Se você é novo aqui, deveria ler; e, se não é… também deveria!
Por Alessandro Martins, em 23.4.2008 em Dicas de sites sobre dinheiro e finanças pessoais
O pai dos blogs, Jon Barger, disse recentemente que um bom blog deve repetir alguns links passados para que os novos visitantes também tomem conhecimento deles.
Isso também se aplica a artigos antigos certamente.
Ultimamente notei que o número de assinantes de feeds - por agregadores e por email - aumentou bastante.
Talvez você seja um deles e esteja um tanto perdido.
Decidi reunir links para quatro ou cinco artigos essenciais para que você se sinta mais a vontade com o vocabulário aqui usado e com os temas abordados.
- Como começar a investir na Bolsa de Valores: esse artigo está em destaque, na página inicial do blog. Deixei-o ali pois a principal dúvida de quem chega ao Iniciante na Dúvida é justamente essa: como começar? Nele você encontra outros links para artigos bem básicos.
- Por que criei este blog: demonstra uma das principais características deste trabalho. Muita chega até mim com dúvidas avançadas, imaginando que eu sou um George Soros da vida. Não sou. Provavelmente tenho tantas dúvidas quanto os leitores. Se eu não sei responder, digo que não sei e, a seguir, vou pesquisar. Se não encontro a resposta, encaminho o leitor para outro blogueiro mais experiente.
- Conheça o mapa do site: o mapa do site pode ser útil para você por diversos motivos. Um deles é encontrar todos os artigos em ordem cronológica. Mas lembre-se, isto é um blog: os artigos estão em ordem cronológica inversa. Assim, procure o intertítulo que diz “Todos os Artigos” e vá para o final dessa seção. Os artigos mais básicos estão no final dela.
Fórum
- Fórum Pivot de Alta: criei o fórum porque justamente não dou conta por um lado do volume de perguntas e, por outro, da complexidade de algumas questões. O fórum é a possibilidade de os leitores se ajudarem uns aos outros.
Links externos
Definitivamente, este blog não é um repositório de todo o conhecimento sobre a Bolsa de Valores.
Como dizia aquele antigo seriado, a Verdade está lá fora.
Os seguintes sites são muito úteis para iniciantes e macacos velhos.
- ADVFN: para ver gráficos das ações e índices, identificar topos e fundos, resistências e suportes e acompanhar demais estudos gráficos
- Bovespa: você quer invertir na bolsa e passou aqui antes de passar no site da Bovespa? Que tal começar do jeito certo? Eles têm uma ótima sessão para iniciantes.
- Portal do investidor: leu esse blog todo e não entendeu nada? Pode ter certeza de que no Portal do Investidor você vai entender melhor


