Invista em livros que ensinam a ganhar dinheiro na Bolsa de Valores
Powered by MaxBlogPress  

RSS Feed for This PostAprenda sobre investimentos

O que fazer com a bolsa de valores em crise?

Estou totalmente líquido no momento. Isto é: com o dinheiro na mão, sem ações compradas ou vendidas.

Isso não quer dizer que eu não tenha tomado algum prejuízo. Um resto de ações da Vale (VALE5) em que eu estava comprado foram vendidas no início deste pregão. Pouco antes do circuit break de hoje. Mesmo essas, nas quais, até uma semana atrás, eu apostava uma recuperação para o longo prazo, foram vendidas.

Daqui a uma semana, pode ser que o cenário mude totalmente. Mas, sinceramente, não é isso o que eu vejo agora. E quer saber? Eu posso estar errado. Ali em cima está escrito: Um Investidor Iniciante na Bolsa de Valores.

A maior dúvida dos iniciantes, agora, deixou de ser sobre a compra ou a não compra. Para um novato nesse tipo de investimento, comprar neste momento seria pura e simples falta de juízo.

A dúvida passou a ser: seguro ou vendo?

E, quando já se acumula possivelmente 50% de prejuízo ou mais, essa é uma decisão bem difícil. Eu decidi vender as ações que ainda tinha, mas se alguém me perguntasse o que fazer, eu não saberia o que dizer: as decisões mais dificeis são aquelas que só você pode tomar por você. Ninguém mais.

Minha intenção, no momento, é esperar os preços ficarem ainda menores para voltar a operar e, ainda assim, quando a Bolsa de Valores assumir uma tendência clara de alta.

Para ser mais sincero ainda, se não fosse o fato de eu seguir as regras básicas que devem ser seguidas antes de qualquer um entrar na Bolsa de Valores, eu estaria muito frustrado agora.

Sugestões de leitura (sério; leia)

Basicamente as regras, esmiuçadas nos artigos acima, são:

  • NÃO invista na Bolsa de Valores dinheiro comprometido: seja com dívidas, compras de bens de maior valor ou se você não é capaz de suportar grandes perdas.
  • NÃO invista se você não é capaz de assumir os riscos que a renda variável tem. Saber que há riscos é diferente de assumir que esses riscos existem. Geralmente que apenas sabe dos riscos - sem ser capaz de assumi-los - passa a culpar alguma pessoa ou entidade pelas suas perdas. Os paraquedistas conferem pessoalmente se seus paraquedas estão bem dobrados antes de saltar pelo mesmo motivo: se ele não se abrir, não adianta nada culpar outra pessoa (Na verdade, não são os paraquedistas que conferem seus equipamentos: entenda isso; no entanto, considero que a metáfora, mesmo errada, dá a entender o que eu quero dizer e, mesmo com o sentido corrigido, ela ganha outros sentidos bastante significativos).
  • NÃO coloque tudo o que você tem na Bolsa de Valores. A maior parte dos meus investimentos, esmagadoramente, está na renda fixa. Em Títulos do Tesouro e até na Poupança.
  • NÃO invista na Bolsa de Valores pensando que você vai ganhar dinheiro fácil. É uma pena que a memória não é transmissível através das gerações. As lições aprendidas nas últimas semanas serão esquecidas por nossos filhos e netos.
  • NÃO invista na bolsa se você não sabe o que está fazendo. Se você não sabe o que está fazendo, até atravessar a rua é perigoso. Você deixaria seu filho de três anos atravessar a rua sozinho? Não. Pois ele não sabe o que está fazendo. Simples assim.

Crises sempre vão existir. Só os verdadeiramente responsáveis conseguem se reerguer depois delas.

Quer investir?

  • Os livros mais vendidos sobre finanças pessoais
  • URL para trackback

    1. 9 Comentário(s)

    2. Por Clovis on 10.10.2008 | Reply

      Na minha opinião a melhor alternativa até agora é segurar…

      Eu digo isso porque vejo que os grades “tubarões” do investimento estão tirando a mão do bolso e comprando empresas sólidas por menos do que elas valem.

