Invista em livros que ensinam a ganhar dinheiro na Bolsa de Valores
Powered by MaxBlogPress  

RSS Feed for This PostAprenda sobre investimentos

Por que operar na bolsa de valores pelo banco é uma má idéia

Se você é cliente de algum banco de porte pode vir a se sentir tentado a usar a corretora a ele vinculada. Pode ser uma má idéia. É comum que os bancos deixem a desejar no que diz respeito à bolsa de valores. Isso se deve a diversos motivos.

Bancos têm uma postura conservadora

Por terem uma postura conservadora, os clientes sofrem uma série de restrições naturais. Por exemplo: você corre o risco de ter de esperar a compensação física de suas ações antes de poder vendê-las novamente. Isto é: você compra suas ações no dia 2 de dezembro e, mesmo que ela comece a despencar, no dia 3, só vai poder vendê-las no dia 6 de dezembro enquanto assiste seu patrimônio diminuir. Até trocar um cheque é mais fácil que isso.

Em uma corretora normal, você pode comprar ações e, na absoluta maioria dos casos, vendê-las minutos depois se for preciso.

Stops impossíveis

Nesse cenário - o da necessidade de compensação física -, fica impossível tomar medidas de segurança como estabelecer um máximo de perda e um objetivo de lucro, com o stop loss e o stop gain, respectivamente, automatizando a venda do ativo quando da chegada de determinado preço.

Para os bancos, clientes na bolsa de valores são mau negócio

O dinheiro que estaria no banco, sendo usado nos investimentos e negócios do banco, passa a ser usado para pagar um negócio e um investimento que é seu. É um dinheiro sem muita utilidade para a empresa. Enquanto seu dinheiro está com o banco, ele pode ser usado para empréstimos ou para a compra de títulos de dívida pública. Ou você achava que sua grana ficava parada na conta corrente? Se você não sabe usar seu dinheiro, o banco sabe. Mas para benefício dele mesmo. Não para o seu. Sempre que você vir uma pessoa sorrindo em uma propaganda de banco, pense que ela deve ser da família dos banqueiros.

Bancos vão preferir que você esteja em fundos operados pelo próprio banco

Embora ainda seja mais lucrativo que deixar seus investimentos na caderneta de poupança, nos fundos o dinheiro permanece na instituição e a empresa pode continuar a fazer as operações que lhe dão mais lucros, mas que são menos adequadas a quem pretende ter um dinheiro mais independente.

Bancos são grandes e lentos

Ainda que as instituições bancárias tenham percebido que diversos de seus clientes estão se interessando pela bolsa de valores e tenham começado a oferecer serviços mais ágeis, essa adaptação ainda vai levar um tempo. Até prova em contrário, as corretoras dos bancos sempre estarão atrás até da mais conservadora e antiquada corretora convencional.

Quer investir?

  • Compre livros que ensinam a ganhar dinheiro na Bolsa de Valores
  • URL para trackback

    1. 28 Comentário(s)

    2. Por Bernardo Pina on 7.11.2007 | Reply

      Cara, é verdade… Operar por banco é muito ruim. Na minha primeira aventura na bolsa, operei pelo Banco do Brasil. Esperava mais de uma semana para a compensação física.

      Quanto aos stops, isso eles permitiam que nós definíssemos.

      Mas eu precisei vender as ações e saí da corretagem deles. Minhas próximas opções com empresas de corretagem já estão definidas e nenhuma dessas opções é algum banco! ;)

    3. Por Fábio Valgas on 7.11.2007 | Reply

      Eu gosto quando alguém expõe os argumentos para responder uma pergunta cuja resposta sempre me foi óbvia, mas que nunca parei pra pensar sobre o porque de ser.

      Pra mim era óbvio ser ruim operar através do banco porque, afinal, existem corretoras. Se bastasse operar pelo banco não faria sentido a quantidade de corretoras que tem por aí.

      Agora toda vez que me perguntarem por que não operar pelo banco posso responder: Porque aquelas pessoas sorrindo na propaganda, meu filho, são todas parentes do dono. Por isso.

