaliza o mercado de capitais brasileiro. Ao mesmo tempo, a empresa pede a listagem na BM&FBOVESPA.

Para entender esse caminho, a BM&FBOVESPA disponibilizou uma cartilha bastante esclarecedora sobre o tema.

Aprenda também como funciona a bolsa de valores

Artigos Relacionados

Gostou? Comente, compartilhe e participe.