      E pelo que sei.. a VALE é uma ótima empresa…

      Creio que no longo prazo, a resposta era segurar mesmo.

    3. Por Fernando on 10.10.2008 | Reply

      É estranho, talvez até sádico… Mas descobri que sinto mais prazer em ver a bolsa cair eu estando fora do que ver ela subir eu estando dentro.

      Pode ter uma explicação bonita: se estamos comprados, ficamos mais tensos, mais ligados, com medo de que repentinamente ela caia e percamos o lucro. Se estamos vendidos e ela repentinamente sobe, ficamos aborrecidos também, mas não “perdemos”, apenas “deixamos de ganhar”.

      Pode ter uma explicação feia: gostarmos de ver o circo pegar fogo… Porque pensamos que somos mais espertos e nos safaremos antes…

      Abraço!

    4. Por Fabiano Franz on 10.10.2008 | Reply

      Apenas uma correção: os pára-quedistas em geral NÃO conferem pessoalmente a dobragem de seus equipamentos. O motivo é simples, a dobragem de um pára-quedas é um procedimento complexo, logo é mais seguro delegar a um profissional de dobragem, que já realizou milhares delas em sua vida. ;-)
      Aliás, muito pára-quedistas já perderam a vida justamente por quererem dobrar seus velames pessoalmente, sem a devida habilitação.
      A parábola ganha novo sentido, mas creio que continua válida. :-)
      Um abraço!

    5. Por Weydson on 11.10.2008 | Reply

      Essa queda da bolsa eu acho que ainda vai demorar um pouco para estabilizar. Na proxima semana eu ja diria que é um bom tempo pra comprar ações, com essa crise os preços estão caindo. E se quer um investimento a longo prazo, vale mais comprar agora que os preços estão baixos, que comprar quando voltarem a subir.

    6. Por Alessandro Martins on 11.10.2008 | Reply

      Weydison,

      que bom que você está com tantas certezas. Eu vou preferir esperar a tendência se reverter com mais vigor. Com o FMI prevendo recessão mundial para os próximos anos, talvez outras alternativas sejam melhores…

      Pessoalmente, neste contexto, prefiro não tentar adivinhar fundos.

      Abraços!

    7. Por Alessandro Martins on 11.10.2008 | Reply

      Putz, Fabiano!

      Tá vendo o que dá a gente falar do que não entende?

      Achei que a parábola seria boa, mas eu teria então que usar um outro tipo de profissional de risco para fazer a metáfora.

      De qualquer forma, como você disse, isso dá um outro sentido à coisa.

      Vou ali arrumar e já volto.

      Abraços do Alessandro!

    8. Por Alessandro Martins on 11.10.2008 | Reply

      Fernando,

      muito obrigado por seus artigos. Teve uma boa repercussão. Tenho a impressão de que as pessoas gostaram.

      Abraços do Alessandro.

    9. Por Alessandro Martins on 11.10.2008 | Reply

      Clóvis,

      pode até ser, mas há muita diferença entre comprar quando se estava líquido, comprar quando se já estava comprado e comprar quando se é um “tubarão”.

      Aliás, muitos tubarões também se deram mal acreditando em histórias de valor real, valor baixo, valor alto. O valor de uma ação é quanto o mercado está pagando… mas, enfim…

      O fato é que agora só compro em tendência real de alta e baseado apenas em minhas próprias opiniões.

      Abraços do Alessandro!

    10. Por Fernando on 13.10.2008 | Reply

      Eu é que agradeço o espaço…

      Eu queria falar, você quis mostrar e pessoas quiseram ler. Ciclo fechado.

      Abraços.

    1. 1 Trackback(s)

    2. 10.10.2008: Circuit Breaker - A bolsa foi pro brejo!

    Deixe um comentário