      Parabéns pelo blog, Alessandro.

    4. Por David Valdir Gris on 7.11.2007 | Reply

      Ola Alessandro..

      “Pra completar, há o clima de euforia excessiva para aqueles que vão chegando só agora depois de uns quatro anos de tendência altista.”

      Essa frase sua de um recente post resume meu interesse sobre o mercado de ações.
      Tenho 19 anos e já a algum tempo o assunto me chama a atenção, mas como não possuia dinheiro para começar ficava somente nas intenções.

      Curso o 3º de Engenharia Elétrica e tenho pouco tempo para ler e me informar sobre o assunto. Andei conseguindo um estágio, e juntamente com umas economias pretendo estudar a fundo o assunto durante as férias bem como talvez fazer um curso para iniciantes sobre o mercado de ações para, no mínimo, entender e ter condições paupáveis para investir.

      Li recentemente uma frase que dizia que antes da crise de 1929 um famoso investidor da época(cujo nome me foge no momento) resolveu dar fim a suas ações, pois se na época até os engraxates possuiam ações, predisse que havia “uma bolha na bolsa”.

      A se levar em conta a última capa da revista ÉPOCA, que mostra um investidor dizendo que ganhou um milhão na bolsa, entrando com R$4000,00, juntamente com as grandes altas da bolsa, é de se esperar realmente um clima de grande euforia em torno do assunto nos próximos tempos.

      Mas enfim, para resumir, gostei muito do seu blog, tem muita informação, já vi o o do Marcos Carvalho, e também o site da Leandro&Stormer. To querendo me assuntar mais sobre o mercado, e gostaria de algumas opiniões.

      1) Que livros vc começou lendo sobre o mercado?
      2) O que vc acha da idéia de fazer um curso para iniciantes? (já que eu moro em Foz do Iguaçu e vou ter que gastar um pouco pra isso)
      3) Como que eu procedo para encontrar um corretor longe de um grande centro?
      (Inicialmente eu ia investir pela Caixa, mas coincidentemente hoje entrei no seu blog pela primeira vez e me deparo com um post sobre o assunto, que lógico, me fez esquecer a idéia
      4) Qual a possibilidade de movimentar sem muito tempo disponível? Vc trabalha ou é só investidor mesmo?
      5) O que vc acha dessa euforia da mídia em torno da bolsa no últimos tempos? As altas devem se manter? Ou o mercado vai andar de lado por um tempo?

      Bom, falei demais, espero não estar sendo inconveniente, e que possa me responder em breve, por email ou pelo blog mesmo.

      Att, David.

    5. Por Adam Victor Nazareth Brandizzi on 7.11.2007 | Reply

      Opa, ótimo aviso! Eu devo receber aqueles complementos naturais do final do ano (13º e férias) e já estava pensando em investir através da corretora de um banco… Obrigado mesmo por avisar :)

    6. Por opportunity on 8.11.2007 | Reply

      Parabéns pelo blog muito elucidativo. Principalmente a matéria que comenta sobre os HB, dos bancos.
      Nos exploram com tarifas absurdas,trabalham com o nosso dinheiro, e não nos pagam dividendos, e quando pensamos que vamos escapar para a Bolsa, nos punem com o seu HB rudimentar.

      Não confio na bolsa, nunca investi, e passei esta semana inteira monitorando os pregões, e notei o clima de oba oba.

      O preço da maioria das ações está inflado, e as baixas estão mais do que pronunciadas, só não vê quem não quer.

      A GF mesmo está arrebanhandom,cada vez mais investidores para os seus fundos, com lucros de até 140% ao ano, e viva o milagre.

      A Varig deu quase 100% na terça-feira, só não fica rico quem não quer ( detalhe que a empresa está falida) rs.

      Confesso que fiquei tentado em entrar na bolsa esta semana, mas estudando as análises tecnicas e fundamentalistas de várias empresas, esfriei novamente.

      O momento é bom só para os especuladores de plantão, que ganham dinheiro como água, e se perderem um pouco não fará falta nenhuma. Pois, ganham fácil, e poderão recuperar rapidamente.

