Ibovespa: a proximidade dos 66 mil pontos
Por Alessandro Martins, em 24.4.2008 em Análise Técnica do mercado de ações, O que os oubros blogs sobre investimento estão dizendo
Diversos outros blogs estão na expectativa da chegada do Ibovespa aos 66 mil pontos.
Como afirmei em artigo anterior - apoiado nas palavras do analista Leandro Ruschel -, se essa importante resistência for ultrapassada isso pode significar uma retomada mais rigorosa de uma tendência de alta. Ele ainda disse que o mais tradicional - e provável, portanto - é que isso aconteça para além da metade do ano e não agora.
Outros blogs que sinalizam a proximidade dos 66 mil pontos.
- Dr. Fox observou o momento, mas também o baixo volume de negócios: pouca força para o rompimento?
- O Investmaníacos também notou a proximidade, mas também observou para onde pode voltar o índice. O blog fala em 56 mil pontos. Outros em 58 mil, como suporte.
- Bolsa Hoje: projeta, em caso de rompimento, alta do Ibovespa, de prazo de dois a oito meses até os 75.600, podendo depender do desempenho das bolsas americanas. Ontem o editor observou que enquanto os americanos subiram, os brasileiros caíram, afastando-se da resistência
Em caso de rompimento da marca, o Ibovespa tem projeções que vão dos 70 aos 77 mil pontos durante este ano, dependendo do analista.
O que eu acho disso? olhando para o gráfico semanal, vejo que de fato o índice vem se aproximando dos 66 mil pontos.
Porém, o volume vem caindo.
E o que diz uma das mais fundamentais leis de Dow?
O volume deve confirmar a tendência.
Veja bem: Dow não disse que o volume pode acompanhar a tendência. Nem que o volume talvez deva acompanhar a tendência. Ele deve.
Pode acontecer algo diferente disso? Pode. Mas não é a regra.
Portanto, não será agora. Se o seu plano era operar mais violentamente na compra, é bom esperar que tudo se confirme.