      Agora para quem luta como eu, tem que se contentar em ficar só observando, pois não irá querer servir de comida para os tubarões.

      Enfim, o clima está muito bom, todo mundo ficando rico, capinha de revista época, pregando como fazer o primeiro milhão, GF com índices recordes,Varig dando quase 100%, nem parece que estamos no Brasil.

      E para finalizar estão relatando que a noinvest está travando os valores das ações do SANB4, já fizeram uma denúncia na CVM, que ainda não se manifestou sobre o fato.

      A bolsa parece ser maravilhosa, mas fica só na aparência, pois a realidade é outra.

      Abraços.

    7. Por João Alves Branco on 8.11.2007 | Reply

      Pelos sucessivos e permanentes lucros recordes do Bradesco e Itaú, dá pra ver bem que bancos de varejo não estão muito preocupados em gerar valor para seus correntistas, mas apenas os sufocar com taxas e mais taxas e juros confiscatórios. Daqui a pouco vão cobrar de quem pisar em suas agências.

      Só não concordo com o pessimismo do “oportunity”. Não são só os tubarões que estão ganhando dinheiro com ações. É claro que eles ganham muito mais tanto em volume quanto em %, mas na bolsa há espaço para todos.

      Concordo que as capas de revistas sugerem uma realidade que na prática não é tão bonita assim, mas o fato de se chamar a atenção das pessoas para o mercado de ações é algo extremamente positivo, ainda mais em um País como o nosso, onde o senso comum compara o mercado de ações a uma espécie de cassino maluco, onde um especulador malvado fica milionário enquanto você perde sua casa e destrói sua família em uma fração de segundo.

      Ficar de fora só pelo temor de que ocorra uma reviravolta na bolsa (que pelo passado se percebe que são todas momentâneas, ao menos no Brasil) me parece desculpa para continuar deixando o próprio dinheiro “parado” em investimento de 1% a.m. Se vc não confia na bolsa como instituição, faça um day-trade, embolse 2 ou 3% e seja feliz :)

      E não vamos generalizar. Em qualquer mercado há empresas boas e podres, títulos bons e ruins, assim como existe moeda boa e moeda ruim. Cabe a cada um conhecer minimamente o chão em que está pisando.

      O mercado de futuros, por exemplo, é por essência fundado em aparência (especular quanto ao futuro é algo totalmente fora da realidade presente) e nem por isso podemos taxá-lo de “irreal”.

      Bons negócios!

    8. Por Alessandro Martins on 8.11.2007 | Reply

      Obrigado, Fábio! Opere por quem é especialista mesmo… a especialidade dos bancos é outra e não se pode negar que eles são bons no que fazem. Porém, nada impede de comprar ações de bancos :-) Lucro quase certo ultimamente…

    9. Por Alessandro Martins on 8.11.2007 | Reply

      Oi, David! Obrigado pelo longo comentário… realmente, neste instante não terei como responder todas as suas perguntas. O que posso dizer é que já que seu interesse é tão grande procure ler mais pelo assunto. Na internet mesmo há bastante material esclarecedor. Alguns deles eu indico por aqui mesmo, no blog. O clima de euforia a que me referi, no entanto, só é ruim para aqueles que não sabem onde estão se metendo… não se preocupe com essa história do engraxate interessado na bolsa… a bolsa não sobe para sempre mesmo. Mas existem várias maneiras de se operar pelo que estou aprendendo… abraços do Alessandro.

    10. Por Alessandro Martins on 8.11.2007 | Reply

      Adam. Coloca numa corretora mesmo! O cadastro é rapidinho.

    11. Por Alessandro Martins on 8.11.2007 | Reply

      Oi, meu caro, Oportunity…

      como eu disse, se a bolsa não apresentasse momentos de queda, não seria a bolsa. De fato, é preciso ser realista para se operar nela, afinal, ela não sobe para sempre. Seria ingenuidade esperar isso. Porém, você deve saber que operar na venda também é possível. Ou mesmo se amoitar até que as coisas voltem a ficar mais fáceis. Se você entra em um mercado de risco, deve saber que riscos quer assumir e como vai gerenciá-los.

      No mais, muito obrigado pelo comentário!

    12. Por Alessandro Martins on 8.11.2007 | Reply

      Estou contigo, João… abraços do Ale.

    13. Por M@rg@rid@ on 9.11.2007 | Reply

      Queridos Amigos iniciantes

      Sugiro que entrem no site da

      FOLHAINVEST em AÇÃO do site

      do provedor UOL.
      Http://www.uol.com.br e procurem
      cadastra-se para competir com
      um jogo de ações eletrônico que
      ajudará muito no aprendizado de
      qualquer indivíduo. Boa Sorte!!!!!

    14. Por Costa on 9.11.2007 | Reply

      Ola Alessandro

      As vezes operamos com a corretora do banco pela credibilidade e receio de operar com uma corretora que não conhecemos, ficamos receiosos em operar com nomes desconhecidos.

      um abraço e parabens pelo blog.

    15. Por Alessandro Martins on 10.11.2007 | Reply

      Tem razão, Costa… mas o medo do desconhecido só se vence com… conhecimento. Abraços do Ale!

    16. Por Rogerio Balestero on 12.11.2007 | Reply

      Alessandro,

      No terceiro paragrafo da sua materia voce menciona o seguinte: “Em uma corretora normal, você pode comprar ações e, na absoluta maioria dos casos, vendê-las minutos depois se for preciso.”

      Me ocorreu uma duvida quanto a isso porque, ao fazer contato com uma corretora (planner), fui informado que ao efetuar uma compra eu preciso aguardar (D+3) tres dias livres para que as acoes estejam disponiveis, caso contrario estou sujeito a multas.

      Sabe se isto é realmente comum ou seria uma limitação desta corretora especificamente?

    17. Por Alessandro Martins on 12.11.2007 | Reply

      Não tenho conhecimento dessa informação, Rogério. Mas acho que deve haver algum engano, pois de outra forma as operações no intraday não seriam possíveis. Porém, para ser bem sincero com você, nunca operei em tão curto prazo para afirmar alguma coisa categoricamente. O fato é que as operações intraday existem e são possíveis nas corretoras. Vou me informar melhor a respeito e contar pra você em breve. Abraços fortes do Alessandro.

    18. Por Alessandro Martins on 12.11.2007 | Reply

      Oi, Margarida… de fato existem vários simuladores muito bons na internet. Alguns até bem melhore que o EmAcao. Abraços do Alessandro e obrigado pela dica!

    19. Por Alessandro Martins on 13.11.2007 | Reply

      Rogério, fui perguntar sobre sua dúvida a uma pessoa mais experiente, o Marco, do Como Comprar Meias e obtive a seguinte resposta sobre as operações D+3 e o Intraday:

      … é como vc me pagar com um cheque pré d+3 e eu passar o cheque pra frente para pagar uma dívida que vence daqui a d+3.

      Isso quer dizer que, se você vender no mesmo dia, então tudo bem.

      vc comprou o título mas ele só é entregue em d+3 para vc… logo se vc vender no mesmo dia o título que vc comprou é entregue direto para quem comprou de vc :)

      Imagine você como um atravessador. Compra uma caixa de tomates do produtos e manda entregar no mercado da esquina que te pagou 2x mais eheheh é por ae.

      A tal taxa vem se você não vende no mesmo dia:

      Se vc compra hj.. e vende amanhã… ae sim nós temos um descompasso de entregas.. pq vai ter que entregar o título antes de recebê-lo… mas mesmo assim.. automaticamente a cblc faz o empréstimo de títulos para vc e te cobra uma taxinha para poder entregar o que vc ainda não tem. é coisa boba.. uns centavos lá…

      Aí, na hora de fazer a operação você tem que levar em consideração esses centavos… se eles vão prejudicar o seu lucro ou não.

      Pra mim ficou claro. Pra você ficou?

      Abraços do Ale.

    20. Por Marcelo Gomes on 15.11.2007 | Reply

      Gostaria de saber qual o valor mínimo indicado para que eu possa começar a operar na bolsa,seja a longo ou a curto prazo, pois sinceramente estou começando a entender o funcionamento da mesma, e nada melhor que começar a operar para aprender mais, concorda?

      Também gostaria de algumas indicações de livros ou sites na internet para que eu possa entender melhor todo o funcionamento técnico da bolsa, para eu saber quando as ações de uma empresa podem ser boas ou não para investir.

      Abraços.

    21. Por Rogerio Balestero on 16.11.2007 | Reply

      Alessandro,

      Acho que entendi o espirito da coisa. Se eu vender no mesmo dia que comprei a cblc nem entra no circuito porque nao havia endereco programado para entrega e eu estaria inormando outro destino no mesmo dia, certo?

      O daytrader entao acaba sendo um atravessador?

      Usando o exemplo da Telebras, que chegou a 125% em 14/11: eu poderia ter comprado e vendido no mesmo dia. Desta forma entregaria a outro e ja teria faturado os 125%, certo?

    22. Por Alessandro Martins on 17.11.2007 | Reply

      Bem… aí você entrou em uma área mais técnica que eu não domino, Rogério. E, por outro lado, não tenho notícia de que a Telebras tenha mais que dobrado de preço em um só dia… Abraços!

    23. Por Alessandro Martins on 17.11.2007 | Reply

      Marcelo, recomendo que você leia os textos indicados pelo artigo que está na capa do blog, ok? Já vai sanar diversas de suas dúvidas iniciais. Abraços do Alessandro.

    24. Por Alessandro Martins on 19.11.2007 | Reply

      Oi, Rogério… eu não tinha visto essa valorização da Telebras… de fato ela chegou a mais de 200% na sexta-feira. De fato, você poderia ter embolsado essa porcentagem de lucro. Mas dê uma olhada nisto.

    25. Por Rogerio Balestero on 19.11.2007 | Reply

      Alessandro/Rogerio:

      Entao, não entendi esta estratégia da Telebras. Por que eles teriam pedido bloqueio? Ta certo que nao esperavam esta alta atipica e sem grandes motivos aparentes, mas é normal este tipo de ação, bloqueando a alta? Seria medo de uma queda abrupta?

    26. Por Brunno Fontinelli on 8.12.2007 | Reply

      Qual a corretora mais segura para se investir?

    27. Por Alessandro Martins on 8.12.2007 | Reply

      Bruno,

      em tese - eu disse, em tese -, todas as corretoras são seguras para se investir.

      Assim, como os bancos também são todos seguros para se ter conta corrente. Em tese.

      Na prática, essa tese se comprova, não é mesmo?

      A minha corretora é a Planner e nada tenho a dizer de desabonador sobre ela. Ao contrário, são atenciosos e, principalmente com quem está começando, pacientes.

      Talvez seja melhor você perguntar a outros investidores que tenham experiências com outras corretoras.

      Abraços do Alessandro.

    28. Por Leonardo Guimarães on 3.4.2008 | Reply

      Ola,

      Gostaria de atentar tambem para um problema que os clientes nao notam:

      Se vc possui um fundo de açoes da Vale do Rio Doce, por exemplo, o banco cobra taxa de administração que varia de 1%aa ate 3%aa onde, como o próprio nome diz, o dinheiro será aplicado quase que totalmente em ações da empresa. Observe que se vc passa 3 anos comprado neste fundo, os juros serão cobrados anualmente, independente dos movimentos realizados.

      O cliente nao nota que poderia dirigir-se a uma corretora (até mesmo a corretora do banco, que administra o fundo)e realizar uma compra no mercado à vista, pagando somente a “corretagem”. A “corretagem” por exemplo, varia entre R$ 10 (em alguns Home Brokers) até o máximo, que é a “tabela bovespa” de 0,5% da operação. Ou seja, o investidor pode isentar-se de uma cobrança anual que excede a “corretagem” mais cara praticada no mercado.

      Abrs e bons investimentos

    29. Por Alessandro Martins on 7.4.2008 | Reply

      Muito bem observado, Leonardo… obrigado pelo comentário. Abraços!

    Deixe um comentário